28.10.09

Dossiê Rê Bordosa no Dia Internacional da Animação

Personagens “reais”, que se confundem a acontecimentos inverossímeis. Em off, duas vozes narram a história ao melhor estilo de O Bandido da Luz Vermelha. A técnica utilizada é o stop-motion.

A surpreendente animação de César Cabral, Dossiê Rê Bordosa, é uma das mais aguardadas para hoje, na sessão do Dia Internacinal da Animação, que acontece em Belém, no Instituto de Artes do Pará, a partir das 19h.

Digo que é surpreendente, mas não devo revelar o porquê para não perder a graça. O curta é um documentário fictício sobre o assassinato da mais famosa personagem de Angeli, tendo sido praticado pelo próprio autor.

No início, a brincadeira do que seria falso ou verdadeiro causa um efeito ótimo no espectador. Não se tenta explicar, afinal de contas, mas confundir o público.

Assim, os heróis dos quadrinhos que conhecemos nos anos 80 vão dando seus depoimentos sobre Rê Bordosa e relembrando vários “fatos” que a envolveram nos seus últimos dias de vida. Além deles, depoimentos do próprio Angeli, Laerte e outros produtores e amigos que na época vivam o cotidiano da revista Chiclete com Banana.

Esta é a pedida para quem quiser dar boas risadas e relaxar no final de desta quarta-feira. Não só o Dossiê, mas vários outros curtas de primeira linha estão na programação.

Considerado o maior evento simultâneo do gênero do mundo, esta mostra pelo Dia Internacional da Animção tem como objetivo formar público, gerar um intercâmbio e difundir o cinema de animação. Pelo sexto ano consecutivo no Brasil, o evento tem sessões gratuitas, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) em várias cidades do mundo.

No Pará, não será só a cidade de Belém a receber a programação. Em Ananindeua, a mostra acontece na Escola Estadual Eneida de Moraes, no conjunto Júlia Seffer. Em Pau d’Arco, a sessão já rolou pela manhã, apresentando uma programação voltada ao público infantil.

acima, Angeli em Dossiê Rê Bordosa

Nas exibições noturnas a idade mínima para a sessão é de 16 anos. Na primeira parte serão mostrados curtas estrangeiros: “História Trágica com um Final Feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Depois será a vez dos curtas brasileiros. Os mais aguardados são os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a Cidade que Acabou Antes de Começar”, de William Paiva e Leo D.

Também haverá filme paraense na sessão: “Muragens”, de Andrei Miralha, e “A Montanha do Pássaro”, de Fernando Alves. Na mostra deste ano foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários Estados brasileiros, dos quais nove foram selecionados para o programa oficial. Para 2010, a meta é chegar a 1.500 cidades brasileiras.

Serviço
Dia Internacional da Animação. Hoje, a partir das 19h, no IAP (Praça Justo Chermont, 236). Informações: 3231-1524 / 8828-4244.

Nenhum comentário: