19.3.12

Rios do Mundo - um painel de ritmos e sonoridades

O show reúne composições feitas em parceria por Ronaldo Silva e Allan Carvalho, que contarão com a participação de Zeca Sagica (bateria), Bruno Mendes (percussão), Rubens Stanislaw (baixo) e Marcelo Fernandes (guitarra). Dias 23 e 30 de março, às 19h, no Sesc Boulevard. Entrada franca.

De acordo com os músicos, o show será como um passeio a bordo de um navio-gaiola, repleto de cantigas, folias, toadas, batuques, que retratam a riqueza do imaginário amazônico e a poética presente nas obras desses violeiros. No repertório, o público poderá visualizar a vivência e parcerias acumuladas por estes músicos ao longo de suas carreiras. Ao mesmo tempo, Rios do Mundo vem coroar a parceria que existe entre os dois há mais de cinco.

Não é pouca coisa. São mais de 50 músicas feitas em parceira. Em 2011, uma delas arrebatou o primeiro lugar na categoria Melhor Música no III Festival de Música Popular Paraense da RBA. “Pra recordar a balança” também foi premiada como Melhor Arranjo e Melhor Música pelo Voto Popular.

“O show está propondo essa mostra do nosso trabalho de parceria, que acontece há pelos menos uns seis anos. É um painel sonoro, com um roteiro musical inspirado no imaginário que nos cerca, na sua rítmica, traz composições já gravadas nos discos do Ronaldo (Via Norte e Faróis) e no meu com o Quaderna, além de composições inéditas de um e de outro e juntos, que inclusive virão nos CDs "Bandeira de Ouro" e "Boi Malhadinho", que lançaremos no próximo mês. Este show é o primeiro de uma série que faremos pra divulgar esses resultados”, explica Allan.

Ronaldo Silva é considerado um dos mais importantes compositores amazônicos. Tem dois CDs em carreira solo, o “Via Norte” e “Faróis”, além dos sete discos produzidos pela banda Arraial do Pavulagem, da qual é fundador. Sua obra também já foi registrada na voz de vários intérpretes, como Jane Duboc, Nilson Chaves, Pedrinho Cavalero, Cabinho, Maria Lídia etc. e, mais recentemente, Gabi Amarantos.

Já Allan Carvalho, da nova geração de compositores, em breve vai lançar, também pelo selo Rios do Mundo, seu primeiro disco solo, depois de ter sua obra registrada no CD do grupo Quaderna, um disco que teve grande aceitação de público e crítica. Além disso, seu trabalho musical passeia pelos documentários da série “Barcos da Amazônia” (de Chico Carneiro), em trilhas para teatro e nos CDs de Fábio Cavalcante, Eduardo Dias, Rafael Barros, João Paulo Tubarão e do grupo Curimbó de Bolso.

Com trabalhos juntos neste projeto e no Instituto Arraial do Pavulagem, Allan diz que Rios do Mundo foi criado com Ronaldo no ano passado, “para pôr em prática as músicas que fazemos – compulsivamente”. Paralelamente a isso, o trabalho do Pavulagem e do Quaderna seguem a todo vapor. Este ano o Arraial lança novo CD e viaja bastante.

O Quaderna também lança outro disco em 2012, sobre os pregões de rua, fruto da pesquisa desenvolvida em 2011 com a bolsa de pesquisa e criação do Instituto de Arte do Pará. “Temos shows do Quaderna na agenda, mesmo com o Cincinato Jr. morando na Bahia, por conta do Doutorado. Na verdade, há vários trabalhos, tanto respaldados por Lei de Incentivo (do Arraial e o do Quaderna), quanto de forma independente e artesanal, como os do selo Rios do Mundo - meu e do Ronaldo”, finaliza Allan. 

Serviço
Rios do Mundo. No s dias 23 e 30 de março, no Sesc Boulevard – Av. Castilhos França, em frente à Estação das Docas, Belém do Pará - sempre às 19h. Mais informações: (91) 8120-6634 ou (91) 9607-9057.

Nenhum comentário: