16.8.16

Rafael Lima no por do sol e lua cheia de Algodoal

Rafael Lima embala a ilha de Algodoal, nesta sexta-feira, 19, acompanhado de seu violão e interpretando canções de seu repertório autoral, destacando principalmente os dois últimos CDs, "Nomade" e "Cantatas de Embate". O músico  promete também alguns carimbós dos nativos da ilha de Maiandeua, ilustrado a primeira lua cheia de agosto,  que começa seu ciclo nesta quinta, 18, véspera do show.

É a primeira vez que Rafael Lima vai se apresentar, oficialmente, em Algodoal. Já foram muitas as tocadas, de maneira informal. "Imagine, que muito som ja rolou, já cantei, serestei muito por lá, mas sempre informalmente, com os amigos. Formalmente, esta será a primeira de uma serie de várias", diz o músico.

A apresentação será realizada ao cair da tarde, com o por do sol e se os anjos conspirarem a favor, será acesa uma fogueira em frente ao Espaço Cultural  Princesinha de Algodoal , é o que garante a proprietária do Espaço, Marcinha Nunes. "Há muito tempo que eu vinha namorando uma ‘tocata’ de Rafael Lima,  aqui em Algodoal,  mas só agora, finalmente, vamos poder realizar esse evento", diz ela.

Música e mar para seguir pesquisa de ladainhas

Algodoal servirá como uma pausa no trabalho que Rafael vem fazendo, na região do Marajó,  mais especificamente em Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras, onde o músico vem pesquisando  as tradicionais ladainhas oriundas do arquipélago Marajoara. 

Aprovado pela Fundação Cultural do Pará, via Casa das Artes, que na verdade é o antigo IAP,  o projeto das ladainhas vem colhendo material no Marajó. "Estamos conversando, gravando com mestres e mestras rezadores e rezadeiras, com vias a fazer um registro de pelo menos, 10 rezas/ladainhas, haja vista que essa tradição é uma tradição oral, e aos poucos vai se perdendo no corre-corre dos dias atuais", diz Rafael.

Ele ressalta que não será exatamente um resgate histórico, mas que irá contribuir pra que algumas dessas ladainhas, rezas e autênticas venham a ser preservadas, através de um registro com nível técnico profissional.

"Queremos algo decente, digamos assim, até porque, outros músicos, aqui em Belém, já o fizeram com bastante competência, como é o caso do nosso querido Luis Pardal, entre outros, que é o caso do ‘Encomendamento das almas’, acho q saído entre 1995 1996, se não me falha a memória, também numa iniciativa do antigo Instituto das Artes do Para", comenta o artista.

Serviço
Show Emaranhado. Dia 19 de agosto, a partir das 17h, no Espaço Cultural Princesinha de Algodoal. Praia da Princesa, na Ilha de Maiandeua - Pará.

Nenhum comentário: