11.8.16

UFPA discute “Trânsitos de Gênero e Teoria Queer"

Pesquisador do Instituto Universitário de Lisboa, da área de gênero e sexualidades, o Prof. Doutor João Manuel de Oliveira está em Belém para realizar a palestra “Trânsitos de Gênero e Teoria Queer: Vespas, orquídeas e rizomas”. Dia 18 de agosto, às 15h30, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMC) da Ufpa, a convite da profa. Maria Brito do programa de pós-graduação daquele instituto.

João Manuel Oliveira pesquisa sobre teoria feminista queer pósestruturalista, epistemologias críticas e análise dos discursos sociais, nomeadamente sobre discriminação, cidadania sexual, normas de género, heteronormatividade e homonormatividade, áreas sobre as quais tem publicado em livros e revistas portuguesas e internacionais.  É doutor em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL com formação pós-doutoral na Universidade do Minho, Universidade do Porto e ISCTE-IUL. 

A conferência foi pensada de forma a construir pensamentos sobre gênero baseado numa ideia de trânsito (por oposição à fixidez e permanência) e consiste em considerar o gênero a partir das viagens e micro viagens que se fazem quando são realizadas performances de gênero, um gênero que se vai fazendo. Assim, recorrer à ideia do devir homem ou mulher ou outrx parece ser um caminho que salienta a diversidade e a potência do gênero e que pode contornar alguma dimensão mais fortemente normativa.

“Tomando os múltiplos gêneros que vamos habitando ao longo de um dia, esta proposta conceitual se fundamenta nas micropolíticas da inconformidade e da inconstância”, adianta o professor João Oliveira, que tem publicado em livros e revistas portuguesas e internacionais.

João Manuel de Oliveira também é Investigador auxiliar no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, no domínio dos estudos de género e das sexualidades e atualmente é coordenador da linha de investigação Género, Sexualidades e Interseccionalidade.



Investigador visitante no Birkbeck College da Universidade de Londres e na Universidade Federal da Bahia, ele tem participado em projetos de investigação financiados pela FCT, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e pela Comissão Europeia sobre cidadania sexual das lésbicas em Portugal, discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género, elites discriminadas, mulheres na ciência, entre outros. 

Consultor artístico e dramatúrgico em vários espetáculos e projetos de pesquisa nas artes performativas e na dança contemporânea, nomeadamente com coreógrafos/as como Francisco Camacho e Carlota Lagido, João Manuel Oliveira escreve regularmente sobre criação artística contemporânea. Atualmente é membro do comité editorial das revistas Feminism & Psychology, Ex Aequo e LES-Online.

Serviço
Conferência “Trânsitos de Gênero e Teoria Queer: Vespas, orquídeas e rizomas”. Dia 18 de agosto, às 15h30. Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/Ufpa). Ufpa/Campus Guamá, Portão 1 - próximo à Prefeitura. Contatos: (71) 71-992386899 (WPP) e  981910203. Contato preferencial (email): joao.m.oliveira@gmail.com

Nenhum comentário: