25.5.12

CCAA Fest lança DVD com shows no Studio Pub

 Nesta sexta-feira, 25, o CCAA Fest faz a entrega do DVD do evento gravado 2011, durante a sexta edição do festival. A festa vai ser no Studio Pub, a partir das 19h, com show das bandas Álib de Orfeu e Beatles Forever, além de reunir público, bandas e músicos que vem ao longo desses anos participando do evento. E o número de inscrições é sempre maior a cada ano. No primeiro festival, 78 bandas se inscreveram, no ano seguinte, 92 e depois sobre para 98 inscritas. 

Em 2009, foram 102 e em 2010, 106 bandas. No ano passado 126 se inscreveram e 86 chegaram à fase de audições, da qual foram escolhidas pelo júri e pelo público, as 15 finalistas. 

 A banda vencedora foi a Mostarda na Lagarta, com a música nonsense “Botão do Fodacy”. A segunda colocada foi a Dharma Burns e a terceira foi a Pró-Verso. Além das três primeiras colocadas, o CCAA Fest 2011 contou com a apresentação de Luiza Braga e Raul Bentes, e foi transmitido ao vivo pela TV Cultura. Em 2012, pelo sétimo ano consecutivo o CCAA Fest está abrindo espaço para as bandas de rock independente de Belém e interior do estado. 

O festival, desde o início teve uma grande participação de bandas, que cresce a cada ano. “Tivemos 78 bandas inscritas em 2006 e 126 em 2011 somando mais de 500 bandas. Cada banda pode inscrever e apresentar uma música autoral e inédita nas audições, quando é gravada em áudio e vídeo ao vivo gerando um registro para cada uma”, diz Max Moraes, da coordenação do festival. 

Arma Burns
A premiação garante CD, equipamentos e bolsas de estudo. Os critérios de avaliação serão letra, performance, conjunto, musicalidade e criatividade das bandas.

 A seleção das finalistas é feita através de um júri técnico, que assiste os vídeos e atribui pontos a cada apresentação de acordo com os critérios de avaliação, divulgado no site juntamente com as inscrições. 

As dez melhores pontuadas são classificadas para a final. A segunda etapa tem a participação popular pela internet, onde o público assiste e vota nos vídeos da 10ª a 20ª, classifica as cinco mais votadas, que completam as quinze vagas para a final.

“As bandas não selecionadas, porém, não saíram deste processo de seleção, sem que a experiência tenha sido válida. Tanto as bandas selecionadas, quanto as bandas não selecionadas, receberam um DVD com a gravação feita durante a audição, que serve para uma alta avaliação e de material para divulgação de seus trabalhos”, explica Max.

As bandas, trazem influências variadas do rock'n roll, que vão do balanço do pop rock, indo até os acordes mais altos do heavy metal. O ecletismo e criatividade são os pontos marcantes deste festival. Os primeiros CDs - O 1º CCAA Fest ocorreu em 2006, no Memorial dos Povos, em Belém, abrindo as portas do circuito para quem faz música independente. Depois do evento, algumas bandas tiveram chance de gravar um disco e ter o seu nome reconhecido, como é o caso da banda Lapidação Poética que venceu o festival em 2009 e está lançando, por coincidência, o primeiro CD, fruto deste processo, nesta sexta-feira, 25. 

Mostarda na Lagarta com Max Moraes
E foi o que aconteceu também com a galera do Santo Graal, que não venceu o festival, mas depois de sua participação foi convidada pelo Ná Figueredo, para gravar e lançar o primeiro disco. 

 Muitos não devem saber, mas no início dos anos 80, o cenário musical paraense era um dos mais fecundos do país, sobretudo quando se fala em rock’n’roll. Foi quando surgiram as bandas que se tornaram referência para as novas gerações. 

O diretor do CCAA, Max Morais, que vivenciou aquela época e, junto com os outros dirigentes da escola, decidiu fazer um evento que reunisse as bandas da música independente em Belém. A idéia ganhou logo a adesão dos parceiros da escola GAT– Música & Tecnologia e dos músicos Carlos Ruffeil, Paulo Gui, Serginho e Marisa. Outros parceiros juntaram-se ao projeto, como Ná Figueiredo e Funtelpa. 

Serviço
Lançamento do DVD do 6º CCAA Fest. No Studio Pub - (Presidente Pernambuco com Acir Prestes) Bar Externo - Entrada Gratuita para consumação individual, entrega dos DVDs para as bandas finalistas e no Telão, projeção do show realizado em 2011. No bar interno haverá shows da Banda Álibi de Orfeu, às 23h e da Banda Beatles Forever, às 24h, com ingressos R$ 10,00.

Nenhum comentário: