28.3.12

Som novaiorquino nas pistas da Black Soul Samba

É fim de mês na Black Soul Samba, momento de celebrar a comunhão entre os DJs de Belém. Nesta sexta chegam junto os DJs Morcegão, Eduardo The Master e Nassif Jordy. Ao lado de Homero da Cuíca, Eddie Pereira, Uirá Seidl, Fernando Wanzeller e Kauê Almeida eles passeiam por todas as vertentes da black music. 

Amigo antigo da Black Soul Samba, Nassif Jordy foi o primeiro DJ convidado das festas, ainda no Espaço Cultural Cidade Velha, quando as noites do BSS eram itinerantes. Nesta nova apresentação, ele promete o melhor da era do hip hop direto pro Palafita. “Tem muita diferença entre o rap de Nova Iorque e o da Califórnia. O que vou tocar é o old school, com os pioneiros do rap de N.Y.”, adianta Nassif Jordy sobre seu set nesta noite de 30 de março. 

O DJ, que também é produtor e repórter, conta que morou na “grande maçã” em 1996, exatamente no ano em que o hip hop estava no auge. Na bagagem o DJ trouxe nomes como Krs-one, A tribe called quest, Beastie Boys e muitos outros que estarão na pista da Black Soul Samba. Fã de rap desde muito cedo, o DJ teve na sua experiência com a cultura negra nova iorquina a confirmação dessa paixão.

“Eu comparo o hip hop em Nova Iorque ao samba no Rio de Janeiro, pois é a presença de todo o estilo na vida da comunidade, não apenas na música, mas no jeito de falar, vestir e viver. É tudo enraizado na vida deles”, acredita Nassif.

Dj Morcegão
O palco é do vinil  - Além de Nassif, a Black desta sexta terá ainda outros grandes e especiais convidados: DJ Morcegão e DJ Eduardo The Master, ambos também velhos conhecidos do coletivo. 

Com a presença deles, a noite terá uma pista especial só para os vinis; assim quem se ligar num som mais roots será agraciado na pista principal com as seleções especiais resgatadas por Homero da Cuíca, Fernando Wanzeller, Eduardo The Master e Morcegão. 

E pra lá também vão os raps e hip hop, desta vez sob o comando do DJ Morcegão, um dos mais antigos e já consagrados DJs de black music em Belém.

Pedagodo de profissão, Morcegão é integrante do Coletivo Casa Preta, onde realiza trabalhos de cidadania com crianças no bairro da Terra Firme, em Belém. Para ele, esta foi a melhor forma encontrada de trabalhar concretamente a cultura do hip hop.

"Fazemos oficinas de percussão com eles, e mostramos que o rap é para melhorar a vida das pessoas”, acredita. Em 30 anos de carreira com DJ, Morcegão já teve a honra de abrir shows de artistas importantes como MV Bill e Racionais MC. 

Para o set da BSS, ele garante que levará batidas dançantes, mas sem fugir do hip hop, em especial os brasileiros como Thaíde e os já citados Racionais e MV Bill . Tudo no vinil. Subindo pro funk, o rei do scratch Eduardo The Master, leva as batidas do funk pra pista da beira do rio. Discotecando há 15 anos, o DJ se especializou no modo nova iorquino de mixar depois de assistir aos campeonatos anuais dos MCs de Nova York. 

“Me especializei na técnica e hoje consigo improvisar com scratchs numa pista. E isso acontece de acordo com o público, não tem como preparar sem saber a vibe”, informa. Eduardo recebeu a alcunha “the master”, exatamente pelo termômetro que ele tem das pistas e de como consegue acrescentar scratchs em cima das músicas. 

Quem não sabe o que é, sem dúvida já viu um DJ fazendo um movimento com a mão sobre o disco, em movimentos rápidos, pra frente e pra trás, isso é o scratch, uma técnica que só deve ser colocada por quem sensibilidade de encaixá-la no momento certo.

É nesse ponto que Eduardo se destaca. Pra Black desta sexta, Eduardo The Master, leva o melhor do funk mundial, indo de James Brown à Tim Maia e de Kool and the Gang a Grandmaster Flash. Com os vinis no palco principal, a pista alternativa será comandada pelos afrobeats, reggaes, rap’s, tropicálias e brasilidades afro de Kauê Almeida, Uirá Seidl, Eddie Pereira e Nassif Jordy. Numa noite permeada por todos os estilos da música negra e suas vertentes no mundo e no Brasil. 

Serviço
Black Soul Samba, 30 de março, a partir das 21h, no bar Palafita (Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas – Cidade Velha) - R$ 10,00 Rádio Black.

(com informações de Dani Franco).

Nenhum comentário: