1.3.12

Além do trê-lê-lê ela é muito mais samba na Black

Sim, estamos falando de Aíla, a mais nova sensação da música feita no Pará, que nesta sexta-feira, 02, mostra sua leveza e gingado na Black Soul Samba, abrindo o mês de homenagens às mulheres. Ela veio de mansinho, trazendo a levada e tremida do jambú. Seu trabalho de estreia foi um dos mais comentados em 2011, e agora a cantora já finaliza o seu primeiro disco, com previsão de lançamento ainda neste mês de março. 

Fincada em raízes amazônicas e com a suavidade das novas cantoras da geração dos anos 2000, Aíla mostra mais que o famoso trê-lê-lê que a consagrou e promete apresentar um novo lado de seu trabalho autoral.

 “Sou branca, mas meu cabelo e coração é negro”, brinca a cantora. No show - montado especialmente para a festa de abertura de março da BSS - haverá muito samba, mas também haverá marabaixo, carimbó e outros ritmos repletos de gingado e suingue. Aíla compartilha do entendimento conceitual de que a música negra está integrada em diversos sons, e passeia inclusive pela Amazônia.

 "As raízes amazônicas têm influências diretas da musica negra. O marabaixo, de Macapá, é um ritmo quilombola. O Carimbó, por exemplo, é considerado um gênero musical de origem indígena, mas como diversas outras manifestações culturais brasileiras, ele se miscigenou naturalmente e recebeu outras influências, principalmente a negra. Logo, a música negra é muito mais ampla do que a gente imagina”, acredita a cantora. 

No show da Black Soul Samba, Aíla estará acompanhada de três dos melhores músicos da cidade: Tom Salazar Cano – na guitarra, Adriano Souza – na bateria, e Rafael Azevedo – no contra-baixo e samplers. O cenário terá projeções especiais da designer Roberta Carvalho, que trabalha com a cantora desde seu primeiro show no Teatro Margarida Schivasappa,e tem se destacado como um dos nomes mais pontuados da arte contemporânea local.

Aíla (foto: Roberta Carvalho)
Para complementar, a cantora paulista Andreia Dias e o músico Arthur Nogueira, farão participações especiais na noite black de Aíla. Com uma hora de duração, o show terá ainda bregas dos anos 80, música pop e mostrará parte do repertório de seu primeiro disco. “Meu trabalho, ao mesmo tempo que é pop, circunda todas essas referências”, diz.

A noite de abertura de março contará ainda com os DJs residentes da BSS, se revezando nas duas pistas do Palafita, iniciando o mês com uma série de referências às grandes vozes femininas da música negra e suas influências no Brasil e no mundo. 

Serviço 
Aíla e Trio na Black Soul Samba. Nesta sexta, 02 de março de 2012, a partir das 21h, no Bar Palafita, que fica na Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha. Ingressos a R$10. A noite conta, ainda, com projeções da artista visual Roberta Carvalho.

Nenhum comentário: