21.8.16

O domingo está diverso na 13a edição do Circular

O Circular Campina Cidade Velha realiza a sua 13ª edição no próximo domingo, dia 21 de agosto. Desde 2014, investindo em um circuito artístico, humano e patrimonial que estimule o movimento turístico, cultural e econômico independente no Centro Histórico de Belém, o projeto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, com apoios institucionais e culturais, e os patrocínios do Banco da Amazônia e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. 

Realizado de dois em dois meses, sempre num domingo, o Circular oferece programações culturais gratuitas ao público, construídas de forma independente por mais de 30 espaços situados na área histórica da cidade. A cada edição, são apresentadas novidades e conquistas. Uma equipe gestora trabalha para organizar a programação geral que chega ao público, atraindo visitantes para essa região histórica da cidade.

Na 13ª edição está sendo realizada uma Oficina de Comunicação em Redes Sociais. INiciada ontem (20), a atividade encerra hoje (21), tendo como prática de cobertura o próprio Circular. Fruto da parceria do Circular com a Revista Na Cuia e a Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro da Campina, com apoio cultural do Hotel Princesa Louçã, a oficina foi criada com objetivo de melhorar a utilização das ferramentas do Facebook e Instagram, tendo como público alvo os moradores e trabalhadores do Centro Histórico de Belém.

Foram ofertadas 20 vagas e o interesse foi tão grande que mais de 150 pessoas se inscreveram, com 25 selecionadas. A Associação de Moradores e Comerciantes da Campina também participa desta edição realizando a “Feirinha da Vizinha”, na Praça da Igreja do Rosário.

Paulo Ricardo, da In Bust, conta história no Mercado do Sal
A 13a edição está intensa e repleta de boas opções, e você confere todos os detalhes na aba da programação do site. 


O projeto Aparelho, que ilumina os domingos de Circular, no Mercado do Porto do Sal, vai promover exposição Varal Reconhecimento e Mesas de Jogos, vai ter duas contações de histórias, uma às 10h, “Pé de Vento”, com Leonel Ferreira e em seguida, às10:30h, “O príncipe Celestino, a lavadeira Anabela e o sapo que não lava o pé”, com Paulo Ricardo Nascimento.

Tem mais opção pros miúdos: às 11h, tem espetáculo de marionetes do projeto Camapu, “Borbô”, com San Rodrigues. Das 12h às 14h, rola roda de choro, às 15h, tem Discotecagem, com Yan Belém. Às 15:30h, será apresentado o Teaser do Aparelho e de 16h às 17h, mais música com Alexandre Pinheiro e convidados.

A seguir as novidades da edição: Entre os espaços que estreiam neste domingo no Circular estão: a Casa Carta, inaugurada recentemente no mesmo espaço em que funcionava o Dirigível Coletivo de Teatro (R. Padre Prudêncio, 731), e o Studio Garden, espaço cultural anexado ao Studio Pub após a aquisição de um casarão anexo. Recebe exposições, shows de música ao vivo (voz e violão), vivências e oficinas ao ar livre.

A Elf Galeria traz a exposição "Histórias do Sertão", com obras do acervo, de autoria de dois grandes artistas da xilogravura popular brasileira: Amaro Francisco e J. Borges. Nascidos no interior de Pernambuco, os dois irmãos representam a tradição da ilustração em narrativas populares da literatura de cordel. Av. Gov. José Malcher, Passagem Bolonha, 60. Contato: (91) 3351-8685 - 10h às 17h - Domingo, 21 de agosto. 13a edição Circular Campina Cidade Velha.

Das parcerias na área gastronômica está o Retiro da Sé, restaurante que fica ao lado da Igreja Matriz, no Complexo Feliz Lusitânia. A casa vai abrir a partir das 11h30. Também tem comidinhas no Atelier do Porto, que volta pra circulação, inaugurando a cozinha e duas exposições.

Destaco ainda o lançamento do projeto “Minha Primeira Obra”, na Kamara Kó, que oferece trabalhos de artistas renomados, com desconto de 30% a 50%; fique atento a programação atraente para crianças, com oficinas e contação de histórias Na Casa das Onze janelas, no Espaço Sinhá Pureza, Studio Gardem, Atelier do Zoca, Mercado do Porto do Sal e Da Tribu, entre outros endereços.

Há ainda sessões de cinema no MEP e Cinema Olympia, por exemplo, e muitos shows. Na parte da noite, chama atenção o show de “Os Mastodontes”, grupo que encera com tambores e instrumentos de corda, a programação na Praça das Mercês. 

Comemorando aniversários e premiações

O clima é festivo no Circular de agosto. A Fotoativa celebra o aniversário da associação e o Dia Mundial da Fotografia; a Da Tribu comemora o sétimo aniversário da marca de acessórios, a conquista no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato e a confirmação de sua participação na Virada Sustentável de São Paulo. 

A Casa Oiam, que está volta ao Circular nesta edição, comemora um ano abrindo as portas para receber o público com bate papo, show musical de Félix Robatto, e exposição com venda de produtos e comidinhas. Também está de aniversário, o Espaço Cultural do Banco da Amazônia, completando 15 anos de atividade. Para festejar, mostra ao público a exposição “Trajetórias”, reunindo 18 obras do acervo, com curadoria de Emanuel Franco. O Coral Vozes da Amazônia participa, apresentando um repertório variado de compositores nacionais e regionais.

O Roteiros Geo-Turísticos, da UFPA, também tem motivo pra comemorar. O projeto coordenado pela professora Goretti Tavares, do curso de geografia, foi um dos premiados da 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que selecionou oito ações de preservação do patrimônio e da memória da cultura brasileira espalhados pelo País. Os projetos foram selecionados pela Comissão Nacional de Avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta edição do Circular será realizado o roteiro pelas entranhas da Campina, saída 8h30, do Museu do Bonde, na Av. Portugal.

O Circular Campina Cidade Velha é uma iniciativa da sociedade civil, junto às comunidades dos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto, formado por artistas, moradores e empreendedores, com realização da Kamara Kó Fotografias, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio do Banco da Amazônia e Lei Rouanet. Conta ainda com apoio da Setur, Iphan, Macieira Filmes, Rede Cultura de Comunicação e Milton Kanashiro, por meio de Doação de Pessoa Física via Lei Rouanet.

DICAS

Pra quem quer música

Pela manhã, a partir das 9h, o Coral Vozes da Amazônia sonoriza a mostra Trajetória, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, que completou 15 anos. 

Também às 9h, o café da manhã no Sinhá Pureza será regado a chorinho com Camila Alves, Rafaela Bittencourt e convidados. De noite, a roda é de carimbó, com o grupo Mururé - Rua Dr. Rodrigues dos Santos, 305, próximo à Tamandaré. 

Atelier do Porto -  promover uma experiência sonora de Choro e Jazz, começando às 13h – Trav. Gurupá, 104, entre Dr. Malcher e Dr. Assis. 

A partir das 15h, o Fábrika Studio oferece pockets shows das bandas Navalha, D.S.T. e Irene - Rua Aristides Lobo, 122, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales.

No Atelier do Zoca, a partir das 15h30, tem show com o grupo “Roda de Choro”, seguido da música instrumental do grupo “Com a Corda Toda” – Rua Rodrigues dos Santos 181, entre Gurupá e Capitão Pedro Albuquerque.

Félix Robatto eletriza o Jardim Encantado da Casa Oiam, a partir das 16h - Trav. Piedade, 551, entre Tiradentes e Henrique Gurjão. 

Também às 16h, tem Marcelo Barreto no Lanche do Sírio – Rua 7 de Setembro, 391, próximo à Praça da Bandeira.

Na Discosaoleo, a banda Cais Virado mostra o repertório de seu novo e inédito disco, às 11h, depois tem Joana Marte, às 15h30 e em seguida, Leonardo Pratagy, às 17h – Campos Sales, 628, entre Riachuelo e General Gurjão.

E a partir das 17h, tem rock e outras misturas, no Studio Garden, que lança o projeto Mostra de Música Autoral, nos apresentando a banda Móbile Lunar - Rua Pres. Pernambuco, 277, entre Arcipreste e Gentil.

No Atelier da Drika, tem voz e violão com Marcos Campelo, a partir das 17h - Trav. Capitão Pedro Albuquerque, 300, entre Rodrigues dos Santos e Angelo Custódio.

O Fotoativa vem de “Som Boca da Noite”, trazendo a mistura de tambores e instrumentos de corda da banda “Os Mastodontes”, a partir das 19h. Um som pulsante e ao mesmo tempo melódico. A Associação Fotoativa Fica na Praça Barão do Guajará, 19.

E na laje da Morada Da Tribu, também a partir das 19h, rola show da Les Rita Pavone "Contra o Baixo Astral - Fora Temer” - Na Rua Carlos Gomes, 117, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales.

Pra quem tem fome

Feirinha da Vizinhança - A Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro da Campina vai oferecer a partir das 9h, na Feirinha da Vizinhança, lanche e comidas (bolos, sucos, água e refrigerantes, vatapá e maniçoba) – Pracinha da Igreja do Rosário, Rua Padre Prudêncio com Aristides Lobo.

Atelier do Porto - a partir das 11h tem a abertura da Cozinha do Atelier. Contato: (91) 8099-4110.

Atelier do Zoca – comidinhas e bebidinhas - Rua Rodrigues dos Santos 181, entre Gurupá e Capitão Pedro Albuquerque. A partir das 10h.

Bar do Rubão - Cardápio especial no Circular: pato o tucupi, pirarucu de forno e vatapá. Horário de abertura: 12h. Trav. Gurupá, 312, entre Cametá e Dr. Malcher. Contato: (91) 99122-4232.
Bar Fotoativa tem lanches e quitutes da Dona Dinah: bebidas, comida regional, doces e salgados. Praça das Mercês, 19. A partir das 9h. Contato: 3225-2754.

Casa Oiam - Pura Vida Truck (comidinhas deliciosas) - Trav. Piedade, 551, entre Tiradentes e Henrique Gurjão. Contato: (91) 2121 6509. A partir das 10h.

Da Tribu - Na Laje: comidinhas e bebidinhas - Rua Carlos Gomes, 117, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales. A partir das 9h. Contato: 98032-0415.

Frábrika – lanches e bebidinha - R. Aristides lobo, 122, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales. A partir das 15h. Contato: 3222-2820 / 9 8345-4337 (Tim e Whatsapp)

Jota Lanches - 9h às 18h - Lanches a partir de R$2,00. Rola vatapá, arroz de galinha, unha de caranguejo, lasanha, coxinha, sucos e refrigerantes. Frutuoso Guimarães, 571, quase esquina com Riachuelo.

Lanche do Sírio - Música Árabe. Comida árabe e lanche. Qualquer prato - R$ 20,00. Comida à vontade no buffet - R$ 35. Combo árabe - promoção Circular: 1 refri + sanduíche sírio + batata: R$ 12,00. Rua 7 de setembro, 312, próximo à Praça da Bandeira. A partir das 10h. Contato:(91) 98986 -8405

Restaurante Dona Joana – Comida 100% sem glúten. Trav. Campos Sales, 482, entre Aristides Lobo e Ó de Almeida. Cidade Velha. A partir das 11h. Contato: (91) 98819-5513.

Retiro da Sé - A partir das 11h30: Cardápio: Fillhote com crosta de castanha, Salmão com molho de maracujá, Filé ao molho madeira, Pernil com ervas, Caranguejo, Arroz de pato e mais os acompanhamentos. Rua Dr. Malcher, 21, entre Félix Roque e Pe. Champagnat, ao lado da Catedral da Sé. Cidade Velha. Contato: (091) 3085-3111.

Sinhá Pureza - 9h – Café da Manhã. 12h - Almoço da Sinhá (Lasanha de beringela e strogonoff de carne). Lanche da tarde: 16h30, com salgados e as pizzas. Rua Dr. Rodrigues dos Santos, 305, próximo à Tamandaré. Contatos: (91) 98138 0365/ 98091 6595 / 98907 3637.

Tapioquinha da Dona Clea – Café da manhã, almoço na calçada e lanche da tarde. Tv. Frutuoso Guimarães, 691, entre Carlos Gomes e General Gurjão. A partir das 7h.

Acompanhe o Circular na Internet

Facebook: ocircular /


Twitter: @circularbelem

Baixe o aplicativo Circular no Googleplay

Nenhum comentário: