12.2.18

Theatro da Paz de Portas Abertas em seus 140 anos

Imagem frontal do teatro (Foto: Eliseu Dias/Secom)
Difícil de acreditar, mas tem muita gente em Belém que nunca entrou no Theatro da Paz, uma oportunidade que pode ser abraçada neste mês de aniversário com o projeto de visita guiada, que receberá o público gratuitamente, a partir desta quinta-feira, 15, quando a festa traz ainda um concerto da Amazônia Jazz Band, às 20h.

Um dos orgulhos do paraense, o Theatro da Paz  completa no dia 15 de fevereiro 140 anos de fundação. São muitas histórias para contar. Algumas delas foram relatadas por Vicente Salles, Benedito Lima de Toledo, Allan Watrin Coelho, Fabiano Bastos Moraes e Gilberto Chaves no quinto volume da Série Restauro, obra cujos textos complementam e rememoram o significado do Theatro da Paz para a cidade de Belém. A publicação foi lançada em 2013 pelo Governo do Pará, Secult e Academia Paraense de Música.

No plano das pesquisas, outra boa indicação de leitura sobre o assunto é “Histórias Invisíveis do Theatro da Paz”, em que a jornalista Rose Silveira reconstrói o percussos e encalços da construção do teatro, em meio ao crescimento urbano de Belém, no auge do ciclo da borracha. Há inúmeras outras publicações e pesquisas que trazem olhares e nuances desses quase século e meio.

Sala de espetáculo (Foto: Cláudio Santos)
Para além das páginas dos livros, porém, o desafio de manter a história do teatro pulsante, com ele na ativa e bem conservado, também depende do nível do quanto temos consciência sobre sua relevância enquanto patrimônio histórico. É um dos objetivos das visitas que iniciam nesta quinta, dia do aniversário de fundação do Theatro da Paz, guiar o público num passeio pelo tempo, conhecendo um pouco mais dessa história que continua a ser escrita por todos nós.

“Todos precisam conhecer o teatro, que o público venha para as visitas guiadas e que participe dos concertos, que também são gratuitos. O Theatro da Paz é muito importante para os paraenses, para o país e tem reconhecimento internacional, nada mais justo que as pessoas que moram aqui também tenham acesso a ele e sua história”, diz a diretora Célia Cavalcante, que assumiu o carga há seis meses.

Visitas Guiadas vão até o final do mês

Portas Abertas - Visita guiada (Foto/Divulgação)
O Projeto "Portas Abertas" conta com onze dias de visitação pelas instalações do Theatro da Paz. E são várias sessões, de terça à sexta-feira, nos horários de 09h, 10h, 11h, 12h  e 14h, 15h, 16h, 17h; aos sábados às 09h, 10h, 11h, 12h e, aos domingos, às 09h, 10h e 11h. É só chegar, retirar uma senha e participar de uma visitação histórica. Cada grupo será formado por até 80 pessoas. 

Também haverá visitação destinada ao público infantil, com a retomada do projeto “Contação de História”, que recebe crianças e estudantes da rede pública de ensino público. As visitas guiadas para o público adulto não restringe crianças, que também podem participar, mas para o Contação de História é necessário agendar participação previamente. 

Para a primeira ação, no dia 28 de fevereiro, já estão confirmadas as crianças do ProPaz, E.E. Ida de Oliveira, E.M. Maria Stellina Valmont e E.M. Republica de Portugal. Nos meses subsequentes o projeto acontecerá regularmente, uma vez por mês.

História que atravessa o tempo

Contação de História (Foto/Divulgação)
A pedra-fundamental do Theatro da Paz foi lançada pelo bispo D. Macedo Costa, em 1869. A construção iniciada no auge do período da exploração da borracha, terminou em 1874, mas devido a denúncias contra os construtores só foi inaugurado após a conclusão do inquérito, no dia 15 de fevereiro de 1878. Tombado pelo Iphan, em 1963, é o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil. 

Durante todos esses anos, o teatro passou reformas, que mantiveram suas linhas arquitetônicas originais, um universo secular pelo qual o público passeia quando entra ali. As poltronas são de palhinha, escolha da época, pensada por ser mais adequadas ao clima local. No saguão, dois bustos em mármore de Carrara: de José de Alencar e de Gonçalves Dias, dois primeiros indianistas da literatura brasileira. Há também o busto de Carlos Gomes que regeu ali sua mais famosa ópera, “ O Guarani”.

Durante todo o ciclo da borracha as mais importantes companhias líricas e de dança se apresentaram no Theatro da Paz, que recebeu Ana Pavlova, considerada uma das maiores bailarinas clássicas de todos os tempos, e a grande cantora lírica brasileira, Bidu Sayão. Depois veio o declínio da exportação do látex e o teatro passou por uma período em decadência, para ser reerguer no século XX, quando passa pelo primeiro restauro. 

Cuidados permanente e bilheteria eletrônica

Entre 2001 e 2002, grande reforma (Foto/Div. Agência Pará).
"Não é fácil manter um teatro monumento, é preciso cuidados específicos e muita atenção. Além de nossas programações, um dos maiores desafios é esse, a sua manutenção", comenta Célia Cavalcante, lembrando que da última grande reforma pela qual passou o teatro entre os anos de 2001 e 2002. 

"Temos um trabalho constante, de trocas das palhinhas das cadeiras, lâmpadas que queimam, entre outros zelos, pois é um teatro secular, pedimos sempre que o público que vem ao teatro também tenha cuidado com esse patrimônio", diz Célia. 

Todo esse cuidado vem permitindo que programações pontuais sejam realizadas, como os concertos da OSTP e Amazônia Jazz Band, o Festival de Ópera, que este ano chega a sua 17ª edição, além de espetáculos locais ou que estejam em turnê pelo país.  Uma boa novidade é que não é mais necessário enfrentar filas para retirada de ingressos pagos ou gratuitos. Foi implantada no final de 2017 a bilheteria eletrônica, permitindo que os ingressos possam ser adquiridos pela internet (www.ticketfacil.com.br

"Além da gente abrir as portas para as visitas guiadas do público, este mês, de forma especial, sem cobrança de ingressos, apenas retirada de senhas aqui mesmo, também já estamos oferecendo o serviço de bilheteria na internet. Isso facilita, para quem não tem tempo de ficar na fila, retirar seu ingresso mesmo que seja gratuito", conclui Célia Cavalcante.

Amazônia Jazz Band rende dupla homenagem

Amazônia Jazz Band (Foto: Thiago Gomes/Ag. Pará-Secom)
Além de contar sua história, o Theatro da Paz também oferece um belo espetáculo na noite de seu aniversário. O concerto da Amazônia Jazz Band, nesta quinta-feira, 15, renderá todas as homenagens ao Da Paz e também ao maestro Waldemar Henrique, que nasceu na mesma data de fundação do teatro, e se estivesse vivo, completaria 113 anos. 

No repertório obras como “Foi Boto, Sinhá!”, “Maracatu”, “Uirapuru”, “Minha Terra” e “Boi Bumbá”, com arranjos especiais de Tynnoko Costa, todas composições de Waldemar Henrique, além de ‘The Phat Pack’, de Gordon Goodwin; Baião de Lacan, de autoria de Guinga e Aldir Blanc, com arranjo de Nailor Azevedo “Proveta”; e um pout-pourri de Trem da Onze, Disparada, Cidade Maravilhosa, com arranjos do próprio Nelson Neves.

“Sempre é um prazer homenagear o nosso templo das artes dos paraenses e, sobretudo, o maestro Waldemar Henrique, tão querido por toda classe de músicos, não só daqui, mas de todo o Brasil. É um privilégio a AJB participar dessa homenagem. Escolhi as músicas mais conhecidas dele, que foram significativas na carreira de compositor. E para celebrar o teatro, vamos apresentar uma canção do tempo de ouro dos musicais americanos, com ‘The Phat Pack’, feita para homenagear Frank Sinatra, Sammy Davis Jr e Dean Martin”, comenta Nelson Neves, regente da Amazônia Jazz Band.

A apresentação conta com a participação da cantora Simone Almeida. Natural de Igarapé-Mirim, ela diz que esse concerto será um marco na sua carreira. “Estou me sentindo muito honrada com esse convite. Canto as canções do maestro desde que comecei a cantar em coral, há mais de 10 anos, onde pude conhecer melhor as suas obras. E quando comecei meu trabalho solo, mantive as composições nos shows”, diz a cantora.

PROGRAMAÇÃO 140 ANOS

  • CONCERTO AMAZONIA JAZZ BAND
“Celebrando Theatro da Paz e Waldemar Henrique” 
15 de fevereiro, às 20h - Os ingressos podem ser retirados a partir das 9h do dia 14/02, na bilheteria do teatro e no site www.ticketfacil.com.br (limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência de R$ 2 cada).
  • PORTAS ABERTAS
Visitações gratuitas de 15 a 27 de fevereiro/2018
Com distribuição de senhas na Bilheteria do Theatro.
De 3ª à 6ª feira: 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h
Aos sábados: 9h, 10h, 11h e 12h
Aos domingos: 9h, 10h e 11h
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Cronograma 1º semestre de 2018 - (de 10 às 11 h)
28 de fevereiro - 21 de março
25 de abril - 23 de maio - 18 de junho 
Público atendido: Crianças e adolescentes de escolas da rede pública de ensino.
Lotação: 100 pessoas. Duração: 50 minutos

Theatro da Paz (Avenida da Paz, s/n)
Entrada gratuita
Informações: 40098769/ 40098758/40098759

Nenhum comentário: