30.8.16

Feira da Beira traz arte às margens do Rio Guamá

O pano de fundo é a Baía do Guajará envolvida pelas energias da Lua Nova. Já tradicional na história do Curro Velho, a Feira da Beira, nesta sexta-feira, 2, inicia às 17h, trazendo uma programação diversificada, com resultados de oficinas e produções independentes. Entrada Franca.

A programação traz uma atmosfera de "convívio, troca de ideias, valores, expressão e representação estética do acontecimento em arte”, como diz Walter Figueiredo, diretor de Interação Cultural da Fundação Cultural do Pará (FCP), que promove o evento. 

No final da tarde, o público já chega pra conferir a Mostra das Oficinas de violão, teclado e canto popular. Na sequência, veremos um pouco das vivências de Carimbó dentro do espaço Curro Velho. E em todo o prédio será possível conferir a Exposição de Artes Visuais, com o resultado das Oficinas Curro Velho, além da tão esperada feirinha de produtos artístico-culturais.

Nas artes cênicas, a programação apresenta “Os 7 desafios de João”, espetáculo de iniciação artística encenado pelos participantes das oficinas de teatro. 

Na mesma linguagem, o Projeto Camapu exibe a peça “Borbô, o Espetáculo da Transformação”, teatro de marionetes que aborda o tema da mutação natural, da transformação da lagarta em borboleta.

Na música, o show do projeto Pará-Caribe e Quarteto K-Ximbinho, vai expor o resultado dos laboratórios de criação musical. O projeto consiste na troca de experiência com os ritmos paraenses e caribenhos, onde se tem o foco na criação, criatividade e em um fazer musical intenso. O trabalho foca num repertório autoral e oferece aprendizado em contrabaixo, banjo, instrumentos de sopro, percussão e canto, destinado a músicos profissionais e estudantes de música.

Um dos momentos mais esperados do evento é o Desfile de Figurinos - Design e Estampa com Técnica de Gravura em Tecido “Estética da Sedução”, que vai apresentar os trabalhos desenvolvidos durante as oficinas de gravura em tecido, ministradas pela artista e professora Carla Beltrão.

Nego Jó faz show de pré-lançamento de CD 

Um momento especial onde o público vai conhecer um pouco do balanço e do swing de Nego Jó e banda que farão um show de pré-lançamento do CD “E Aí Negão?”, um trabalho autoral e de “letras simples em melodias dançantes”, como detalha o próprio artista.  

“É um trabalho pop, com muito reggae, rock, ska e black music. É para quem gosta de dançar”, diz Nego Jó. A banda é forma por Thiago Belém (bateria); Augusto “Babu” Castro (baixo) e Nego Jó (teclado e trombone).

Sobre o projeto Feira da Beira, Nego Jó, que já foi instrutor de teclado nas oficinas Curro Velho, diz que o momento é uma oportunidade para a comunidade do entorno, menos favorecida pelas programações culturais da cidade, conhecer um pouco do que é a produção cultural do Curro Velho. “É um momento de miscigenação cultural e integração das artes que fazem esse circuito”, diz.

Música caribenha, carimbó, guitarrada, merengue, lambada e um pouco de MPB. É o projeto Pedrinho Callado e Coletivo Carimbada, que encerra a noite, reunindo diversos artistas de expressão regional. “São ritmos que traduzem a cultura paraense, numa verdadeira 'policromia musical'. E tem tudo a ver com a Feira da Beira, um projeto que congrega várias possibilidades, de expressão da identidade, linguagem artística e economia da cultura. A Feira agrega e expande. O público que vai pelo artesanato, conhece a música e vice-versa”, destaca  Pedrinho Callado.

Programação

17h – Mostra das Oficinas de Violão, Canto Popular e Teclado
18h – Resultado de Vivências de Carimbó
18h30 – Os 7 Desafios de João – EspetáculoTeatral de Iniciação Artística
18h30 – Estética da Sedução - Desfile de Figurinos. Design e Estampa com Técnica de Gravura em Tecido
19h – Show Pará-Caribe e o Quarteto K-Ximbinho. Resultado dos laboratórios de criação musical
20h - Borbô, o Espetáculo da Transformação – Teatro de Marionetes – Projeto Camapu
21h30 – Pré-Lançamento do CD Nego Jó e Banda E Aí Negão?
22h30 - Show de Pedrinho Callado e Coletivo Carimbada

Nenhum comentário: