20.3.12

Igreja Santo Alexandre recebe concerto da OSTP

A apresentação, porém, será em formato de música de câmara. A Orquesta Sinfônica do Teatro da Paz vai homenagear o aniversário de nascimento (327 anos) do compositor Johann Sebastian Bach. Nesta quarta, 21, às 20h, com entrada franca.

O concerto terá a participação de membros da OSTP, em formação camerística, com trios, quartetos e pequenos grupos orquestrais. A regência do concerto será do maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto.
O maestro diz que quando uma orquestra sinfônica promove uma série de música de câmara com seus membros, ela está evidenciando a versatilidade, que é uma qualidade da maior importância para um músico. “É a habilidade de se sentir à vontade em qualquer repertório, seja sinfônico ou operístico, solo ou camerístico”, afirma. 

“Neste concerto, fazemos uma homenagem ao grande Johann Sebastian Bach, apropriadamente no dia 21 de Março, apontado por um dos calendários vigentes na época como sua data de nascimento”, explicou Miguel. “Ao homenageá-lo, escolhemos, não só apresentar peças de sua autoria, mas sim demonstrar também a influência que ele exerceu (e exerce) em compositores que o sucederam”. 

No programa, as peças de Bach serão acompanhadas da apresentação de uma peça de Shostakovitch, além da estreia de mais uma obra do compositor paraense (e integrante da OSPT), o violinista Kalie Fares Akel, que será apresentada em uma formação de Quarteto temperado para flauta, trompa, violino e violoncelo. 

Para Miguel, a versatilidade da OSTP conta entre seus instrumentistas com um compositor, que é Kalie. “Ao apresentarmos a peça de Kalie Akel, comprovamos que a influência que Bach exerceu sobre compositores dos séculos XVIII, XIX e XX, continua em compositores do século XXI”, disse. 

A escolha da igreja de Santo Alexandre é um diferencial. “A acústica de uma sala de concerto, de uma casa de ópera ou de uma igreja, pode conduzir a um tipo diferente de execução musical”, afirma o maestro. 

“Nós acreditamos que a igreja de Santo Alexandre colocará tanto o público quanto os músicos na perfeita ambientação para música de câmara”, encerra. 

Programa - Serão executados os concertos de Bach “Sonata em trio em mi bemol maior, para clarinete, oboé e fagote (três movimentos)”, “Prelúdio e fuga (curto e antigo)”, “Concerto de Brandenburgo nº 3 em sol maior” e “Cantata BWV 51”.  De D. Shostakovitch, será apresentada a peça “Prelúdio e fuga XXII em sol menor, do op. 87”, e a estreia da peça de Akel.

Das pequenas formações da OSTP que se apresentam no concerto desta quarta-feira fazem parte os músicos Ricardo Aquino, Magno Morais, Ruth Saldanha, Cláudio Costa, Claudionor Amaral, André Xavier, Paulo Porto, Itailan Pinheiro, Sóstenes Siqueira, Kalie Fares Akel, Bruno Valente, Paulo Keuffer, Hélio Saveney, Rodrigo Santana, Rosildo Pereira, Gabriel Gonçalves, Nelzimar Neves, Gabriella Oliveira, Jhonathan Torquato, Serguei Firsanov e Elielson Gomes. 

Serviço
“Série de Câmara OSTP” (em comemoração aos 327 anos de J. S. Bach), quarta-feira, 21, às 20h, na igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha). Entrada gratuita.

Nenhum comentário: