25.4.16

Conversa sobre os direitos dos Mestres de Cultura

Mestre Luiz de faleceu em Belém neste domingo
Serão várias rodas de conversa. A primeira, na sexta, 22, teve como tema Cultura e Trabalho, realizada no auditório da Representação Regional Norte do MinC. Nesta terça-feira, 26, a conversa traz pra roda "Trabalho e Previdencia", desta vez tendo como espaço  o auditório do INSS, parceiro da ação, a partir das 15h.


A iniciativa é do Ministério da Cultura - Representação Regional Norte, que também lançou nota de pesar, hoje à tarde, pela perda de mais um mestre da nossa cultura, Mestre Luiz dos Santos Monteiro, de Marapanim. A discussão em torno dos direitos em amplos setores aos Mestres da Cultura Popular e aos fazedores de cultura, mais que pertinente, se faz urgente e necessárias. 

É preciso garantir, concretamente, os direitos desses Mestres durante suas trajetórias e lhes dar amparo na hora em que precisam, que possam ter garantidos seus direitos de aposentadoria por dedicarem toda uma vida às tradições culturais que nos dão identidade enquanto paraenses e como brasileiros.

A Roda de Conversa desta terça-feira, 26, sobre Trabalho e Previdencia, discute exatamente isso: o direto ao registro profissional, trabalhistas e previdenciários para Mestres da Cultura, Artistas e Técnicos da área cultural do Estado. Neste segundo encontro haverá participação de Marcio Leno Maués (Gerente Executivo do INSS em Belém/Pa), Esmerino Nery Batista Filho (Superintendente do MTE) e Delson Cruz (Chefe da Representação Regional Norte do MinC), que conduzirá as discussões.



Podem e devem participar da reunião artistas, militantes, agentes culturais, arte-educadores, sindicatos de setores culturais e o público em geral, sendo necessário o envio de e-mail, confirmando sua participação. O evento será gratuito, porém será necessário envio de email prévio pelo interessado para confirmação de participação.

O objetivo é identificar questões e aspectos, estruturar discussão com os órgãos envolvidos, identificar possibilidades e buscar encaminhamentos concretos, que beneficiem artistas, mestres da cultura e trabalhadores/técnicos do nosso Estado, sendo esta a primeira oportunidade de abordagem deste tema. 

A iniciativa tem como base a reflexão da necessidade dos trabalhadores de cultura se apropriarem da discussão a respeito do reconhecimento profissional dos trabalhadores da cultura (registro profissional, Código Brasileiro de Ocupação/COB, direitos trabalhistas, etc). 

O reconhecimento do “fazer cultural” está na produção da cultura alimentar, funções técnicas da produção do audiovisual, música, dança, circo e demais segmentos que se fizeram presentes. Outros temas importantes também foram levantados como saúde e cultura, financiamento e cultura e que serão tradados que serão tratados em encontros futuros.

Mestre Luiz - Enquanto divulgava o que será um segundo encontro em torno deste debate aos mestre e fazedores de cultura, foi divulgada uma nota de pesar a Luiz dos Santos Monteiro, o Mestre Luiz, do Conjunto de Carimbó "Os Originais", de Marapanim, que faleceu na tarde desse domingo, em Belém.

"Expressamos nosso pesar por esta grande perda, e também aos familiares e amigos", diz a nota que também nos traz mais informações sobre o mestre, ex-integrante do Grupo Uirapuru de Marapanim e fundador do Conjunto Os Originais. Mestre Luiz dedicou 50 anos de sua vida ao Carimbó, foi sepultado em sua cidade natal, o município de Marapanim, deixando um grande legado para a cultura popular de nossa Região.

Serviço
Roda de Conversa Trabalho e Previdência. Nesta terça-feira, 26 de abril, 15h, no auditório do INSS (GEXBEL). Na Av. Nazaré, 133 (entre Assis de Vasconcelos e Dr. Morais). Confirmações de presença podem ser enviadas para o e-mail: comunica.mincnorte@gmail.com.

Nenhum comentário: