15.3.12

Grito Rock com música negra, paraense e universal

Na Black Soul Samba, a abertura do evento, considerado um dos maiores festivais de música independente do país, será nesta sexta, 16, com a banda paraense Félix y Los Carozos, que incendeiam qualquer pista onde aportem, seja em Recife, São Paulo, Salvador, e claro, Belém. 

A banda Félix y Los Carozos, reúne antigos integrantes da famigerada, e hoje extinta, La Pupuña. São eles quem abrem a edição de Belém do Grito Rock 2012, numa apologia clara a diversidade, unindo a música negra e suas vertentes numa noite de celebração à musicalidade universal, bem além do rock and roll. Sob comando de Félix Robatto, os “Carozos” foram mais longe na experimentação iniciada com a La Pupuña e misturaram à guitarrada novas influências como a surf music e a chicha (cumbia peruana), combinação que Félix batizou de “guitarrada progressiva”. 

O nome da banda é uma brincadeira: os caroços (Félix, Adriano Sousa e Diego Pires) foram o que sobrou da pupunha. A eles, juntaram-se o percussionista Benny Jhonny e o tecladista SM Negrão. No repertório, além de composições próprias como “Amazônia Big Rave” e “Ilha do Marajá”, é possível encontrar versões nada convencionais como “Ghost riders in the sky”, consagrada por Johnny Cash, e “Another brick in the wall - part II”, do Pink Floyd, em ritmo de cumbia.

A adaptação de músicas da banda inglesa não é novidade para Robatto. Em 2007, o guiatrrista realizou o projeto “The Charque Side of the Moon”, releitura do clássico “The Dark Side of the Moon” em ritmos amazônicos. Também é dele a produção do primeiro CD da cantora de tecnobrega Gaby Amarantos e é a Félix y Los Carozos a banda base que acompanha Gaby em seus shows.

Para somar nesse trabalho de valorização da música feita no Pará, o grupo está trabalhando na pré-produção do primeiro CD. O Grito Idealizado em 2002, em Cuiabá, o Grito Rock vem se firmando como uma plataforma independente de circulação das bandas. Nesses 10 anos o projeto já alcançou todo o país e também 14 cidades estrangeiras, como Cidade do México, Los Angeles e Braga (Portugal). 

No Pará, além de Belém o Grito chegou ainda nas cidades de Marabá, Parauapebas, Tucuruí e Santarém. Na edição local, o Grito está sendo realizada com a parceria dos coletivos Croatã Ghostwriting, Casarão Cultural Floresta Sonora, Música Paraense.Ong, Xaninhos Discos Falidos, Se Rasgum e a Black Soul Samba. Na Black deste Grito, Félix y Los Carozos devem mostrar os pontos altos de seu trabalho, incluindo clássicas versões já citadas. 

Somando à banda, os DJs Uirá Seidl, Homero da Cuíca, Fernando Wanzeller, Kauê Almeida e Eddie Perereira também prometem sets altamente dançantes, repleto de canções garimpadas no tesouro da black music. Como se vê, a abertura do Grito Rock 2012 será muito mais do que a junção das melhores bandas independentes, mas correrá principalmente pelo viés do respeito a cultura musical brasileira e fortalecimento da musicalidade em cada região.

Serviço 
Black Soul Samba na abertura do Grito Rock 2012 – Belém. No Bar Palafita – Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha, a partir das 22h - R$10,00. 

(Texto enviado por Dani Franco, da assessoria da BSS)

Nenhum comentário: