11.8.16

Festival Se Rasgum toca a música paraense no Rio

Felipe Cordeiro
Brega, pop, guitarrada, tecno, instrumental, carimbó são sonoridades que vão marcar uma noite paraense em terras cariocas. A pluralidade da música do Pará, aclamada no Brasil e internacionalmente, agora aporta no Rio de Janeiro, no período festivo trazido pelas Olimpíadas e Paralimpiadas 2016. A Se Rasgum Produções, empresa que produz há 10 anos o Festival Se Rasgum em Belém, realiza uma edição especial, o “Festival Se Rasgum nas Olimpíadas”, no dia 17 de setembro na Fundição Progresso, com entrada gratuita. Este projeto integra a Mostra Funarte de Festivais de Música nas Olimpíadas.

A festa é gratuita e terá cinco shows com dez atrações do Pará na Lapa. O evento foi aprovado pelo edital Mostra Funarte de Festivais de Música nas Olimpíadas. A marca do show será uma verdadeira mistura sonora, com encontros inéditos e parcerias que já existem dentro e fora de estúdio, além de promover o encontro de gerações. 

A história e a música tradicional paraense estarão vivas no show de Pinduca; Manoel Cordeiro, que apresentam carimbó com roupagem contemporânea. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez em 2016, na produção do 36o disco de carreira de Pinduca, uma bela compilação dos clássicos de carimbós, comacheiras e siriás que marcaram a carreira do cantor. 

Pio Lobato
A guitarrada, outro ritmo típico do norte do Brasil, soa forte no encontro de Félix Robatto & Pio Lobato, que farão uma homenagem ao Mestre Vieira, criador do ritmo. Os dois guitarristas - e pesquisadores da música latino-americana - mostram seus trabalhos de lambada, cumbia, tecnoguitarradas e outras vertentes com o suingue da guitarra paraense.

No festival, a poesia nortista de encantados e da vivência urbana estarão no show de Toni Soares & Ana Clara. Ele é um veterano na música paraense, pesquisador de ritmos tradicionais e propulsor da marujada de Bragança, sua cidade natal. As letras de Toni já encantaram multidões no Arraial do Pavulagem e foram gravadas por vários artistas. 

Uma delas é Ana Clara, que deu seu toque agridoce de rock, pop e profundidade dramática no primeiro disco, lançado em 2015, com estética jovem mas com maturidade musical. Desde então, a parceria dos dois já rendeu participações em shows e pela primeira vez dividem o palco num momento rico que mostra a singularidade da poética amazônica.

Ana Clara
Quem faz pop com traços da música paraense são os jovens Felipe Cordeiro & Luê, que participam da festa. O show contempla o trabalho já consagrado dos dois cantores e instrumentistas, mostrando como soa o experimentalismo de sonoridades e batuques regionais com pop, rock, progressivo de um lado, e lambada, guitarrada, marujada e toadas de boi do outro. 

Pluralizando ainda mais a noite, Strobo & Jaloo fazem um show eletrônico com influências da música tecno paraense e mundial. O instrumental da Strobo experimenta com programações e efeitos de guitarra e bateria que, nesta noite, encontram as batidas criadas por Jaloo, com estética essencialmente brega pop.

Misturas do Pará – A música paraense vêm protagonizando uma explosão criativa desde a primeira década do século XXI, tendo o Festival Se Rasgum grande participação como mostra que incentiva e impulsiona a variedade sonora desse estado. 

Em mais de 10 anos promovendo a música paraense em Belém, o Festival é uma das principais vitrines contemporâneas produzidas na Amazônia, peculiar pela sua regionalidade e originalidade nos flertes com gêneros universais. Artistas paraenses que se destacaram nos últimos anos no cenário nacional já passaram pelo palco do Festival Se Rasgum ao longo de suas dez edições, incluindo Gaby Amarantos, Mestre Vieira, Gang do Eletro, Felipe Cordeiro, Jaloo, Strobo e muitos outros.

Strobo
Uma das principais características do Festival é a de propor shows exclusivos, colocando dois artistas no palco que, mesmo que sejam de gerações e estilos musicais distintos, formam uma unidade para a apresentação. 

Em suas edições, o Festival Se Rasgum já uniu no mesmo palco shows como Violeta de Outono (SP) e Pio Lobato (PA), Mestre Vieira (PA) e João Erbetta (SP), Leoni (RJ) e Suzana Flag (PA), Proe.FX (PA) e Arcanjo Ras (SP), Odair José (GO) e Dead Lover’s Twisted Heart (MG), Los Porongas (AC) e Dado Villa-Lobos (RJ) etc. 

E seguindo esse formato de proposta artística, o Festival Se Rasgum fará a união de artistas paraenses no mesmo palco, tornando essa experiência ainda mais intensa e colocando alguns dos principais gêneros musicais do Pará se apresentando em um show exclusivo, unindo artistas que dialoguem entre si e de diferentes gerações.

Jaloo
Mostra de Festivais - O Se Rasgum integra a programação cultural do rio de Janeiro durante o período das Paraolimpíadas. No espaço da Fundição Progresso passará a música dos cinco cantos do País. 

Seis festivais que representam todas as regiões brasileiras vão participar da Mostra Funarte de Festivais de Música nas Olimpíadas, com shows que contemplam toda a variedade sonora da cultura nacional. 

Da região Sudeste, o selecionado foi “O Menor Festival de Jazz do Mundo”, da região Centro-Oeste o representante é o “Festival Vaca Amarela” e do Sul o “Morrostock”. 

Do Nordeste, foram selecionados o “Festival Coco de Nóis e do Mundo” e o festival “A Hora do Coco” e do Norte o “Festival Se Rasgum”. Cada um com uma programação diferente e gratuita, os eventos serão apresentados no mês de setembro, no período das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro. A mostra realizada pela Funarte é realizada de 6 a 17 de setembro, às terças, sextas e sábados, a partir de 19h.

Festival Se Rasgum nas Olimpíadas
17 de setembro, a partir de 22h
Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa
Entrada gratuita

Palco Arena
22h - Toni Soares & Ana Clara
00h - Pinduca & Manoel Cordeiro
02h - Felipe Cordeiro & Luê

Palco São Sebastião
23h - Strobo & Jaloo
01h - Félix Robatto & Pio Lobato

Nenhum comentário: