29.8.16

Fotoativa abre a exposição "Alfabeto de Ficções"

Cynthia Cárdenas
A abertura conta com um compartilhamento de diálogos e experimentações internas de artistas participantes do Laboratório de Projetos – grupo de estudos, pesquisas e práticas artísticas da Fotoativa. Nesta quinta-feira, 1o de agosto, às 19h, na sede da Fotoativa.

O desafio de construir em meio às letras. A exposição traz histórias diversas que tomam como ponto de partida uma letra do alfabeto e reverberam de um ponto a outro da casa, que se tocam, se distanciam, se contaminam, se nutrem.

Mundos paralelos convergentes por entre ficções tecem narrativas. “O uso da palavra na arte contemporânea hoje entra nos processos e se formaliza na obra de arte, em diversas linguagens”, afirma Camila Fialho, gestora do projeto "A Palavra é o Limite, contemplado pelo Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística, 2016, através do Programa de Incentivo à Arte e à Cultura – SEIVA, Fundação Cultural do Estado do Pará.

Camila explica que os integrantes do laboratório receberam letras sorteadas aleatoriamente, e que permearam de alguma forma as obras que estarão em visitação ao público. “Nesse percurso criamos um livro coletivo, em que cada um passou a intervir, de forma compartilhada esse espaço em branco”, diz a pesquisadora em artes.

Evna Moura
Assim, Alfabeto de ficções nasce do encontro desse grupo flutuante de pessoas e linguagens e toma forma em um momento de retorno de atividades no Casarão da Fotoativa, propondo pensá-lo enquanto um grande livro aberto onde cada um se lança na escrita de uma página a partir de seu próprio trabalho. 

“Foi desafiador formar o processo a partir de uma letra. Percebi que tenho um processo mais visual, solitário, em que visualizo a palavra em si”, afirma a artista visual Débora Flor, que participará da exposição com a letra H com trabalhos em cianotipia.

E as letras se deslancham em palavras, e envolvem o público, como na obra do poeta e artista visual Marcílio Costa. Em carimbos de diversas formas, o visitante poderá compor seu próprio livro com traços do artista, em que o público é convidado a levar seu próprio suporte para construir o seu exemplar com carimbos de poemas e imagens. A troca será uma das performances que tomarão conta do casarão durante a abertura da exposição. 

Antonia Muniz
Além da ação performática para de Marcílio Costa, haverá performances de Marise Maués, de Anne Dias em colaboração com Anibal Pacha, e performance com caixa de lambe-lambe com Roberta Brandão e Jeff Moraes. 

Além deles, também participam da coletiva Adriele Silva da Silva, Antônia Muniz, Cinthya Marques, Cynthia Cárdenas, Débora Flor, Evna Moura, Irene Almeida, José Viana, Lorena Costa, Malu Teodoro, Marcílio Costa, Martín Pérez, Mayara La-Rocque, Marcílio Costa, Paula Giordano, Rodrigo José e Véronique Isabelle, com curadoria de Camila Fialho.

Serviço
Abertura da exposição ‘Alfabeto de Ficções’, com artistas em processo no ‘Laboratório de projetos Fotoativa’. Nesta quinta-feira, 1o setembro, às 19h, no Casarão sede da Fotoativa - Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém. Entrada franca. Mais informações em www.fotoativa.org.br.

Nenhum comentário: