11.8.16

Kamara Kó lança Projeto “Minha Primeira Obra”

Partindo do conceito de que a obra é para apreciar e também ser adquirida, a Kamara Kó lança o projeto “Minha Primeira Obra”, que incentiva a formação de novos colecionadores de arte, pesquisadores e público em geral amantes de arte. A abertura é dia 18 de agosto, às 19h.

Criada com objetivo de ser um interlocutor na aquisição de obras artísticas, assessorando clientes interessados em desenvolver os conhecimentos para uma boa apreciação da arte fotográfica, a Kamara Kó reúne, hoje, em seu quadro, artistas premiados e renomados nacional e internacionalmente. 

Com participação em salões de arte e mostras coletivas, possuem obras em acervos importantes de museus de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Nova York, Paris etc. 

Obras criadas em linguagens, técnicas e suportes distintos, a produção desses artistas oferece uma rica e peculiar diversidade. São imagens urbanas, documentais, abstratas, humanas, universais e utilizando técnicas diversas como várias formas de expressão de artes visuais contemporânea. 

Quem são eles e quais obras na mostra

A iniciativa da Kamara Kó vai reunir em cada edição quatro artistas, que terão três de suas obras, ofertadas ao público, com desconto a partir de 30% somente nas tiragens em exposição. Na mostra de lançamento, estão trabalhos de Alexandre Sequeira, Keyla Sobral, Miguel Chikaoka e Pedro Cunha.  

Alexandre Sequeira traz um vasto currículo na área de Artes Visuais desenvolve trabalhos em fotografia e participou de exposições no Brasil e exterior, o qual se pode destacar “Une Certaine Amazonie” na França; Bienal Internacional de Fotografia de Liège/ Bélgica; “Quatro Artistas Brasileiros” Engrame/ Canadá e Projeto Portfólio em São Paulo/Brasil entre outros.

Das obras do artista Alexandre Sequeira, que compõe a exposição, encontram-se três imagens inéditas da série “O tempo das coisas” produzidas em 2015, todas em sua primeira tiragem sendo exibidas pela primeira vez, extraordinariamente, em “Minha Primeira Obra”.

O público também vai poder conferir e adquirir as produções de desenhos em nanquim e o luminoso em Led da série “Eis aqui o silêncio que me povoa”, de Keyla Sobral, que irão compor o cenário da exposição. 

Keyla Sobral, artista Visual, com formação em comunicação e publicidade, já editou a revista eletrônica Não-Lugar (www.naolugar.com.br) e participa ativamente da vida cultural da cidade, em mostras coletivas e individuais, assim como em eventos fora de Belém. Participou e foi premiada em diversos salões de arte. 

Miguel Chikaoka dispensa apresentações para muitos, mas vale ressaltar que ele nasceu em Registro (SP), morou na França, iniciando sua atividade com a fotografia, mas assentou raízes em Be¬lém (PA), onde a mais de 35 anos desenvolve um trabalho pedagógico que se tornou referencial no Brasil. 

É também pesquisador persistente do campo da imagem e da luz, e sua atuação como professor está imersa em uma poéti¬ca que se estende, de modo orgânico, à sua produção fotográfica. Mas, possivelmente por se dedicar integralmente à atividade pe-dagógica, Chikaoka pouco apresenta sua imensa produção autoral propriamente dita, aos cuidados da Kamara Kó Fotografias.

Em “Minha Primeira Obra”, Miguel no trás obras em preto e branco com sobreposição em negativos, produzidas nos anos 90, os quais, além de premiadas, pertencem também ao acervo do Museu Casa das Onze Janelas (PA).

Em Pedro Cunha, mostram-se os traços urbanos impressos em suas obras. Entra elas, "Estava lá em 2007" e "Encontros da série Continua na minha memória”, além de We are de “Urbana Íris”, produzidas entre 2007 e 2013. 

Inquieto, andante, Pedro executa outros movimentos, mistura-se à veloz multidão urbana, imprimindo a si mesmo o lento ritmo de quem, atento, percebe o passo quase inaudível daquele que caminha pelas ruas, centrado em si, habituado à paisagem, aos corriqueiros deslocamentos. 

O artista já participou de salões como Salão Arte Pará (Fundação Romulo Maiorana, Belém, 2007); Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (RBA, Belém, 2013 e 2015); Pará cartografias contemporâneas (SESC São Paulo, 2009); O olhar que vem da terra (Galeria Virgílio, São Paulo, 2012); Além de um lugar (Caixa Cultural, Brasília, 2014), entre outras. 

Serviço
Abertura da Mostra do Projeto “Minha Primeira Obra”. Dia 18 de agosto, às 19h, na Kamara Kó – Galeria – Travessa Frutuoso Guimarães, 611 – entre General Gurjão e Riachuelo. Bairro da Campina.  Fone: Telefone: 3261-4809.

Mais informações

Nenhum comentário: