7.4.16

Walda Marques reúne boemia e rock em nova obra

As temáticas são afins e ela é um dos principais nomes da fotografia paraense, muito conhecida pelos retratos, mas também por suas fotonovelas que, desde os anos 1990 nos surpreendem com muitas cores e histórias inspiradas na vida real. Desta vez, Walda Marques mergulha no imaginário da boemia paulistana e lança no dia 09 de Abril, às 20h, “Duas Marílias em Ama-me com Ternura”. O lançamento será no Espaço Cultural Boiúna.

A publicação conta a história de duas mulheres, que decidem aproveitar a noite de São Paulo e, nas andanças pela ‘paulicéia’, descobrem o Bar do Vavá, localizado na Vila Madalena, bairro nobre da capital paulista famoso por ser um reduto boêmio. Na região mais badalada de São Paulo, as jovens encontram nada mais, nada menos, que Elvis Presley, o ‘Rei do Rock’. 

A brincadeira é, na verdade, uma homenagem a um dos mais antigos bares de São Paulo, que celebrava a cultura pop e que já não funciona mais. ‘Um amigo meu, o Pedro Palhares, me convidou para tomar uma cerveja nesse bar e eu achei que além de beberidade o bar era fotogênico’, lembra a fotógrafa. 

Produção de auxílios apaixonados e glamourosos

Pedro Palhares, que assina a produção da fotonovela, conta como foi o encontro com a fotógrafa, que resultou em mais uma aventura artística. “Conheci Walda Marques em 2015 na primeira edição da Semana Epson de Fotografia", conta Pedro. 

"Já conhecia suas fotonovelas e estava um tanto familiarizado com seu imaginário poético. Nosso encontro gerou uma afinidade certeira e momentos depois eu já estava contando para Walda sobre o bar do Seu Vavá, mais conhecido como ‘Bar do Elvis’ e lhe cantando a possibilidade de realizar um trabalho naquele que era o mais charmoso e antigo bar em atividade na Vila Madalena", comenta o produtor.

O bar do Vavá ou ‘Bar do Elvis’, como era chamado, ficou 51 anos em funcionamento, de 1957 a 2008. "Lá, havia mais de 30 cartazes diferentes de Elvis Presley expostos nas paredes. O bar pertenceu ao pai do Vavá, e ele o assumiu com a ajuda do João, seu irmão e fiel escudeiro - ambos grandes fãs de Elvis Presley", explica Pedro. 

O trabalho foi realizado em São Paulo durante maio de 2005 a produção de Pedro Palhares e Walda Marques teve o auxílio luxuoso de Cristine Klautau. O projeto gráfico da designer Maria Alice Penna. As protagonistas São Marília Fernandes e Marília Zarattini que também contribuíram com o figurino, e pra acontecer o projeto teve o patrocínio e a realização da Fundação Rómulo Maiorana.

“Duas Marílias” é a quinta fotonovela de Walda Marques. A fotógrafa já lançou o ‘O Espelho da Princesa’ (1994), ‘O Homem do Hotel Central’(1996), ‘A Iludida’( 2002) e ‘Lembranças’ (2010). “Adoro contar histórias. Acho que isso vem de quando meu filho Ugo Garcia era pequeno. Eu adorava ler para ele. Naquela época, existia em Belém uma livraria ótima chamada ‘Fadas e Duendes’, de uma amiga querida. Eu era fã e cliente. Ali começou essa brincadeira de escrever e nasceu a primeira história, ‘O Espelho da Princesa’, que fala de bruxas e princesas”, explica Walda.

A descoberta do olhar - A Fotógrafa Walda Marques nasceu em Belém, em 1962. Antes da fotografia trabalhou com maquiagem quando tinha apenas 18 anos. A maquiagem abriu portas para o teatro, para a televisão e para os estúdios fotográficos. Em 1989, ingressou na TV Cultura do Pará como maquiadora, figurinista e também compondo personagens e suas caracterizações. Nessa época, descubriu o teatro e chegou a atuar como atriz na TV e nos palcos. 

A fotografia surgiu a partir da oficina do fotógrafo e mestre Miguel Chikaoka, fundador da Fotoativa. A partir daí vieram as exposições fotográficas, individuais e coletivas, e as fotonovelas, que revelam muito do imaginário poético de uma das maiores artistas visuais de Belém. 

Serviço
Lançamento da Fotonovela “Duas Marílias em Ama-me com Ternura”, da Fotógrafa Walda Marques. Neste sábado, 09 de abril, a partir das 20h, Espaço Cultural Boiúna (Rua dos Pariquis, 1556 ). A fotonovela estará à venda por R$ 10,00.

(Holofote Virtual, com informações de Rosa Cardoso)

Nenhum comentário: