24.5.12

Mostra "Viva Villa! Pelo Brasil" chega a Belém


A partir desta quinta-feira, 24 de maio, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura do Pará e a Clan Design, com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Ecônomico e Social - BNDES oferecem ao público a exposição Viva Villa! Pelo Brasil. 

Dividida em duas partes, a exposição tem o objetivo de aproximar o espectador da história da música no Brasil e no mundo, a partir de Villa-Lobos, levando-o a refletir sobre a permeação entre fronteiras da música erudita e popular.

Paralelamente, um trem cenográfico – o Trenzinho do Caipira – levará os visitantes a percorrer os caminhos que a música de Heitor Villa-Lobos trilhou até ser reconhecido como o Compositor das Américas. 

O trem terá quatro vagões: Sertão, Paris, Amazônia/Brasil, e América. Em cada um deles, uma primorosa ambientação. No Vagão do Sertão, por exemplo, imagens do sertão brasileiro e de filmes do Cinema Novo com composições de Villa-Lobos, como “Menino do Engenho” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, serão projetadas pelas janelas do trem.

(fonte: Secult)

Nenhum comentário: