21.1.16

“Quem vai Levar Mariazinha para Passear” – na TV

Mariazinha, em sua jornada
Curta de animação paraense, premiado pelo Edital Curta Criança - Ministério da Cultura, tem estreia simultânea, na TV Brasil e na TV Cultura do Pará, nesta sexta-feira, 22 de janeiro.

Filmado em 2011, no Teatro Cláudio Barradas e na Praça da República, em Belém do Pará, "Quem vai levar Mariazinha para Passear?", a obra audiovisual da Desabusados Cia, estreia em rede nacional, pela Tv Brasil, retransmitida, pela Tv Cultura do Pará, nesta sexta, 22, às 11h15min, no horário de Brasília, o que vem a ser 10h15, no horário Belém. 

A antiga simpatia da bonequinha de papel que tem o poder de cessar chuvas e trovoadas serviu de inspiração para o curta que acaba levando o espectador para uma viagem pelos mitos da Grécia Antiga, onde havia uma princesa chamada Psiquê. Ela era tão linda que os homens começaram a comparar sua beleza com a de Afrodite, a Deusa do Amor, que, claro, não gostou nada disso e tenta destruir a bela.

Maurício Franco (Anjo 002) e Ester Sá (Anjo 001)
A história é contada por dois anjos, 001 e 002 que, por curiosidade de conhecer os homens acabaram caindo do céu, no Planeta Terra, bem dentro de um teatro, mas em um dia muito chuvoso. 

Trancados ali dentro, sem poder sair por causa da chuva, eles resolvem brincar de contar histórias com papel e acabam reinventando o Mito de Eros e Psiquê, que na imaginação deles é interpretada pela bonequinha de papel, criada naquele momento justamente para fazer cessar a chuva.

Guiada pelos anjos, a história fantástica, de Mariazinha no mundo Grego, mostra uma Afrodite empenhada em destruir Psiquê. Sem perder o humor e aguçando a criatividade comum da infância, a história leva o público a acompanhar uma Deusa não satisfeita, que também manda seu filho Eros, o cupido, até o rochedo em que Psiquê, resignada, espera por seu destino, com objetivo de faze-la se apaixonar pelo monstro. 

Eros, porém, o Deus do amor, acaba vendo Psiquê, e se encanta  com tamanha beleza, apaixona-se por ela e a partir daí uma nova saga se desenrola até que a chuva passa e os anjos voltam à “realidade”.

“Quem Vai Levar Mariazinha para Passear”, adaptação da obra teatral homônima da Cia Desabusados, escrita por Maurício Franco e Ester Sá, para o cinema de animação, foi um dos 13 curtas selecionados para a produção audiovisual, dentre mais de 600 projetos enviados ao Ministério da Cultura no Edital Curta Criança do MINC/TV Brasil, em 2010.  

O curta é o primeiro trabalho audiovisual da companhia, que estreou o espetáculo ainda em 2006. “Foi um desafio, mas confesso que isso dá até um gostinho especial de olhar agora e dizer ‘olha’, conseguimos!  Nos lançamos ao desconhecido, com a coragem e o frisson da aventura, pois da companhia, só o André Mardock já trabalhava com o audiovisual, mas também foi sua primeira direção. Creio que conseguimos um bom resultado, hoje olhamos o filme com orgulho de tudo que ele foi como processo, e é como resultado”, diz a atriz e produtora executiva do filme, Ester Sá. 

“Tivemos a parceria de profissionais que foram importantíssimos para essa caminhada, e nem é bom citar nomes pois foram muitos...mas poderíamos ressaltar a figura do Andrei Miralha, que assina a direção de animação, ele abraçou o filme, somos gratos pela amizade e parceria de tantos, pois acreditamos no trabalho da arte feito com amor, e se conseguimos isso na equipe que está fazendo, isso vai para o resultado e chega nas pessoas”, continua.

A opção pela animação com papel, utilizado para personagens e cenários, vem do elo com a boneca Mariazinha, o que dá ao trabalho, unidade estética e conceitual. 

“O papel é um material muito próximo ao dia-a-dia da infância. A ideia é instigar as crianças com esta visualidade, permitindo que ela brinque de construir suas próprias histórias”, conclui Ester Sá.

Além da direção de André Mardock, o filme conta a direção de arte de Aníbal Pacha, figurinos e a construção dos bonecos para a animação são assinados por Maurício Franco. A maquiagem é de Plínio Palha, a direção de fotografia, de Marcelo Rodrigues; a direção de produção, de Luciana Medeiros e Cristina Costa, além da composição e efeitos, de Thiago Souza; a finalização de som, de Leo Bitar e a trilha sonora original e sonoplastia, de Fabio Cavalcante. 

A preparação de ator foi de Adriano Barroso e a edição, de Robson Fonseca, mas a ficha técnica é bem maior. Conta com Som Direto, de Mário Ribeiro, Maquinária de Anderson Conte e Marcus Leal Sapinho, continuidade de Luciano Lira, o eletricista Aldo Lima e, na assistência de direção Lucas Escócio. 

Os assistentes de produção são Paulo Ricardo Nascimento, Andrea Rocha e Sandra Perlin.  A maquiagem é de Plínio Palha, com assistência de Nara Reis. Na arte, temos Cláudio Bastos e Malu Rabelo (assistentes), Ribamar Oliveira (cenotécnico), a costureira Cláudia Silveira e os estagiários de fotografia Marina Mota e Mateus Moura.

A exibição na TV Brasil conta, ainda, com uma reprise às 16h20 (Horário de Brasília), mas que não poderá ser vista na TV Cultura do Pará, no mesmo horário (15h20, nosso horário local), porque coincide com a programação local da emissora.

“De forma alguma poderíamos deixar de exibir este momento mágico em nossa programação. O ‘Mariazinha’ será exibido aqui no Pará simultaneamente com a TV Brasil, no dia 22 pela manhã. Por conta do Sem Censura, não poderemos exibir o horário vespertino ao mesmo tempo, mas o material será gravado e divulgaremos mais à frente, com alternativas para o telespectador não deixar de ver o curta por aqui”, diz Tim Penner, Diretor da TV Cultura do Pará.

Serviço
"Quem vai levar Mariazinha para Passear?" – Curta Criança – exibições, nesta sexta-feira, 22 de janeiro, pela TV Brasil, às 11h15min e 16h20 (Horário de Brasília), e pela Tv Cultura do Pará, às 10h15 (Horário de Belém).

Nenhum comentário: