12.8.16

"Universo de Si" traz Identidade, canto e fotografia

Shamara Fragoso
Os sons e imagens do próprio corpo, mesmo aqueles já esquecidos, fazem parte do que somos. Em um passeio pela própria identidade esta edição do Fotoativa Portas Abertas traz o Universo de Si: canto e fotografia, uma experimentação de som e imagem que vai se estender ao público na quinta-feira (18), às 19h, com uma performance sonora interativa, bate-papo e pocket show. 

A mostra é resultado de uma vivência de dois meses, realizada no Casulo Cultural, espaço de arte independente, com dinâmicas técnicas e intuitivas abordando a própria identidade utilizando expressões de canto e fotografia. “Foram momentos de investigação de si mesmo, procurando ouvir a sua voz e a voz do outro. Procurando enxergar o mundo de olhos vendados”, afirma a jornalista e idealizadora da experiência, Yvana Crizanto.

A experimentação reuniu professores, fotógrafos, músicos, artistas e criativos que se desafiaram a investigar a si mesmo. As práticas de fotografia foram aliadas a exercícios de canto, como forma de motivar o conhecimento da voz, hoje acessória em um mundo moderno de teclados de smartphones. 

O projeto trabalha relações com o uso da voz e da imagem no contexto atual, de revolução da tecnologia. Uma proposta alinhada ao nosso tempo, em que as culturas digitais supervalorizam a imagem, e possibilitam uma onda de informações constantes e instantâneas. Com o aparato de dispositivos móveis que mantêm a todos conectados sempre, cada vez menos se confronta com o contato direto, pessoal, com a voz, com a luz.

Rafael Sales
O despertar da voz no corpo e como expressão de si moveu diversas dinâmicas ao longo da experimentação, como formas de provocar a audição destes sons, reconhecê-los, relacioná-los e observar o impacto que causam na construção da própria identidade e convívio social. Quais seriam os primeiros ruídos e imagens que registramos conscientes e quais emoções trazem consigo. 

Toda a experiência foi registrada em imagens, áudios e vídeos, e uma mostra criativa que contou com a participação do público: tudo está compartilhado na exposição. O processo teve participação da professora de canto, Angela Rika, e da artista visual Renata Aguiar. “Compreender o corpo, a voz, como portador dessa ferramenta e associá-lo à fotografia foi um desafio”, expoe Angela.

Conexões

Elton Lobão
A experimentação também faz parte do estudo “Universo de si: o canto e a fotografia como fontes de identidade”, de Yvana Crizanto, apresentado no II Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, nem junho, no PPGARTES/UFPA, como uma forma de intercâmbio com o saber acadêmico. O projeto tem a identidade como foco, utilizando-se das duas expressões e suas conexões para uma vivência sensorial que será também de um artigo científico sobre a experiência. 

“Vamos passear em diálogos mais remotos, como com a infância em que se canta e registra o mundo sem compromissos estéticos”, afirma Yvana. Paisagens sonoras, canções de afeto, imagens registradas sem uso de câmera foram algumas das abordagens da experiência.

No Fotoativa Portas Abertas o Casarão das Mercês receberá experimentação sonora e também um bate-papo, para ampliar o debate sobre arte, identidade e as conexões de canto e fotografia. Para fechar a noite, um pocket show com participação especial da banda Chuvas e Cataventos. O público pode conhecer a ideia também na exposição fotográfica-sonora que traz autorretratos e registros de tardes de conversas, exercícios de respiração, trocas, em uma experiência sensorial. A expo estará aberta para visitação no próximo Circular Campina-Cidade Velha, no dia 21, no Casulo Cultural.

Serviço
Fotoativa Portas Abertas com Universo de Si: canto e fotografia, dia 18.08, às 19h, no Casarão Fotoativa – praça das Mercês. Exposição Universo de Si Canto e Fotgrafia, dia 21/08, das 9 às 16h, no Casulo Cultural – Frutuoso Guimarães, 562, esq. Com Riachuelo -  no Circular Campina Cidade Velha. Participe dos diálogos sobre o tema no blog www.universodesi.wordpress.com

Nenhum comentário: