19.4.16

Sonora Pará ganhou lançamento no Líbero Luxardo

Fotos do lançamento de Camila Lima. As outras, do blog, são
imagens de "Passe de Mestre - Histórias de Música e Futebol"
Festa do audiovisual paraense de documentários musicais. O lançamento do Sonora Pará reafirma a parceria da TV Cultura do Pará com a produção independente. O projeto foi lançado ontem (18), no Cine Líbero Luxardo, com a presença de vários artistas e realizadores convidados desta primeira edição. 

Os doze documentários reúnem realizadores de cinema e músicos compositores da música paraense. Vê-los no lançamento de ontem, todos juntos, nos deu a dimensão que pode alcançar a união entre o audiovisual  e a música para a projeção da cultura paraense ao mundo.

Ontem brinquei comentando que o Sonora Pará é o nosso Terruá do Audiovisual, mas acredito ser bem mais que isso, desejo que seja só o início de uma fase de incentivo à produção independente e de conteúdos de qualidade à TV Pública do Pará, onde a gente possa se ver e reconhecer. Todos de parabéns!

As versões em cinco minutos dos 12 documentários já começaram a ser disponibilizadas no Canal Sonora Pará, no Youtube. O doc sobre com Mestre Vieira é o primeiro a "cair" na rede. "Passe de Mestre - Histórias de Música e Futebol" teve como tema a paixão dele pelo futebol e pela música.

Feito na raça e com paixão, traz para o grande público um lado pouco conhecido de Mestre Vieira. É um documentário de guerrilha, que contou com muitas colaborações e alguns atropelos, o mais grave no áudio. O filme, porém, já fica na história como o início de tudo que ainda está por vir para a memória audiovisual da guitarrada paraense.

O criador da guitarrada e um apaixonado pela arte da bola no pé, Joaquim de Lima Vieira não pôde vir a Belém prestigiar o lançamento, mas no último sábado (16), levamos o documentário até ele, que o assistiu com seus filhos, em sua casa, no município de Barcarena. 

Disse que gostou do resultado e que agora vai aguardar também o lançamento de mais dois filmes que irão contar sua trajetória, uma missão que iniciei ainda em 2011, e que vamos mostrar ao público em junho, o primeiro, e em agosto, o segundo, ambos em longa metragem.


Documentários estão legendados em inglês

Mestre Vieira e suas três paixões: família, música e futebol
Além das versões completas, em cinco minutos, o Sonora Pará também terá versões de 1'30", que serão veiculadas conjuntamente pela TV Cultura, a partir do dia 24 de abril. 

Todos os documentários foram legendados em inglês, ampliando a abrangência de difusão do trabalho dos realizadores e, principalmente, da música paraense. Adelaide Oliveira, presidente da Rede Cultura de Comunicação, e Jorane Castro, curadora do projeto, anunciaram que a próxima edição do Sonora Pará já está definida e terá, principalmente realizadoras, enfatizando o olhar feminino sobre a música do Pará. Vamos aguardar.

Delicadeza no documentário dedicado à Ronaldo Silva, de Homero Flávio Fortunato, a natureza explícita na música de Albery Albuquerque, de Alan Kardek Guimaraes, a emoção de Toni Soares e Comitiva de São Benedito de Bragança, minha terra querida, de Lucas Escócio, mais emoção no documentário de Emano Franklin Loureiro, ao retratar Sebastião Tapajós, a pesquisa de Almirzinho Gabriel, no doc assinado por Renato Chalu, além do virtuosismo maroto auto didata de Paulo Medeiros, por Walério Duarte.

Teve a bela finalização do documentário dedicado à Manoel Cordeiro, por Vlad Cunha, a sensibilidade, pesquisa sonora e amizade do Manari, por Aladim Júnior e mais Cultura Popular nos documentários dedicados ao Boi Estrela Dalva (Marabá), de Evandro Medeiros e o rap de Diamante FK (Parauapebas), sob o olhar de Ivan Oliveira, e o Grupo Itaguari (Ponta de Pedras), de Pedro Harlei.


Parceria entre TV Pública e realizadores é acerto no Pará

O Sonora Pará dá continuidade à parceria entre a TV Cultura do Pará e os realizadores independentes paraenses. Em 2009,  um edital premiou o projeto de minissérie “Miguel Miguel”, de Roger Elarrat e Adriano Barroso; em 2012, tivemos o CULTURANIMAÇÃO - Concurso de Apoio à Produção de Curta-Metragem de Animação para Interprogramas da TV Cultura e Portal. Foram premiados 15 trabalhos de um minuto, com objetivo geral estimular a realização de curtas-metragens de animação para interprogramação da TV Cultura do Pará.

Em 2014, outra parceria veio por meio o edital feito entre a Cultura Rede de Comunicação e o Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Estamos prestes a ver o resultado final. Dos projetos contemplados, dois foram de ficção, que receberão R$ 1 milhão cada; um de documentário e um de animação, que receberão R$ 500 mil cada.

Foram contemplados os projetos de ficção "Os Konsiderados", da Companhia Amazônica de Filmes s/s Ltda, o "Diário da Floresta", da Floresta Vídeo Gráfica e Editora LTDA. Em animação levou  "Icamiabas na Amazônia de Pedra, da Iluminuras – Estúdio de Animação e em documentário, "Eu moro aqui", da TV Norte Independente.

Além das parcerias, por meio de seu núcleo de produção, a TV Cultura segue produzindo seus documentários, uma tradição da emissora desde sua fundação e que já reúne um acervo de 30 anos de produção. Entre os mais recentes, na gestão de Adelaide Oliveria, cito o “Pau & Corda”, que mostra diversos grupos de carimbó do interior do Pará e o “Mora na Filosofia”, dirigido por Júnior Braga, uma bela homenagem ao filósofo Benedito Nunes.

Nenhum comentário: