16.4.09

In Bust leva espetáculos para comunidades de bairros distantes do centro urbano e região das ilhas

Neste sábado o In Bust sai do Casarão do Boneco e vai para a Comunidade São Cosme e Damião, no bairro do Jurunas, que prepara-se para uma manhã de sábado especial. É lá que o grupo inicia mais um projeto, o “Sábado Comunidade - Teatro com Bonecos para Todas as Idades”, que vai acontecer alternadamente aos já consagrados sábados de teatro no Casarão do Boneco em sete comunidades da Belém e região das ilhas, com patrocínio do Banco da Amazônia.

Na comunidade São Cosme e Damião, que existe há mais ou menos cem anos, moram entre 1.500 e 1.600 famílias. De acordo com uma das coordenadoras da associação da comunidade, Ana Cláudia Monteiro, a maioria das pessoas que moram lá nunca teve contato com o teatro. Mas cerca de 10 crianças já participaram de ações no Casarão do Boneco, surgindo aí a idéia de levar um espetáculo para o bairro. “Estão todos ansiosos para ver o espetáculo e participar da programação, pois como a maioria da população da comunidade nunca teve oportunidade de ver um espetáculo, tudo está sendo uma novidade”, diz Ana Cláudia Monteiro.

Quanto mais o grupo circula, mais identifica a necessidade de dar acesso à arte a todo e qualquer indivíduo, independente de idade, sexo, crença, situação financeira ou política. Ao alterar o estado de humor da platéia, induzindo-a ao imaginário, às vezes esquecido, o In Bust transmuta e sobrepuja a realidade palpável por outra, imaginária, mas não menos real. Assim, o grupo vem deixa marcas que transpõem o fim o espetáculo, gerando um novo conhecimento e impregnando o dia a dia das pessoas.

Apresentação será um espetáculo-aula

Neste novo projeto, as apresentações dos espetáculos serão precedidas de uma ação que faz o diferencial do grupo. Serão conduzidas pelo grupo como um espetáculo-aula. “A intenção é estender ao público o conhecimento de todo processo sobre o trabalho do In Bust. Assim, haverá antes da apresentação, uma exposição sobre a metodologia de montagem, os elementos que envolvem a dramaturgia desta linguagem e os princípios básicos do trabalho deste grupo com distribuição de um material gráfico que apoiará esta atividade”, explicam os integrantes do In Bust, Aníbal Pacha, Paulo Ricardo Nascimento, Adriana Cruz e Cristina Costa.

Após cada apresentação, o público ainda poderá conversar com os integrantes do In Bust, permitindo assim um retorno à experiência vivida por eles. Além disso, o público terá a chance de pegar os bonecos e descobrir que é possível também trabalhar com eles.

Durante todo o projeto serão utilizados três dos espetáculos do repertório do In Bust: Curupira – 10 Milhões de Nós, que inicia o projeto, neste sábado, Fio de Pão – A Lenda da Cobra Norato e Os 12 Trabalhos de Hércules. Os dois primeiros contam lendas amazônicas, a Cobra Norato e o Curupira, utilizando elementos simples, de referência popular e personagens que de tão familiares podem ser nossos parentes ou vizinhos. O terceiro apresenta a saga do herói mitológico através de bonecos de sucata plástica reciclada. Em todos, o público diverte-se e, acima de tudo, dá novos significados a ações cotidianas.

Patrocínio Cultural -
O Banco da Amazônia acreditou e aposta no projeto, dando exemplo. “É interessante para o Banco da Amazônia ser parceiro deste projeto, haja vista o mesmo ter perfeita concordância com sua missão de fomentar a cultura regional, agregando com isso valor a sua marca, ao tempo que com a parceria proporciona momentos de lazer, através da cultura, às comunidades atendidas”, afirmação da Gerência de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia.

Com o patrocínio do Banco da Amazônia, o projeto chegará a sete comunidades que ficam, além de no bairro do Jurunas, na Cidade Velha e Telégrafo, e na ilha do Combú, com duas apresentações previstas, ilha da Boa Vista e do Maracujá, e ainda no município de Ananindeua.

Na região das ilhas, o projeto conta com o apoio do Mova – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, uma ação da SEMEC – Secretaria Municipal de Educação que visa a alfabetização de adultos e cria bases de atuação em Comunidades e Centros Comunitários de Belém. E 2008, o MOVA iniciou trabalho de infra-estrutura de transporte fluvial e intermediação dos contatos com as comunidades das ilhas e, a partir daí, se tornou parceiro em potencial ao projeto do In Bust.

Serviço - Projeto “Sábado Comunidade, Teatro para Todas as Idades”. Na Arena do Osvaldo – Comunidade Cosme e Damião - Endereço: Rua Osvaldo de Caldas Brito s/n com Av. Bernardo Sayão. Neste sábado, 18, a partir das 9h, com apresentação do espetáculo “O Curupira”, do grupo In Bust. Patrocínio Banco da Amazônia. Mais informações: 3242.8637/9197.6401.

Um comentário:

GenteSerpiente Títeres disse...

Amigos de IN BUST: les escribimos desde Bogotá Colombia con mucho amor, recordando los bellos momentos que pasamos en Belén, en ese maravilloso Casarao do Boneco!
Besos y Abrazos, de la GENTESERPIENTE: FAN #1 de IN BUST!