16.8.16

Inscrições abertas ao Festival de Cinema do Caeté

O III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté recebe inscrição de filmes até 30 de setembro. São aceitos  vários formatos, acesse o regulamento. O festival premiará filmes nacionais e estrangeiros , independentemente do formato de captação e do tempo de duração da obra, e mediante critérios de ordem artística, estética, poética, pedagógica, política, e social. As inscrições serão realizadas pelo e-mail: ficcacinema@gmail,com. Mais informações: (91) 988212419.

Realizado através do Jornal “TRIBUNA DO SALGADO”, o #FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté, se constitui num espaço democrático de debate sobre sociedade e cultura, onde a relação hierárquica é substituída pela construção colaborativa do conhecimento, a partir da troca de olhares, experiências e perspectivas que estimulam o interesse da comunidade na arte e na participação social.

Regulamento e ficha de inscrição disponíveis no site: http://www.tribunadosalgado.blogspot.com.br e no blog http://www.ficcafestival.blogspot.com.br. Além dos prêmio às categorias definidas no regulmaneto, o III FICCA concederá o “Grande Prêmio FICCA de Direitos Humanos” ao filme cuja narrativa seja sobre os direitos humanos, de juventude, mulheres, comunidades LGBTs, indígenas, e tradicionais, pescadores, e extrativistas, realizados com um caráter político e pedagógico, e que sejam suportes em projetos de escolas e comunidades públicas.

O festival tem a coordenação do autodenominado Carpinteiro de Poesia Francisco Weyl, diretor do Jornal "Tribuna do SALGADO", pela via do qual o FICCA é realizado. Mestre em Artes, Especialista em Semiótica - pela UFPa; Bacharel em Cinema e Vídeo (ESAP / Portugal), Weyl coordena e colabora com projetos educativos de intervenção artística e social. 

Poeta, realizador, cineclubista, e professor, Weyl ministrou aulas de arte, estética, comunicação, e antropologia da imagem, no Brasil (UFPa, FAP, IESAM – em Belém); em Cabo Verde (UNIPIAGET); e no ensino médio em Portugal (Escola Profissional da Região do Alentejo-EPRAL). A produção é dos fotógrafos, criadores e artistas visuais SAN MARCELO e DRI TRINDADE

Premiação
  • Grande Prêmio do JURI (Concedido pela Comissão Oficial de Juris pela sua qualidade estética, técnica, artística e política, em geral);
  • Prêmio do Juri Popular (Critério livre, concedido a partir de votação popular);
  • Prêmio Imagem-Tempo (abrange as categorias: cenografia, figurino, fotografia, maquiagem);
  • Prêmio Imagem-Movimento (abrange trilha sonora, montagem, roteiro, direção);
  • Prêmio Experimental (abrange animação, videoclips, e outras experiências audiovisuais).
  • Grande Prêmio FICCA de Direitos Humanos

Comissão de Juris Oficial
  • Presidida pelo cineasta SÉRGIO SANTEIRO, a Comissão dos Juris Oficial é constituída pelo jornalista Francisco Weyl;  pelo realizador e fotógrafo San Marcelo;  e pela fotógrafa e produtora cultural Dri Trindade.
Minicursos e Rodas de Conversas
  • Além das mostras competitivas, o #FICCA organizará diálogos temáticos, rodas de conversas, minicursos, sendo que todos estes eventos serão certificados pela Universidade Federal do Pará – Campus Bragança.

Homenagens
  • Este ano, o FICCA vai homenagear o cinema africano, particularmente o cinema de Cabo Verde, com a exposição sobre as obras dos realizadores Júlio Silvão (Cabo Verde), e João Sodré (Portugal), convidados do festival.

Parceiros
  • Universidade Federal do Pará – Campus Bragança / Fundação de Telecomunicações do Pará - FUNTELPA / Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança / Projeto Aluno Repórter / Programa #TÔNAREDE / Fundação Educadora de Comunicação de Bragança

Apoios
  • Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE / Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde / Hotéis: Aruans Casarão / Solar do Caeté / Alternativo ; Palace.

Nenhum comentário: