27.3.12

Prontos para a abertura do Diário Contemporâneo

Pedro Hurpia
Fotos: Irene Almeida

Muito trabalho e retoques finais. Os artistas que estão em Belém para participar da abertura do salão que reúne obras premiadas e selecionadas pelo III Prêmio Diário Contemporâneo, passaram o dia de ontem e hoje empenhados na montagem de seus trabalhos. A exposição conta com 23 criações, entre fotografias, instalações e vídeos. A abertura é nesta quarta-feira, 28, na Casa das Onze Janelas, a partir das 19h, com entrada franca.

Além dos artistas premiados Lucas Gouvêa (PA), Ilana Lichtenstein (SP) e o Coletivo Garapa (SP), chegaram a Belém, esta semana, alguns dos fotógrafos que tiveram obras selecionadas para a exposição principal do evento.

Patrícia Gouvêa e Isabel Löfgren, por exemplo, apresentam duas obras, “Rotas de Fuga” e “Lécture sur L'herbe”. A segunda é formada por uma instalação com vídeo e uma fotografia e Rotas é um vídeo em 3 canais.

“Nestes dois trabalhos, realizamos ações efêmeras que reconfiguram o uso do Jardim da República, no Rio de Janeiro, como local de passagem ou de repouso pelos freqüentadores. Ora carregamos e trocamos de mãos uma mala antiga pelas aléias dos jardins, ora permutamos livros retirados desta mesma mala sobre o gramado. A mala é outro elemento importante neste projeto, um receptáculo de memórias, desejos e referências”, explica Patrícia, que está em Belém.

Formada em produção editorial pela ECO-RJ, especialista em fotografia pela UCAM/RJ ela é Mestre em Tecnologias da Imagem e Estética da Imagem, e fundadora-diretora do Ateliê de Imagens Espaço Cultural (RJ), onde está em cartaz a exposição Symbioses, da artista visual paraense Roberta Carvalho, premiada no ano passado pelo salão.

Leo Caobelli (Garap
Pedro Hurpia, que também estará na abertura, é Bacharel em Artes Visuais pela Unicamp e com diversos prêmios recebidos em mostras e salões paulistas.

“Esta instalação que estou apresentando no Diário Contemporâneo, consiste num resultado de um projeto desenvolvido no programa de residência artística do SÌM - Samband Íslenskra Myndlistarmanna - em Reykjavík, Islândia”.

O artista realizou, durante um mês, um conjunto de imagens na região portuária da capital islandesa e para esta montagem selecionou doze fotografias e sete pinturas que fazem parte desta instalação. “A especificidade da memória embutida no suporte pictórico, em contraponto com a da imagem fotográfica, foi o ponto de partida para este projeto intitulado Harbour View”, diz.
Roberta Dabdab chegou nesta segunda-feira em Belém. , que iniciou a carreira como assistente de fotografia, trabalhando para os principais fotógrafos de moda e publicidade atuantes na época, passando depois para fotojornalista (O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo). Foi onde, segundo ela, encontrou um terreno extremamente propício para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem fotográfica.

A série da artista, intitulada S/T  reflete sobre um paradigma novo para a fotografia, o momento em que ela se funde com a imagem digital e mergulha no caldeirão de produção de imagens geradas nesta contemporaneidade.

“Trata-se de uma instalação que busca um entendimento sobre a memória visual adquirida na relação do espectador através das associações entre sua síntese, as fotografias esvaziadas de cenas fotografadas e os textos que narram estas cenas”.  De acordo com ela, a ideia é desautomatizar os olhares e criar uma linguagem capaz de desenvolver uma memória cognitiva a partir das referências de cor e forma.

“Isso parte do pressuposto de que com um mundo ‘hiper imagético cheio de informações’ precisamos aprender a reduzir, a buscar sínteses e a nos permitir voltar a exercitar a imaginação. O trabalho opera numa espécie de jogo com imagem e texto”, conclui Roberta.

Roberta Dabdab e Ilana
Mais - O paulista Fábio Messias Martins de Souza, selecionado com a obra "Essa luz sobre o jardim" e Marian Starosta, com "Mikvot, também vieram. Trabalhando  com fotografia desde 1982 e com vídeo desde 1985, já foi coordenadora de Artes Visuais na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e já organizou eventos e exposições de arte.

Os demais trabalhos da exposição têm assinaturas de Alberto Bitar (PA), Ana Emília Jung (Milla Jung) (PR), Coletivo Cêsbixo (PA), Érico Toscano Cavallete (SP), Fabio Okamoto (SP), Fernando Bohrer Schmitt (SP), Gabriela Lissa Sakajiri (SP), Gordana Manic (SP), Isabel Maria Sobreira de Santana Terron (SP), Lívia Afonso de Aquino (SP), Marian Wolff Starosta (RJ), Renato Chalu Pacheco Huhn (PA), Romy Pocztaruk (RS), Tuca Vieira (SP), Vanja von Sek (PA) e Wagner Yoshihiko Okasaki (PA).

Após a abertura da mostra Memórias da Imagem, vai abrir a exposição “Para ter de onde se ir”, de Miguel Chikaoka, o artista convidado deste ano, no dia 29 de março, esta quinta-feira, a partir das 19h, no Museu da UFPA.

De 02 a 06 de abril será realizado o mini-curso “Uma introdução à história do livro fotográfico”, com Joaquim Marçal Ferreira de Andrade - pesquisador da Divisão de Iconografia/Fundação Biblioteca Nacional e professor adjunto de fotografia da PUC-Rio. Em maio será realizada a oficina “Ensaio - resumindo uma ideia”, com Octávio Cardoso, de 14 a 24 de maio.

A atividade vai desenvolver dois ensaios fotográficos tendo como objetivos editá-los em uma página de jornal cada um. Octávio vai dividir a turma em dois grupos de 6 fotógrafos cada, que em seguida sairão à campo. No intervalo de dez dias haverá dois encontros intermediários para discussão e avaliação, com a participação de um designer gráfico para a montagem das páginas.

Serviço
III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Abertura dia 28 de março, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cidade Velha). No dia 29, quinta-feira, vernissage da exposição “Para ter de onde se ir”, de Miguel Chikaoka, a partir das 19h, no Museu da UFPA (Gov. José Malcher, c/ Generalissimo). Mais informações: http://www.diariocontemporaneo.com.br. Realização do jornal Diário do Pará. Patrocínio da Vale e Governo do Estado do Pará. Apoio Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - SIM /Secult-PA, Museu da UFPA, Sol Informática e Instituto de Artes do Pará.

Nenhum comentário: