17.3.12

Literatura fantástica reúne fãs na Livraria Saraiva

Com várias vertentes fica difícil dizer o que é a literatura fantástica, mas sem dúvida dá pra afirmar que se trata de um fenômeno da contemporaneidade. O estilo vem contagiando um público cada vez maior, desde as últimas décadas do século XX, inspirado em E. T. A. Hoffmann, Laura Esquível e Gabriel García Márquez, por exemplo. Em Belém há fãs e autores também. Neste sábado, 17, as paraenses Roberta Spindler e Oriana Comesanha lançam o livro Contos de Meigan (Editora Dracaena), na Livraria Saraiva do shopping Boulevard, às 16h. 

A história do livro nos leva a um mundo diferente, com seres especiais e poderosos que possuem uma relação especial com a natureza. Eles se chamam magis e habitam Meigan. Na aparência são seres como nós, mas que podem moldar os elementos naturais, os mantares, apoderando-se de seus poderes ligados não só ao fogo, terra, ar e água, mas também às sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. Com a capacidade de decifrar, entender e interagir com a natureza estes seres buscam a evolução.

Na trama, uma magis tenta voltar para a terra. Maya Muskaf percebe que está perdendo a capacidade de se apoderar dos manters e liga isso a sua relação materna mal resolvida. Mas no caminho de volta pra casa, ela encontra um outro ser que integra o grupo de Cártagos, antigos magis que traíram seu povo e por isso foram banidos para uma dimensão paralela. A partir daí inicia-se a aventura fantástica criada pelas autoras, que são apaixonadas por literatura fantástica desde muito jovens. 

As duas se conheceram nos tempos de colégio quando costumavam escrever fanfictions de seriados famosos, como Arquivo X. Oriana Comesanha, 25, é de Belém, formada em psicologia pela Universidade Federal do Pará e trabalha na área de psicologia jurídica. Além do livro que será lançado hoje, ela tem alguns contos ainda não publicados, além de publicações em sua área de interesse profissional.

Já Roberta Spindler, 27, que também nasceu na capital, é graduada em publicidade, trabalha como editora de vídeos e já publicou nas antologias Psyvamp e Deuses, da Editora Infinitum, e Tratado Secreto de Magia – Vol. II, da Editora Andross. Ela escreve e desenha desde criança e sua escolha profissional não a deixa mentir.

“Cursei publicidade na Unama e antes de me formar já comecei a trabalhar como editora de vídeos. Minha paixão por cinema contribuiu bastante nesta escolha”, diz. Trabalhando na área publicitária há 8 anos, ela teve o primeiro contato com o gênero fantástico ao ler “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, até hoje é um dos seus livros favoritos.

“A obra de Tolkien me fascinou e percebi naquele momento que os livros podiam ser mágicos. Tenho grande admiração também por J. R. R. Tolkien, G. R. R. Martin, Philip Pullman e Gillian Rubinstein. São autores fantásticos que me inspiram a escrever cada vez mais”, confessa a autora, que foi entrevistada pelo blog.

Holofote Virtual: O que é, pra você, afinal literatura fantástica? 

Roberta Spindler: É difícil encontrar uma única definição para Literatura Fantástica. Para mim, todo o gênero que aborda o fantástico, ou seja, aquilo que não encontramos no mundo real, pode ser considerado como LitFan. 


Holofote Virtual: Onde está o fator fantástico de tuas histórias?

Roberta Spindler: Todos os meus textos têm algum elemento fantástico. Novos mundos, superpoderes, o sobrenatural, adoro extrapolar a imaginação com estes temas. 

Holofote Virtual: Vai rolar um encontro com fãs no lançamento deste livro, que você me disse, faz parte de uma trilogia. Fala um pouco sobre o “Contos de Meigan”. 

Roberta Spindler: Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos é o primeiro livro de uma trilogia. É uma fantasia medieval que se passa no mundo Meigan, um local diferente da Terra, morada de seres especiais chamados magis. O livro conta a história de Maya Muskaf, uma magi que tem seu destino mudado pelo caos da guerra. 

Holofote Virtual: E vocês já possuem até um fã clube. Como é este contato com os leitores e qual a faixa de idade mais constante?

Roberta Spindler: Sim, um leitor criou o primeiro fã clube. Foi algo inesperado, mas que nos deixou muito felizes. O livro tem recebido ótimas críticas e os leitores vêm falar conosco para elogiar nosso trabalho, é algo bastante satisfatório e que estimula a me empenhar mais no segundo volume da trilogia. Acredito que a leitura de Contos de Meigan agradará a jovens e adultos. 

Holofote Virtual: Como editora de audiovisual, você montou a minissérie Miguel Miguel (dir. Roger Elarrat), que não deixa de ser um tipo de realismo fantástico. Achastes afinidades? Já conhecias Haroldo Maranhão? 

Roberta Spindler: Eu não conhecia Haroldo Maranhão antes do projeto. Li Miguel Miguel quando iniciávamos a minissérie e adorei. O final principalmente, que deixa o leitor se perguntando se tudo aquilo era verdade ou apenas uma alucinação do Varão.

Holofote Virtual: Montar um filme, um documentário, uma minissérie. Quem trabalha na área sabe o quanto a montagem é a alma do negócio. O russo Serguei Eisenstein, um dos caras fundamentais para a evolução da linguagem cinematográfica, dizia que cinema é montagem. Você concorda? 

Roberta Spindler: Concordo. Um projeto audiovisual toma forma na edição. É claro que é importante que todas as etapas funcionem corretamente para termos um resultado satisfatório, mas é na montagem que a personalidade do filme ou documentário começa a aparecer. 

Holofote Virtual: Já publicastes nas antologias Psyvamp e Deuses, da Editora Infinitum, e Tratado Secreto de Magia – Vol. II, da Editora Andross. O que vem por aí pela frente e como tu encontras tempo pra trabalhar numa produtora e ainda escrever tanto?

Roberta Spindler: Além da continuação de Contos de Meigan, prossigo escrevendo para antologias literárias. Esse será o meu foco durante este ano de 2012. Também tenho um projeto na área dos quadrinhos e penso em escrever um romance pós-apocalíptico. A questão do tempo é sempre complicada. Escrevo mais durante a noite, mas não tanto quanto gostaria eheh.

Um comentário:

Tainah Fagundes disse...

Parabéns pelos proejtos todos e tenho certeza que hoje a tarde aqui na Saraiva será um encontro muito especial. Sucesso mais e mais p/ vcs. E Lu, parabéns pela matéria. Bjs