29.4.16

Alfenim traz espetáculos e uma oficina ao Pará

O Alfenim é um coletivo teatral surgido em 2007, em João Pessoa, na Paraíba, com o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros. Trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado na sala de ensaios com a participação dos atores e demais artistas colaboradores. A formação de plateias é concretizada a partir de eventos paralelos às montagens, como seminários, oficinas e debates sobre os temas abordados em sua pesquisa. O grupo vai apresentar em Belém dois espetáculos no Teatro Waldemar Henrique, “Quebra-Quilos” e “O Deus da Fortuna”, e este também chega à Castanhal, onde será realizada ainda uma oficina. Tudo entre 3 e 6 de maio. 

Belém e Castanhal são contemplados pela circulação do grupo Alfenim, que chega por aqui no de intercâmbio, entre Pará e Paraíba, e entre Belém e Castanhal, cidades paraenses que ficam pouco mais de 73km de distância que pode ser percorrida em menos de duas horas. A produção local é dos Produtores Criativos. 

A oficina, que ganha espaço na sala de informática da FUNCAST, no dia 6 de maio, das 9h às 13h, promove exercícios de improvisação com base em cenas modelares da obra de Shakespeare, Brecht e Heiner Müller, introduzindo os fundamentos do método dialético para o desenvolvimento de uma prática dramatúrgica do ator em cena, pautada pelo princípio da contradição. 

Serão estudados os Fundamentos do Método Dialético, Conceito de “ação transversa”: dialética entre “ação interna” e “ação física”, Relação entre personagem e ator-narrador e Dramaturgia da ação e dramaturgia da narração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail  teatroalfenim@gmail.com ou entregue na Funcast. São apenas 15 vagas.

Sobre os espetáculos

Quebra-Quilos narra a história de duas mulheres que, em 1874, são expulsas do campo e procuram abrigo numa vila do sertão paraibano, em meio a rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que lutam contra a implantação do sistema métrico decimal preparam-se para invadir a feira da localidade e promover a revolta. Mãe e filha tornam-se testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos.

O alto teor de sugestão simbólica dos quebra-quilos põe a narrativa desses fatos ocorridos em fins do século XIX na ordem do dia. A insatisfação por conta do aumento excessivo dos impostos, a indignação em vista da manipulação da boa-fé do cidadão, tanto por parte das autoridades do governo imperial como por parte das autoridades religiosas locais e dos grandes proprietários e, principalmente, a potencial violência que transforma os alijados do mundo produtivo em criminosos sociais, remetem às inúmeras manifestações que, desde junho de 2013 vêm sacudindo as principais localidades do país.

O Deus da Fortuna narra a história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial. Afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz e da seda, o Senhor Wang, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.

Em tempos de crise sistemática do capitalismo, cuja lógica é a de se alimentar de trabalho não pago e da promessa fictícia de que o capital especulativo promoverá a felicidade futura, comprometendo não apenas as gerações de hoje como também as gerações vindouras, o Coletivo de Teatro Alfenim experimenta a comédia com o propósito de desmascarar a maquinaria teatral utilizada para escamotear a lógica do capital especulativo e seus derivativos “metafisicantes”. 

PROGRAMAÇÃO

Circulação Norte Coletivo Alfenim de Teatro (PB) 

Terça-feira - 03 de maio
20h - Apresentação do espetáculo Quebra-Quilos. No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Belém/PA). Entrada Gratuita. Com bate-papo aberto, após a apresentação com o Grupo de Teatro Unipop  (PA).

Quarta-feira - 04 de maio
20h - Apresentação do espetáculo Quebra-Quilos. No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Belém/PA). Entrada Gratuita.

Quinta-feira - 05 de maio
20h - Apresentação do espetáculo O Deus da Fortuna. No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Belém/PA). Entrada Gratuita.

Sexta-feira - 06 de maio
9h às 13h - Oficina Exercícios para uma cena dialética, na Funcast (Castanhal/PA). 
18h - Apresentação do espetáculo O Deus da Fortuna. Na Funcast (Castanhal/PA). Entrada Gratuita.

Serviço
Inscrições gratuitas para a oficina. Solicite e envie a ficha de inscrição preenchida para o email: teatroalfenim@gmail.com ou pegue e entregue na Funcast, em Castanhal - Rua Senador Lemos, 749 - Centro. Fone: (91) 98878-9350. 

Nenhum comentário: