Dois filmes na sessão desta segunda-feira, 26, no Cineclube Alexandrino Moreira. O curta “De Assalto”, de Ronaldo Rosa, e “Procura-se Janaína, de Miriam Chnaiderman. Após a exibição, haverá bate papo com o diretor do curta metragem. A partir das 19h, no Instituto de Artes do Pará – Pça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca.
Filmado em 2004, e tendo como locações, Belém, Ananindeua, Alça Viária e Mosqueiro, o curta De Assalto só foi lançado em 2010. Uma série de dificuldades impediu que a montagem fosse finalizada antes disso. Feito de forma independente, a questão financeira foi um dos grandes obstáculos.
Uma vez pronto, o filme já foi exibido em inúmeras mostras cineclubistas e está é a segunda vez que o IAP recebe o trabalho do diretor, que mostra a história de dois jovens da classe média que se envolvem com o chamado “pequeno tráfico” .
De Assalto é um filme urbano que tem como tema as drogas e a amizade. Revela uma Belém noturna, chuvosa, onde se vê a madrugada da cidade. Conta com a participação, nos papéis principais, de dois não atores, Jorge Fleury e Rafael Oliveira, que têm ótima atuação, preparados por Cláudio Barros.
E traz ainda participações especiais das atrizes e irmãs Olinda e Zê Charone. Na figuração, modelos, atores e amigos.
O filme também contou com apoio do Corpo de Bombeiros do Pará, responsável por todas as chuvas presentes nas cenas. Com mais de 25 anos na área Ronaldo Rosa, realizou o filme em parceria com a equipe de produção do Grupo Cuíra, e recebeu um patrocínio inicial da Sol informática, além da parceria das produtora Digital e Fábrica de Imagens.
Psicanálise e Cinema – Na sessão desta semana, após o curta, será exibido também o documentário “Procura-se Janaína”, de Miriam Chnaiderman, que em 2008 faturou o 5º Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino.
Procura-se Janaína conta a história de abandono de filhos pelos pais. A psicanalista e cineasta Miriam Chnaiderman acompanha a trajetória de Janaína, que viveu na Febem nos anos 1980, depois de ser abandonada aos cinco meses de idade.
Miriam Chnaiderman é psicanalista, documentarista e ensaista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sédes Sapientiae. Esse é seu sétimo documentário tendo dirigido entre outros: “Dizem que sou louco”, ” Artesãos da Morte”, “Gilete Azul” e Passeios no Recanto Silvestre”.
Programação
De Assalto, de Ronaldo Rosa
Ficção/Pará/2004/14 min.
Após a exibição, bate papo com o realizador
Sessão em parceria com a ABDeC Pará
Procura-se Janaina, de Miriam Chnaiderman
Documentário/São Paulo/2007/54 min.
Sessão em parceria com o Itaú Cultural
Produção integrante do projeto CINCO SOBRE CINCO – Rumos Itaú Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário