18.4.16

Casarão leva o Teatro de Rua para o Conversa Com

Nesta terça-feira, 19, tem CONVERSA COM, no Casarão do Boneco. A convidada é a atriz Lú Maués, que vai abrir a roda falando de sua experiência sobre o teatro de Rua. A partir das 19h.  Entrada franca, pague quanto puder.

De maneira informal com xícaras de café, biscoitinhos e um bate-papo que alimente a alma, o Conversa Com tem sido recheados de reflexões sobre a arte no contexto da cidade e do país e desafios da profissão. No último encontro o papo foi sobre pontos de cultura, mas nesta terça-feira, a conversa será sobre o Teatro de Rua, com a atriz Lú Maués.  A conversa chega no momento em que a situação da produção artística local e no país nesta área, passa pela privação de espaços de apresentação.

“Estamos em um cenário de limitações para a ocupação de teatros, que ainda são poucos, e que muitas vezes não condizem com a realidade financeira dos artistas que batalham em busca de financiamentos e na dança do orçamento muitas vezes as pautas devoram boa parte do que poderia ser investido na qualidade cênica e para os artistas”, diz Marina Trindade, do coletivo que organiza o evento. Este mês o Casarão também está realizando, até dia 23 de abril, a oficina " Preparação do ator para o teatro de rua", com Lucas Alberto, que também integra o coletivo do Casarão do Boneco.  

“O teatro de rua é um teatro de resistência que persiste de maneira experimental e lhe dando com as diferentes dificuldades que encontramos na rua. Mas como é o preparo de um ator pra rua? Quais temáticas estamos levando pra rua? Como é a relação com público?”, pergunta ela, que também atua com arte circense.

O papo vai acontecer com a presença de Lú Maues, atriz de rua, fundadora integrante da EntreAtos Companhia de Arte, grupo que tinha como foco a pesquisa em Teatro de Rua e atuou em Belem, entre 2003 e 2014, durante dezoito anos vem desenvolvendo em Belém e no interior do Estado, projetos educativos e sociais, com base na dramaturgia urbana.

Lú Maués realizou com a Entreatos dois espetáculos expressivos "Histórias de Vagalume" e "Carro-Céu". Foi também dentro do trabalho com a EntreAtos Companhia de Arte, no espetáculo "Eu aqui brigando com o mundo e vocês aí fazendo palhaçada!", que ela deu inicio a um processo da companhia em clown. 

Esta primeira experiência do grupo com a linguagem, deu origem à palhaça Zitinha, que hoje se apresenta nos rios barcos, comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, praças, teatros, ruas e tudo mais que dá sentido na contribuição de um meio social, levando alegria e um pouquinho de saber, pois ela considera que aprende mais do que ensina.  Atualmente, em meio a outras tantas coisas, Lú Maués é atriz convidada do Grupo Teatro que Roda de Goiânia-GO, que realiza espetáculos com uma pesquisa intitulada “Teatro de Invasão”.

“Estudei na Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2000, me formando pelo Curso Técnico de Formação de Ator e sou uma das fundadoras e integrante da EntreAtos Companhia de Arte”, explica Lú Maués.

Em 2010, ela ganhou a bolsa de pesquisa do Instituto de Artes do Pará IAP, com o projeto “Soul da Rua, o papel do ator, da dramaturgia à cena no teatro de rua em Belém”. Lú também participou do Projeto “Troca  de Saberes III e IV”, realizado com um grupo de educadores e idealizadores das tradições e raízes populares, em Ourém-Pará, na Comunidade Quilombola do Mocambo e na Comunidade Rio Grande, sobre o folguedo do Bumbá e tradições orais.

“Tenho como missão compartilhar com pessoas que desconheço, meus sonhos, ouvir os sonhos desses mesmos desconhecidos e juntos nos inspirar a continuar Sonhar", diz ela que por anos pesquisa a rua e suas dramaturgias urbanas em processos de espetáculos onde o circo era usado como método de técnicas de treinamentos corporais.

Lú Maués é uma antiga parceira e colaboradora do grupo In Bust Teatro com Bonecos, uma dos grupos à frente das ações no Casarão do Boneco. “Trabalhei também na Casa do Catalendas uma extensão do programa infantil  realizado pelo grupo, o Catalendas da TV Cultura, onde era desenvolvido um trabalho com crianças das Escolas nas redes públicas e privadas, durante quatro (04) anos, através de Oficinas de Arte, apresentações de Teatro de Bonecos, Contação de Histórias e outros” , conta a atriz.

Atualmente Lú realiza o projeto “Vamos ver a barca nova, que do céu caiu no mar! Um olhar sobre as Cirambas Quilombolas”, com o qual ganhou mais uma vez o concurso de Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do (extinto) Instituto de Artes do Pará (IAP).

“Desde 2013 estou com muita alegria desenvolvendo um trabalho junto ao mochileiro de Brasília, Jonas Banhos, que criou a biblioteca itinerante infantil Barca das Letras que navega pelos rios da Amazônia, sertão nordestino, planalto central, serras e veredas do sudeste e sul do Brasil profundo. 

Distribuindo com alegria e amorosidade leituras, livros, gibis, brinquedos, material escolar, filmes que são arrecadados em intervenções urbanas mensais em Brasília e ocasionais em Macapá e Belém. Na Barca das Letras me apresento em Contações de Histórias, sobre as narrativas populares dentro da cultura Afro-brasileira", finaliza.

Serviço
Teatro de Rua, no CONVERSA COM do Casarão do Boneco. A convidada é a atriz Lú Maués. Nesta terça-feira, 19 de abril, a partir das 19h. O Casarão do Boneco fica na Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas. Entrada franca, pague quanto puder.

Nenhum comentário: