28.4.16

Da Paz recebe show de celebração ao Dia do Jazz

"O dia Internacional do jazz”, 30 de abril, será comemorado em Belém, a comemoração com apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB), que convida pela primeira vez o saxofonista Roberto Sion para concerto no Theatro da Paz, a partir das 20h, com entrada franca. 

O concerto será dividido em dois momentos: a AJB vai iniciar com o repertório composto pelo swing, funk, samba e blues, mistura já conhecida da big band; após intervalo, o público vai poder prestigiar o músico Roberto Sion, que presenteia o público paraense com seus arranjos exclusivos.

Para o maestro da AJB, Nelson Neves, tocar junto a Roberto será uma experiência proveitosa, “quando anunciei aos músicos da AJB este concerto, eles vibraram, especialmente os que tocam sax, porque vai ser uma troca muito rica. O Roberto é um nome conhecido, ele tem uma carreira consolidada, nossa expectativa é muito grande”, enfatiza o maestro.

Roberto Sion conta que já veio algumas vezes em Belém, “lembro de uma das minhas passagens pela cidade, quando era muito jovem, estava a bordo de um navio em direção a Manaus. Não parei para conhecer a cidade, mas guardei em minha memória a imagem das ruas enfeitadas pelas mangueiras”, lembra. O músico tem laços de amizade com alguns artistas paraenses, como Sebastião Tapajós, Jane Duboc e Leila Pinheiro. Quanto ao trabalho da AJB, o saxofonista diz que não conhecia até o momento, mas que já sentiu o entusiasmo da big band, “tenho certeza que vou encontrar um grupo muito empolgado”, diz.

Sion vai trazer para o público composições próprias e músicas conhecidas, mas com arranjos exclusivos feitos por ele, “vocês vão ouvir jazz com ritmo brasileiro, vou apresentar blues em ritmo de baião, bossa com arranjos de salsa. Trago Dori Caymi, Noel Rosa, Tom Jobim e outros”, antecipa. 

Saxofonista, flautista, clarinetista, arranjador, compositor, maestro e professor, Roberto Sion escreve arranjos para instrumento solo e grandes orquestras. É natural de Santos (SP), nascido em 6 de outubro de 1946. 

Começou a estudar música desde os cinco anos de idade, devido a forte influência da família, formada por músicos: tios que tocavam clarinete e contrabaixo e o pai que aliado a um grupo de amigos difundiu o jazz em Santos. Estudou psicologia na Universidade Estadual de Campinas e música, na Faculdade de Música Berklee, em Boston, nos Estados Unidos.

O músico viajou várias vezes à Argentina e Europa com Vinicius de Moraes e Toquinho, tendo participado com eles da famosa turnê européia com Antonio Carlos Jobim e Miucha. Tem quatorze álbuns como instrumentista, compositor e arranjador. Fez apresentações como solista na Europa, EUA, Japão e Israel, junto com Leila Pinheiro, Nelson Ayres e a Filarmônica de Jerusalém.    

Serviço
Concerto em homenagem ao Dia Internacional do Jazz, dia 30 de abril, às 20h. No Theatro da Paz - Av. da Paz, s/n – Campina. Informações: (91) 4009-8766/8754. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, no dia do evento.

Nenhum comentário: