26.8.16

Curupira reabre o semestre no Casarão do Boneco

Após uma pequena pausa, a turma do Casarão do Boneco está de volta com atividades culturais que serão desenvolvidas neste segundo semestre. Neste sábado, 27, a partir das 18h, tem Amostra Aí. Na programação, além de contação de história tem a apresentação de “Curupira” que há 17 anos em cartaz, é um dos espetáculos mais festejados da In Bust Teatro com Bonecos.

Trazendo o linguajar caboclo, com palavras como “mundeado”, “sumano”, entre outros, a história de "Curupira" mostra as traquinagens do moleque de pés virados para defender a floresta de um caçador meio sem noção, que além de pescar e caçar indiscriminadamente, também joga lixo por onde passa.

Além de engraçado, o espetáculo traz elementos da cultura paraense que ligam o público à cultura da região. Os personagens utilizam paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense e os bonecos são manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos e outros mais. 

O Amostra Aí também traz duas contações de histórias, “Gelin: a coruja e o lobo” e “Quem matou Honorato, o rato?”, com Vandiléia Foro e “Quirck para Crianças e Pessoas com Coração de Criança” com Pedro Olaia e Lucas Alberto.

As atividades do Casarão são realizadas pelos integrantes de grupos que compartilham o espaço. Além da In Bust Teatro com Bonecos, também participam das programações os Produtores Criativos, Causo Companhia, Sorteio de Contos, Projeto Vertigem, Cia de Teatro Madalenas, Vida de Circo, além do Dirigível e o Agapão já citados, e dos parceiros Bando de Atores Independentes, Desabusados Companhia, Coletivo Mergulho, Coletivo Mia Sombra. 

Realizando de forma independente as programações são financiadas pelos próprios grupos e pelo público frequente no Casarão, que conta ainda com apoios da Distribuidora Estrela do Norte, do Refrigerantes Refry, da Panificadora 16 de Novembro e do Blog Holofote Virtual.

Serviço
Amostra Aí – neste sábado, 26 de agosto. 18h: “Gelin: a coruja e o lobo” & “Quem matou Honorato, o rato?” com Vandiléia Foro. 19h: “Quirck para Crianças e Pessoas com Coração de Criança” com Pedro Olaia e Lucas Alberto. 19h: “Curupira” com In Bust Teatro com Bonecos. O Casarão do Boneco fica na Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas.

Nenhum comentário: