28.2.18

Félix Robatto lança o novo clipe “Interior do Pará”

Fotos: Nayara Jinkss
Trazendo o clima das noites dançantes na Lambateria, baile criado por Félix Robatto para agitar a cena da música paraense na capital, o clipe será lançado nesta sexta-feira, 02, pelos canais virtuais e redes sociais do artista.

“Interior do Pará”, uma das faixas de Belemgue Banger, é ambientado em locações naturais, que ganharam luz especial para ressaltar cenas típicas de entretenimento como um jogo de bilhar, o dominó, as festas nos bares e muita dança. 

“O clipe é um convite para embarcar no universo dos municípios paraenses”, diz Júnior Braga, o diretor. “Queríamos retratar com verdade o dia a dia no interior do Estado, que tem uma beleza particular, um jeito especial de dançar cheio de ‘caqueado’, pessoas morenas e risonhas que têm um brilho natural, que vem da ‘brea’, esse suor inevitável de quem vive no calor do Norte do País”, explica.

Uma referência em registros do Pará, Jr Braga foi produtor executivo de documentários como "Tombetas", selecionado para o Fest Rio e Guarnicê no Maranhão e Índios Guajá, premiado no Festival Internacional de Vitória – ES, além de assinar a direção, produção e entrevista do documentário Mora na Filosofia, sobre a vida do filósofo Benedito Nunes.

Estética inspirada na obra de Luiz Braga

“Félix tem um trabalho requintado, mas flerta com o popular. Por isso optamos por esse visual. A luz foi inspirada na obra do fotógrafo Luiz Braga, que é uma das grandes referências da fotografia brasileira e seu olhar captou como poucos o Pará: cores vibrantes, pouca luz e pessoas reais. Nos inspiramos nesse conceito e nessa estética para esse clipe que espera apresentar o universo em que essa música dançante e popular do Félix nasceu e é consumida”, revela o diretor.

Uma das referências do guitarrista é Mestre Vieira, que também recebe homenagens no clipe. É lembrado em um dos cenários filmados, com fotografias do músico, que faleceu dia 2 de fevereiro, completando um mês no dia do lançamento do clipe, sendo assim uma dupla homenagem ao criador da guitarrada.

Casais e personagens reais da Lambateria ganham a cena

O cenário e a luz foram pensados para valorizar a grande “estrela” desse trabalho, a dança. O sucesso da Lambada em todo o mundo sempre esteve associado à dança. “Todos os clipes e bandas tinham dançarinos mostrando como dançar. Isso foi muito importante para divulgar essa música, que surgiu em Belém e tem ligação como nomes importantíssimos do nosso Estado como Mestre Vieira e Pinduca”, diz o músico.

O clipe, então, contou com um elenco composto por fãs, amigos e frequentadores da Lambateria, festa criada por Félix Robatto, e que puderam passar no jogo corporal um pouco da atmosfera do seu trabalho. “Tivemos um cuidado muito grande na hora de escolher esse elenco: além dos músicos que tocam com Félix, chamamos frequentadores da festa como o seu Godofredo, que já virou uma atração à parte nos shows do Barbudo”, conta a produtora executiva do clipe, Sonia Ferro.

Os casais que participam são parceiros de dança na vida real como a dupla Paulo de Tarso e Simone Oliveira, que fazem parte do grupo Merengueiros da Saudade, formado por dançarinos da terceira idade que são a memória viva da dança de salão paraense. Temos ainda a participação dos dançarinos de Treme (Tecnobrega) Bonekinho e Dieguinho que apresentam uma forma especial de dançar Lambada, misturando com passos típicos do Tecnobrega.

Projeto Belemgue Banger encerra um ciclo

Encerra assim o ciclo de “Belemgue Banger”, considerado pelo músico como um projeto maior do que simplesmente um disco. “Esse trabalho foi pensado para me posicionar na cena musical e foi onde eu pude de fato colocar todos os conhecimentos que eu adquiri ao longo de anos de pesquisa sobre a Lambada. Sou discípulo de Mestre Vieira e este disco conta um pouco da história de como esse gênero que ganhou o mundo surgiu”, comemora Félix. 

Além de Júnior Braga, a equipe contou ainda com o diretor de Fotografia André Mardock, repórter cinematográfico da TV Cultura do Pará e que participou de trabalhos como o curta “Quem vai Levar Mariazinha pra Passear?”,  e com o assistente de direção de fotografia, Lucas Escócio, que assinou vários clipes da banda Strobo e a fotografia do clipe “Rápido”, de Aíla. A edição é de Rennan Rosas.

Interior do Pará
Lançamento - sexta-feira, 02, às 11h30
Youtube: https://www.youtube.com/user/FELIXROBATTOoficial
Facebook:  https://www.facebook.com/felixrobatto/
Patrocínio: Natura Musical.
Patrocínio Institucional: Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará.

(Holofote Virtual, com informações da Assessoria de Imprensa).

Nenhum comentário: