21.3.12

Universidades entram na luta pela criação do SMC

Depois da receber a adesão de artistas e conquistar a opinião pública, esta semana o movimento em prol da criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém ganhou mais força. Nesta quarta-feira, 21, a Unipop sedia reunião para construção de mais um ato para domingo, 25, na Praça Batista Campos e a Diretoria de Apoio a Cultura - DAC/PROEX - UFPA está convocando alunos, bolsistas e técnicos e todos os demais interessados para participar das atividades que serão realizadas de 21 a 23, no campus.

Artistas, grupos, entidades, agentes e produtores culturais precisam recolher 50 mil assinaturas para que a Câmara Municipal encaminhe o documento de criação do Sistema Municipal de Cultura de Belém para o poder executivo, como um projeto de lei de iniciativa popular.

Implantado, o SMC passará a receber 40% dos recursos do Fundo Nacional de Cultura, do governo federal, entre outras garantias de investimento. Na UFPA, as assinaturas podem ser feitas até dia 23, pela parte da manhã, no Restaurante Universitário (RU) do campus básico, e à tarde dentro da programação de aniversário da Biblioteca Arthur Viana (estande). Quem participar vai receber certificado via PROEX (pré-reitoria de extensão), com carga horária de 20 horas. 

A reunião desta quarta-feira, 21, é do Fórum de Cultura de Belém, mas será aberta a todos os interessados. Na pauta, a partir das 9h, será discutida a programação do ato que acontece no próximo domingo, 25, na Praça Batista Campos. A Unipop fica na Av. Senador Lemos, entre D. Pedro II e D.  Romualdo de Seixas.

Cidadania cultural - Literatura, música, teatro, cinema, dança, artes visuais e cultura popular. Todas estas cadeias produtivas precisam de políticas sólidas capazes de garantir mais apoios às produções locais e mais acesso à cultura para a população. Com o Sistema Municipal de Cultura implantado também serão implementados o Conselho Municipal de Política Cultural, o Fundo, o Plano e a Conferência Municipal de Cultura e Orçamento Participativo da Cultura. 

Isso provocará a formulação de políticas públicas para a cultura por um período de dez anos, com planos de ações para atender às principais demandas a serem atendidas de cada segmento. É uma questão não só de cidadania cultural, mas também social.  Por isso, a luta vem ganhando cada vez mais adeptos, reforçando o trabalho desenvolvido pelo Fórum de Cultura de Belém em parceria com a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores. 

Serviço
A concentração para as atividades na UFPA inicia às 9h30, na Diretoria de Apoio a Cultura - DAC/PROEX - UFPA - Campus básico, prédio da reitoria, 2º andar - produção (sala de vidro). Mais informações: 91 3201-8435/8313/8008.

Nenhum comentário: