20.4.16

“O Rock das estrelas” estreia no bairro da Condor

Fotos: Madylene Barata
Baseado na obra de Carlos Queiroz Telles, “O Rock das estrelas” reúne alunos da Escola Municipal Rotary, situada no bairro da perfieria de Belém. A estreia será nos dias 7, 8 e 15 de maio, com entrada franca, e ainda mais uma apresentação, no domingo, 15, no Teatro Waldemar Henrique - Ingresso R$ 10,00 (meia pra estudante), às 11h.

A peça é fruto de um projeto independente de teatro na escola pública, que possui como objetivo principal inserir a linguagem cênica como mecanismo pedagógico e experiência revolucionária no ambiente escolar, buscando promover um diálogo entre o currículo e as vivências e práticas dos alunos.

O projeto abre uma iniciativa inédita em sua comunidade alvo: o sonho da participação responsável de todos e todas na vida social, política, econômica e cultural, como construtores e construtoras ativas da história e da sociedade, rumo à superação das desigualdades e das injustiças.  

A ideia surgiu do projeto “Conhecendo o mundo através da leitura”, no início de 2015. 

Elaborado e posto em prática conjuntamente pelos professores Arthur Ribeiro (Português), Myrna Reis (Laboratório de Informática) e Silvia Nádia Machado (Sala de Leitura), o projeto destacava a proposta de “adotar uma leitura obrigatória individual, por bimestre”. No segundo bimestre de 2015, a obra escolhida foi o romance infanto-juvenil “O rock das estrelas”, de autoria de Carlos Queiroz Telles. 

O plano de trabalho com o romance, além das atividades propriamente escolares, incluía a montagem de uma peça de teatro livremente inspirada na obra.  E após o sucesso da primeira temporada, em dezembro de 2015, o espetáculo retorna aos palcos, e dessa vez, além da apresentação na própria escola (7 e 8 de maio), será apresentado no Teatro Waldemar Henrique (15 de maio), tendo sido contemplado no edital “Pauta Livre” da Fundação Cultural do Pará.

A equipe se concentra agora nos últimos preparativos para o espetáculo. A adaptação da obra para o teatro, além de apresentar uma história inspirada no romance original, proporá o debate sobre os problemas do modelo de educação vigente na maioria das escolas que conhecemos, com vistas a superá-lo por meio da prática de modelos pedagógicos alternativos. O projeto conta com uma equipe profissional de artes cênicas, oriunda de diversos contextos da cena local: cenografia e iluminação de Wallace Horst, coreografia de Tayana Miranda e assistência de direção de Alana Lima.

O professor e diretor do espetáculo Arthur Ribeiro considera o processo de preparação do espetáculo um momento intenso de trocas de saberes e aprendizagem para ambas as partes.

“Eu vejo como uma experiência muito rica, em que a partir da dramaturgia a gente conseguiu primeiramente ter um panorama avaliativo e também ensinar os alunos sobre as próprias subjetividades, sabendo que isso ia contribuir para a escolha dos personagens, o que foi feito a partir do que os alunos mostravam em exercícios”, diz Arthur. 

O professor também afirma que o projeto proporciona um espaço interessante de experimentação com a própria linguagem teatral, em que a partir do que os próprios alunos propõem, a equipe agrega novas propostas para uso das diversas linguagens dentro da peça. O espetáculo proporciona uma experiência artística rica para toda a comunidade, que engloba os alunos e alunas, os educadores e educadoras, mães, pais, responsáveis, famílias e todos os envolvidos na rede de relações da Escola Municipal “Rotary” e do bairro da Condor e adjacências.

Sobre Carlos Queiros Telles (1936 - 1993 - São Paulo) - Escritor, poeta e dramaturgo brasileiro. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, logo depois de formado, participou ativamente da fundação do Teatro Oficina. 

Trabalhou como jornalista e como publicitário. Foi professor universitário da Escola de Comunicações e Artes da Universidade, e diretor da TV Cultura de São Paulo. Tem quase vinte peças escritas e várias delas encenadas, em mais de vinte países.

Os maiores sucessos foram Muro de Arrimo, estrelada por Antonio Fagundes, e A Bolsinha Mágica de Marly Emboaba. Traduziu para os palcos clássicos como Medéia e Ricardo III. Para a televisão escreveu a telenovela O Julgamento em parceira com Renata Pallottini (baseada em Os Irmãos Karamazov, de Dostoiévski, além de episódios de séries como Carga Pesada e Malu Mulher. Recebeu dois prêmios Molière (em 72 e 76). Morreu em função de complicações pós-operatórias após uma cirurgia para implantar uma ponte de safena.

Serviço
Espetáculo O Rock das Estrelas. Dias 07 e 08 de maio, sábado e domingo, às 17h, na Escola Municipal Rotary - R. Lauro Malcher, entre Apinagés e Tupinambás, Condor. E no domingo, 15 de maio, às 11h, no Teatro Waldemar Henrique. Ingresso: R$10,00 (meia para estudantes) - Av. Pres. Vargas, 645 – Campina.

(Holofote Virtual, com informações de Madylene Barata)

Nenhum comentário: