3.6.14

Um papo de produção e cinema com Fábio Gullane

O produtor de "Amazônia", produção franco-brasileira, dirigida Thierry Ragobert, está em Belém. Hoje à noite, ele participa da sessão especial do filme, para convidados,  no Cinépolis, e amanhã, 04, bate um papo aberto ao público, às 11h, na sede do Banco da Amazônia. No encontro “Produção cinematográfica: transformando realidade em magia”, Gullane vai falar sobre o processo de produção deste e de outros filmes que já produziu, como "Bicho de Sete Cabeças", de Lais Bodanzky, "O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hamburger e "Carandiru", de Hector Babenco.


Considerado, por Thierry Ragobert, um filme de “ficção naturalista”, ‘Amazônia’ foi realizado em 3D, tem elementos de documentário e relata a história de um macaco-prego que vive no Rio de Janeiro. O animal, após um acidente de avião onde morrem todos os passageiros menos ele, tem que aprender a sobreviver na Amazônia. "Amazônia", que tem patrocínio do Banco da Amazônia, já foi mostrado, em 2013, em festivais como o de Cannes e o do Rio de Janeiro. 

O Encontro “Produção cinematográfica: transformando realidade em magia” é um evento aberto ao público. “Entendermos a Cultura como um valor essencial para o desenvolvimento de nossa Região e para aqueles que aqui vivem, logo precisa ser disseminada e ter seus produtos acessíveis, por isso estamos realizando este encontro”, relata Leudah Gallo, gerente de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia.

Durante o Encontro, Gullane, que é sócio da produtora que leva seu nome, falará das etapas de produção, desde seu processo inicial (pré-produção), onde se organiza de forma sistemática como serão conduzidas as filmagens, passando pela produção, que chega a confundir-se com a própria ação de fazer cinema, já que é nesta fase que ocorrem as filmagens, até a pós produção, quando acontece a desprodução do set de filmagem e a finalização do filme. 


Trajetória de sucessos -  Fabiano Gullane também é responsável por outras obras cinematográficas  que se destacaram no Brasil e no exterior, como ‘A sorte em suas mãos’, de Daniel Burman, uma coprodução Argentina-Brasil-Espanha, filme exibido no Tribeca Film Festival – EUA 2012 e ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio 2012. 


Ele também produziu ‘Tabu’, de Miguel Gomes, uma coprodução Portugal-Brasil-Alemanha-França, ganhador do Prêmio Alfred Bauer no Festival de Berlim, em 2012, e ‘Meu país’, de André Ristum, vencedor do Festival de Brasília 2011 com os Prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator (Rodrigo Santoro), Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.

Na lista de filmes premiados que tiveram a participação de Gullane na produção estão, ainda, ‘As melhores coisas do mundo’ e ‘Chega de Saudade’, de Laís Bodanzky, este último eleito como Melhor Filme do Festival de Genebra, em 2008, ‘Viajo porque preciso, volto porque te amo’, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, que ganhou os prêmios de Melhor Filme e de Melhor Ator (Irandir dos Santos), no Festival de Cinema Brasileiro em Paris.

Bicho de Sete Cabeças
Gullane também esteve na produção de ‘O ano em que meus pais saíram de férias’, de Cao Hamburger; ‘Carandiru’, de Hector Babenco; e ‘Bicho de sete cabeças’, de Laís Bodanzky. Sócio da produtora Gullane, Fabiano também foi responsável pela produção dos filmes ‘Até que a sorte nos separe’, I e II, de Roberto Santucci, que tiveram, juntos, 7 milhões de espectadores, um verdadeiro recorde.

Serviço
O produtor de cinema bate um papo com o público nesta quarta-feira, 04, às 11 horas, na sede do Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, nº 800 – auditório Rio Amazonas).  Fabiano Gullane é produtor de ‘Amazônia’, filme dirigido por Thierry Ragobert, com patrocínio do Banco da Amazõnia. ,  que patrocinou a obra. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail imprensa@bancoamazonia.com.br ou no local, até o preenchimento das vagas disponíveis. 

Nenhum comentário: