20.4.16

Banda de São Caetano de Odivelas faz 135 anos

A Banda Rodrigues dos Santos, do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, fará um concerto em comemoração pelos seus 135 anos de fundação nesta quarta-feira, 20, às 18h, no Theatro da Paz. Entrada franca. Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, hoje pela manhã.

Esta será a segunda apresentação da banda na sala de espetáculos mais importantes do Estado. Márcio Rodrigues, regente titular da Rodrigues dos Santos, diz que o clima entre os músicos é de muita expectativa. 

“Nós estamos tão entusiasmados e ansiosos quanto na primeira vez que nos apresentamos no Theatro da Paz, em 2013. A banda tem um trabalho constante de renovação e, por isso, boa parte dos componentes vai se apresentar pela primeira vez no teatro, pois são poucos os que estavam presentes em 2013. Estamos com uma expectativa muito grande para essa apresentação e acreditamos que será a melhor possível", diz Márcio.

A banda Rodrigues dos Santos vai levar ao público um repertório bem diversificado, com música erudita, popular e regional. Para a apresentação comemorativa, os músicos intensificaram os ensaios que aconteciam três vezes por semana e se tornaram diários.

Uma caravana com três ônibus e autoridades de São Caetano de Odivelas virá a Belém para prestigiar o concerto, que terá participação de dançarinos do Grupo de Danças Folclóricas Sauatá, que tem esse nome em referência ao período de reprodução do caranguejo, uma das principais atividades econômicas do município.

Atualmente, a Rodrigues dos Santos é formada por 60 músicos na faixa etária de 10 a 20 anos. O grupo foi fundado em 24 de fevereiro de 1881 pelo músico Cesarino das Chagas, que deu nome a banda. Seis anos depois, em um momento de dificuldades financeiras, um político influente na sociedade odivelense, que era o intendente da cidade na época, coronel João Rodrigues dos Santos, decidiu ajudar os músicos, desde que a banda fosse rebatizada com seu nome. Para manter a banda, os integrantes aceitaram a proposta e mudaram o nome para Rodrigues dos Santos.

Em 2016, a Escola de Música "Rodrigues dos Santos" completa 20 anos de convênio com a Fundação Carlos Gomes (FCG) e oferece, por meio do Projeto de Interiorização, aulas de musicalização para crianças, adolescente e jovens. Para Márcio Rodrigues, que está há seis anos como regente da banda, tem sido um grande desafio manter viva essa tradição. 

"Eu entrei na escola em 1986, fiz parte da banda como músico em 1988 e assumi a regência em 2010. A responsabilidade de estar à frente e manter um trabalho de 135 anos não é fácil, porém é bastante gratificante fazer esse trabalho dedicado a crianças e adolescentes. Eu tenho me dedicado ao máximo para que esse trabalho ocorra", finaliza.

Serviço
Apresentação da Banda Rodrigues dos Santos. Nesta quarta-feira, 20, às 18h. No Theatro da Paz. Entrada Franca. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro.

Nenhum comentário: