2.6.14

Aila lança o clipe "Preciso ouvir música sem você"

A cantora encarna a feminilidade intrigante e o calor latino de Frida Kahlo, o movimento e exuberância dos parangolés de Helio Oiticica, a intensidade de Marina Abramovic e os tons coloridos e estilizados da Pop Art.  A partir desta terça-feira, 3, o clipe estará disponível no perfil oficial da cantora no Facebook

Irônica e divertida, a música é marcada pela batida da salsa e da guitarrada paraense, e revela a cantora em suas múltiplas facetas. O lançamento do novo clipe marca um momento especial da carreira da cantora, que vive entre Belém e São Paulo.

Ao decidir interromper o plano de tornar-se diplomata e começar a tocar na noite de Belém, em 2008, a jovem cantora se reinventou: lançou disco, virou produtora cultural, realizou festivais e shows pelo país, colecionou as mais diversas experiências, desafiou os próprios limites e agora veio parar na maior capital do país. “Desde a primeira vez que pisei em São Paulo, percebi que poderia realizar meus sonhos nessa cidade, e isso me trazia uma vontade enorme de mudar, experimentar”, conta. Aíla não quer pouco. 

“Preciso ouvir música sem você”, composição de Felipe Cordeiro, abre o disco de estreia de Aíla, “Trelelê”, e reflete a sonoridade desse primeiro trabalho. “Felipe me mostrou essa canção e disse que tinha tudo a ver comigo e com a estética do meu disco. De cara, eu amei a letra. Coloquei no meu canto a força e a identidade que eu pensava para ela, um canto com notas mais graves, com estrofes mais fortes, debochadas e irônicas, e um refrão mais libertário, intenso e alegre”, lembra.

O disco revelou a jovem cantora para o país e possibilitou que ela ganhasse os palcos de importantes festivais independentes pelo Brasil, como o Quebramar (AP), Conexão Vivo (PA), Feira da Música (CE), Semana Internacional de Música de São Paulo (SP), e Levada Oi Futuro (RJ), que destaca novos talentos da música brasileira. Aíla também tem sido destaque em importantes publicações da mídia nacional.

“Tomar a decisão de seguir a carreira da música em Belém do Pará não é fácil, pelo contrário, é extremamente difícil. Não se tem perspectiva de mercado para a área cultural em Belém e muito menos nos interiores. Mas eu amo isso, então segui meu coração e fui com tudo”, conta Aíla, que deu vazão à carreira artística sob influencia da convivência com seu avô, ainda na infância. Alexandre Magalhães era compositor e multi-instrumentista, e era com quem ela escutava desde o rock da Jovem Guarda a Bossa Nova de Jobim, durante as férias escolares na distante Conceição do Araguaia, no sul do Pará.

“Eu sou muito feliz com o que faço, e não tem preço poder levar a identidade cultural do Pará junto comigo, no meu som, nas minhas referências, e poder mostrar que existe muita coisa legal que o Brasil ainda precisa conhecer”, celebra.  

Concepção - Realizado com patrocínio do Shopping Pátio Belém, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura Tó Teixeira, o videoclipe tem roteiro e direção da paraense Carolina Matos. No enredo, Aíla acorda e se vê sozinha em casa. A partir daí, inicia um jogo em que percorre vários cenários e em cada um deles assume uma nova personagem. “Na verdade não são outras pessoas, mas as várias faces dela mesma”, conta Carol. 

“A cena do ‘Ceci n'est pas une pipe’ é muito marcante, pois é onde temos uma Aíla nua, no meio de um closet, cheio de possibilidades, segurando um quadro que é um marco da arte conceitual. Quando Magritte desenha um cachimbo e diz que isso não é um cachimbo, é o mesmo que derrubar todas as fronteiras e abrir pra todas as possibilidades. A Aíla não é só uma, ela é quem ela quiser ser, da forma que ela quiser ser”, diz.

Para dar forma ao roteiro, foram necessários quatro meses. O trabalho, gravado em São Paulo, mobilizou uma equipe formada por 13 paraenses, 3 paulistas e um cearense. 

O resultado, para Carolina, extrapola a intenção de videoclipe e se revela um manifesto da artista. “Aíla é um ponto de cor na cidade cinza, ela é a transgressão dela mesma. ‘Preciso ouvir música sem você’ não pretende ser só um clipe, mas ser uma possibilidade de Aílas, em forma de clipe, todas em uma só", declara.

Serviço
Lançamento do clipe “Preciso ouvir música sem você”, de Aíla, dia 3 de junho, no perfil oficial da cantora no Facebook (www.facebook.com/ailamusic) e também no seu site (www.ailamusic.com).

Nenhum comentário: