10.10.17

Vem aí o I Festival do Filme Etnográfico do Pará

A programação é gratuita, e, conta com mostra competitiva, mostras paralelas, oficinas e debates. A abertura do Festival, no dia 08 de novembro de 2017, será realizada no Centro Cultural Sesc Boulevard e as mostras, oficinas e debates, acontecerão na Casa das Artes, ao longo de 9 a 11 de novembro.

O I Festival do Filme Etnográfico do Pará é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem - VISAGEM e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará.

A ideia é difundir, fomentar e premiar produções audiovisuais que apresentem qualidade técnica reconhecida na área da sociologia e antropologia, além de promover o diálogo entre produtores e pesquisadores que se interessem pela temática. 

A mostra competitiva, conta com curtas, médias e longa metragens. A lista completa já está disponível no site do Festival. Foram selecionadas 23 produções nacionais e internacionais que abordam questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico e sociológico. 

O Festival conta com profissionais reconhecidos do meio do audiovisual e das ciências sociais convidados pela comissão organizadora. Na mostra competitiva, serão premiados filmes nas seguintes categorias: melhor Curta-Metragem, Média-Metragem, Longa-Metragem e Escolha do Júri Popular.

Homenagem à Vnicent Carelli

Nesta primeira edição o cineasta e indigenista será o homenageado. Ele fundou em 1986 o Vídeo nas Aldeias: projeto que apoia as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de recursos audiovisuais.

Desde então, coordenou a formação de gerações de cineastas indígenas e produziu uma série de 17 documentários sobre os métodos e resultados deste trabalho, que têm sido exibidos por emissoras de TV e festivais de cinema em todo o mundo. O premiado documentarista é presença confirmada na abertura do Festival, onde apresentará seu longa mais recente: Martírio.

Segundo Alessandro Campos, membro da coordenação geral do evento, “a realização deste Festival é um desejo antigo, que começou ainda na organização das Mostras de Filmes Etnográficos do I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica - EAVAAM de 2014. A ótima repercussão destas Mostras, e das seguintes, e o apoio de amigos de outras instituições foram decisivos para nos encorajar nesta organização”.

Para Denise Cardoso, Coordenadora do Grupo Visagem e também coordenadora geral do Festival “O grande número de filmes inscritos, confirmam a demanda de produções nesta área e a necessidade de festivais como este, que já existem em estados como Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas, e agora é a vez do Pará. Eventos como esse servem, ainda, como importante instrumento de visibilização de diferentes comunidades e culturas, contribuindo assim para o combate ao racismo e discriminação”.

O grupo, em 2014
Sobre o Visagem -  Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Denise Machado Cardoso, o grupo conta com a participação de alunos da graduação e pós-graduação, professores, colaboradores externos e convidados. 

Desde 2014 realiza o Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. Conta ainda com a Revista Eletrônica Visagem , trabalhos de pesquisa de estudantes e pesquisadores(as) que utilizam a Antropologia Visual como metodologia.

O Grupo de Pesquisas em Antropologia Visual e da Imagem foi constituído no âmbito do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) e Programa de Pós- Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mais informações
Site oficial: http://festivaldopara.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/festfilmeetnograficopara/ 
Telefones: (91) 98864 9072 / (91) 98159-0045
E-mail: contato@festivaldopara.com.br

Nenhum comentário: