23.4.16

Livro reúne estudos antropológicos do Ver-o-Peso

“Ver-o-Peso: Estudos Antropológicos sobre o Mercado de Belém” (Ed. Pakatatu) despertou interesse não apenas da comunidade acadêmica, mas de muitas outras pessoas que se encantam com o mercado, reconhecido como patrimônio cultural amazônico. O lançamento será na terça, 26, às 18h, na Livraria Fox.

“O nome Ver-o-Peso é o mesmo que Coca-Cola, todo mundo conhece, todo mundo já sabe o que é. A palavra já traz tudo”. A frase do Sr. Dalci Silva, feirante do setor de industrializados, no Mercado do Ver-o-Peso, é um exemplo da forte carga simbólica que o lugar carrega, não só entre trabalhadores e frequentadores, mas também em toda a Belém. 

Não por acaso, a reunião de estudos sobre o mais representativo patrimônio cultural da região, teve boa recepção dentro e fora da academia, o que provocou um novo volume do livro, com novos estudos sobre o Ver-o-Peso. O segundo volume, patrocinado pelo Banco da Amazônia, vem na esteira do sucesso da primeira edição, publicada em 2010 com apoio financeiro da FAPESPA. 

“Maior felicidade que lançar esse segundo volume dos estudos antropológicos do mercado de Belém é fazê-lo no momento em que celebramos os quatrocentos anos da cidade. Certamente o Ver-o-Peso é palco privilegiado que testemunha desde os primeiros momentos a formação da cidade que hoje elege o mercado como seu maior símbolo,” completa Wilma Marques Leitão, organizadora das duas edição e que desde 2007 tem desenvolvido projetos no mercado Ver-o-Peso, em Belém, com ênfase na comercialização de pescado, transmissão de saberes e patrimônio.

O livro reúne tanto estudos de jovens pesquisadores do curso de graduação em Ciências Sociais, quanto de pesquisadores experientes com abordagens densas sobre aspectos do dia-a-dia no chamado Complexo do Ver-o-Peso. A publicação ainda traz uma abordagem sobre os mercados de Barcelona, cidade conhecida justamente pela tradição em gestão de seus inúmeros mercados, realizada pelos pesquisadores da Universitat Politècnica de Catalunya, Manoel Guàrdia e Sergi Garriga.

Dentre os nove artigos destacamos Suellen Santos, Mestre em Ciências Sociais, que apresenta uma abordagem sobre aspectos importantes como as formas de conhecimento necessárias e habilidades específicas para a formação do feirante que detém conhecimentos sobre os produtos. Rosangela Britto e Flávio da Silveira analisam a montagem e exibição da Exposição Ver-o-Peso, realizada pelo Iphan Pará, em 2011.

Luciana Carvalho, coordenadora do Projeto de Inventário Nacional de Referências Culturais Ver-o-Peso, realizado pelo IPHAN, em 2010, faz uma reflexão sobre as complicações que perpassam pela vida daqueles trabalhadores que lutam entre seu ganha-pão e, ao mesmo tempo, pela preservação desse patrimônio da cidade.

“Não há dúvidas de que o Ver-o-Peso tem imensa repercussão local, sendo representado pelos moradores como o símbolo da cidade de Belém, mas ao mesmo tempo transborda sua imagem para o âmbito nacional e internacional na medida em que se torna palco para toda e qualquer referência à cidade, em noticiários ou reportagens e em diferentes mídias. E não é por acaso, cada um a seu modo, que praticamente todos os artigos apresentam a preocupação em tratar o Ver-o-Peso da perspectiva do patrimônio,” completa Wilma Leitão.

Wilma Marques Leitão, com formação em Antropologia, é professora da Universidade Federal do Pará desde 1993, ministrando disciplinas nos campi de Belém e do interior do estado. Realizou pesquisas sobre a organização social da pesca, movimento social dos pescadores e gestão comunitária dos recursos pesqueiros ao longo da calha do rio Amazonas (Santarém, Abaetetuba e Porto de Moz). 

Desde 2007 tem desenvolvido projetos no mercado Ver-o-Peso, em Belém, com ênfase na comercialização de pescado, transmissão de saberes e patrimônio, sendo autora e co-autora de diversos artigos e organizadora do primeiro livro que reúne pesquisas antropológicas sobre o mercado. É membro da equipe coordenadora do Grupo PET/GT/Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais, com atividades de apoio e fortalecimento da identidade universitária para estudantes da graduação em Ciências Sociais. 

Serviço
Lançamento do livro “Ver-o-Peso: Estudos Antropológicos sobre o Mercado de Belém”. Na próxima terça, dia 26 de abril, às 18h, na Livraria Fox - Dr. Moraes, entre Conselheiro e Mundurucus.

Nenhum comentário: