30.8.16

Artistas cantam em homenagem a Walter Bandeira

Ele completaria 75 anos de idade, e por isso uma série de eventos foram programados. O projeto Walter 75’, idealizado pela arqueóloga Edithe Pereira, uma amiga pessoal, quer celebrar a grande voz da Amazônia de diversas maneiras, uma delas, com direito a fortes emoções no show desta quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Ingressos à venda por 40 reais, antecipadamente, e 50 reais na hora do show. Estudantes pagam meia entrada.

O Tributo vai reunir mais de 20 artistas, entre cantores e instrumentistas, que fizeram parte da trajetória musical do cantor, além de jovens artistas que tem Walter Bandeira como uma inspiração musical. As cantoras convidadas são Andrea Pinheiro, Lucinha Bastos, Nana Reis e Natalia Matos. 

O time de artistas tem ainda os cantores Adilson Alcântara, Marcoh Monteiro, Eloy Iglesias, Hélio Rubens, Pedrinho Cavalero, Olivar Barreto, Maca Maneschy e a participação especial do pianista Paulo José Campos de Melo nas músicas ‘Jura Secreta’ (Abel Silva e Suely Costa) e ‘Fulgor’ (Pedrinho Cavalero e Jorge Andrade).  

A direção musical do espetáculo é do contrabaixista Adelbert Carneiro, que acompanhou todo esse movimento musical do qual Walter Bandeira fez parte embora na época fosse um jovem músico iniciante. Mas, o músico conta que teve contato com esses grandes artistas que marcaram a cena musical paraense nos anos 80 e 90. ‘A proposta é relembrar um tempo áureo de Belém e do Grupo Gema e do Walter Bandeira, uma época de grande qualidade musical’, lembra.

O repertório escolhido para o show foi baseado em uma pesquisa feita pelo professor Advaldo Castro, quando foi bolsista do IAP, e conta a trajetória do Gema, grupo de música instrumental que acompanhou Walter Bandeira. A pesquisa vai virar um livro que será publicado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) com lançamento previsto para novembro deste ano.

De acordo com Adelbert Carneiro, foram escolhidas músicas que ele cantou muito e que ficaram marcadas na voz dele. “ ‘Geni’ e ‘New York, New York’ estão no repertório porque são a cara dele, ficaram muito marcadas na voz do Walter”.

Da nova geração de interpretes, o show terá a participação da cantora  Nanna Reis, que escolheu para cantar  a música ‘13 andar’ uma das últimas obras gravadas por Walter, e que é de autoria dele. 

A Banda que acompanhará os interpretes no palco do teatro Margarida Schivasappa é formada pelos músicos do Gema, formado por Joao bererê (bateria), Dadadá (percussão), Adelbert Carneiro (baixo), Jacinto kawage, Nego Nelson (violão) e Bob Freitas (guitarra). Haverá ainda participações especiais de instrumentistas que em algum momento integraram o Grupo Gema como Sagica (bateria), Calibre (baixo) e Pardal (harmônica e violino).

Para o Diretor Musical, será um momento para festejar a música paraense de boa qualidade. ‘Tocar com esses músicos é um grande prazer para mim. É uma satisfação enorme dividir o palco com músicos de tão alto nível técnico. É um som que permanece vivo até hoje e que faz parte da história da música paraense’, comenta o diretor musical do espetáculo. 

O percussionista Paulinho Assunção, responsável pela Produção Musical do show, garante que o público vai se emocionar e que estão reservadas algumas surpresas. ‘Vai ser um momento de relembrar o grande artista, a grande personalidade, uma pessoa que era muito querida por todos. Vai ser uma festa em homenagem ao artista e a pessoa ímpar que ele foi, o que ele significou para todos nós’.

A comemoração será com muita música, como ele gostava, mas não na intimidade. ‘Ele era alheio a fazer festa nesse dia e gostava de ficar em casa. Dizia logo que não estava para ninguém. Costumava comemorar o aniversário em casa com a família’, lembra Simone Bandeira. 

WALTER 75 - O Show Tributo para celebrar Walter Bandeira faz parte do Projeto Walter 75 que prevê uma série de eventos comemorativos pela data de nascimento do cantor. O Projeto tem apoio cultural da Universidade Federal do Pará por meio do Museu da UFPA, Oficina de Criação (FACOM/UFPA); Governo do Pará por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), TV, Rádio e Portal Cultura, Imprensa Oficial do Estado (IOE), Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e RR Pneus.

Um artista versátil e talentoso, a voz do Pará

Ele se despediu deste plano em junho de 2009, bem no início do mês em que se vê o céu forrado de veludo azul-marinho mais lindo do ano, igualzinho ao que se diz na música Boi Bumbá, de Waldemar Henrique, tantas vezes cantada por Walter. Foram complicações por um câncer no esôfago, importante dizer, por causa do cigarro. Tinha 67 anos de idade.

Cantor, locutor, pintor, ator, professor, bacharel em Filosofia e poliglota fluente em francês, Walter surgiu no cenário cultural paraense no final dos anos 1960, numa boate chamada Tic Tac e acompanhou o início da carreira de cantoras como Fafá de Belém, Jane Duboc e Leila Pinheiro.

Uma década depois ele arrebatava o público com suas performances no palco, além, claro, daquela voz única que tinha. Em parceria com o pianista Leslie "Sam" Oliveira, formou a banda musical Quinteto Sam & Walter Bandeira, com a participação do guitarrista Bob Freitas, do baixista José Maneschy e do baterista João Moleque. O grupo animava as noites nos clubes e salões de festas em Belém.

Walter também foi crooner dos pianistas Guilherme Coutinho e Álvaro Ribeiro. Nos anos 1980, o sucesso era uma realidade, desta vez, com o grupo Gema, ao lado de Bob Freitas com Nêgo Nelson, Kzan Gama e Dadadá. Foram intermináveis as noites no bar Maracaibo, Clube do Círculo Militar, Iate Clube e La Cage. Mais uma década adiante, nos anos 1990, uma legião de fãs passa a segui-lo onde quer que ele fosse cantar. 

O cantor também foi dos grandes teatros. No Theatro da Paz  participou de shows ao lado de nomes como Pery Ribeiro e Johnny Alf. No Teatro Waldemar Henrique, onde seu corpo foi velado em 2009, Walter nos presenteou com shows memoráveis, como o "Assim".

Walter Bandeira ficou conhecido como a grande voz do Pará. Graças a sua versatilidade e talento tornou-se um dos mais requisitados e prestigiados locutores paraenses, ganhando destaque no mercado publicitário e audiovisual.

Como ator, participou espetáculos e filmes. Estão nestas listas um dos episódios que integram o longa Lendas Amazônicas (1998), e o curta “Marília” (2002). Nos últimos anos  era professor de voz e dicção da Escola de Arte e Dança da Universidade Federal do Pará.

Em 2009 Walter Bandeira teve seu primeiro registro em CD concluído. A obra intitulada "Guardados & Perdidos" foi a síntese de uma desejo cultivado com o amigo e pianista Paulo José Campos de Melo, e traz composições de Chico Buarque, João Bosco, Jaques Brél e do próprio Walter com a música que deu nome ao CD. Walter recebeu o CD de sua produção com muita euforia, porém não teve tempo de fazer seu show de lançamento.

Serviço
O show tributo a Walter Bandeira será realizado no Teatro Margarida Schivasappa (Centur), às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos antecipados R$ 40,00 (Na Figueredo) e R$ 50,00, na bilheteria do teatro, hora do show. Estudantes pagam meia entrada.

Nenhum comentário: