24.8.16

Iacitatá: debater a cultura alimentar como direito

A I Jornada ID - Iacitatá Dialoga será realizada de hoje (24) a sexta-feira (26), com participação de vários profissionais e pesquisadores ligados à área,  no novo endereço do Iacitatá -  Instituto Amazônia Viva, localizado na Rua Siqueira Mendes, no Complexo Feliz Lusitania.

A ideia é que, por meio de atividades culturais, socioambientais e educativas, seja cada vez mais fortalecida a nossa história de produção de conhecimento de mais de 15 mil anos. Surge assim um projeto da Amazônia, feito na Amazônia, com saberes amazônicos em diálogos e produção intelectual inovadores, para a Amazônia e da floresta para o mundo. O Iacitatá Dialoga traz estes e vários para as rodas que envovlerão temas da Cultura Alimentar: Patrimônio Cultural, Diversidade Biológica e Agroecologia.

Hoje (24), o assunto da mesa é Soberania Alimentar na Amazônia: Cultura, direto à Terra e Diversidade Biológica, que terá participação da Procuradora do Ministério Público do Pará, Eliane Moreira, reconhecida a nível internacional por sua atuação na área ambiental e no Grupo de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais, na UFPA.

Também participam a pensadora e ativista Tainá Marajoara,  fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá, membro da UPMS - Cultura, Universidade Popular dos Movimentos Sociais; e Conselheira Nacional de Cultura Alimentar; e Ulisses Manaças, liderança regional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

No dia  25, quinta-feira, o tema é Organização Comunitária, agroecologia e sociobiodiversidade, que traz como convidados, Carlos Ramos, Engenheiro Florestal – Estuário Serviços Ambientais - Organização Comunitária e Produtos da Sociobiodiversidade.

Também são convidados, Tarcísio Feitosa, representando o Fórum Paraense de Combate aos Agrotóxicos, falando sobre os Impactos dos Agrotóxicos no Pará e Violação de Direitos); e a Dra. Tatiana Sá, da Associação Brasileira de Agroecologoia e coordenadora do Núcleo Puxirum de Agroecologia, uma das iniciativas agroecológicas mais bem sucedidas do país. 

No último dia, sexta-feira, 26, é a vez do Carimbó entrar na Roda de Conversa, organizada em parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural, dedicada ao Centenário Mestre Verequete. 

Haverá a exibição do filme Chama Verequete e um bate papo com o seu realizador Luiz Arnaldo, com Issac Loureiro, Coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural e com o Historiador e Escritor João Lúcio Mazzini. As rodas de conversa serão mediadas pelos sócioeducadores e gestores culturais Lorena Moreira e Abel Lins. 

Uma barricada de utopias em defesa da vida! É assim que o Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá se define e ruma na direção de propostas inovadoras e garantidoras de direitos a partir da cultura alimentar. Entre elas estão a promoção e proteção do conhecimento produzido na Amazônia, a conservação da diversidade biológica, o direito humano à alimentação adequada e a proteção do patrimônio cultural e genético, combatendo a biopirataria alimentar e apropriação cultural sobre os povos indígenas e comunidades tradicionais.

Serviço 
ID - Iacitatá Dialoga. Patrimônio Cultural: Cultura Alimentar, Agroecologia e Diversidade Biológica. Nos dias 24,25 e 26, das 19h as 21h. Iacitatá - Praça Frei Caetano Brandão, 284. Complexo Feliz Lusitânia. Cidade Velha. Belém-PA. Atividade Gratuita.

Nenhum comentário: