4.12.20

Doc mostra bastidores de gravação de Todo Música

O processo de produção e gravação do CD Todo Música, de Enrico de Miceli, foi registrado em vídeo no ano passado, para se transformar em um documentário que será lançado neste sábado, 5, a partir das 20h, pelo canal de YouTube e Facebook do artista. A noite encerrará com show ao vivo. Lançado no ano passado, o álbum tem produção geral e a direção artística de Nilson Chaves, até de uma homenagem a Gilberto Gil.

Nestes trinta anos de carreira, Enrico di Miceli já havia lançado, em 2010, o álbum “Amazônica Elegância'', em parceria com Joãozinho Gomes, pelo Projeto Pixinguinha Editoração, além, claro de ter feito composições melódicas para inúmeros interpretes e músicos que gravaram sua obra ao longo dessas décadas. Só agora chega o “Todo Música”, que apresenta o trabalho solo do compositor em conexão com diversos parceiros letristas. 

“Eu resisti por muitos anos fazer um trabalho solo. Os amigos sempre cobravam e eu fui deixando pra lá. Até que me bateu uma vontade enorme e comecei a produzir”, comentou o músico em suas redes sociais. Assim, ao longo de 2019, ele se debruçou em suas composições e “recorrendo ao violão”, resgatou “coisas guardadas”, resultando na seleção de 13 composições. 

Morando no extremo norte do Brasil, no Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa, departamento de Ultramar da França, é desse lugar que ele recebe parte da sua influência musical e sonora, que resulta numa diversidade rítmica e trocas musicais que estão presentes em "Todo Música". 

Neste álbum, Enrico reúne letristas como Joãozinho Gomes, Osmar Junior, Cleverson Baía (Amapá), Leandro Dias, Jorge Andrade (Pará), Eliakin Rufino, Zeca Preto (Roraima) e José Inácio Vieira de Melo (Bahia). A produção é de Nilson Chaves, que também gravou duas faixas do disco. 

O CD tem a apresentação de Zeca Baleiro e faixa dedicada a Gilberto Gil. A produção executiva é de Clícia Vieira Di Miceli. Houve lançamento em Belém, Guiana Francesa e Macapá, em 2019, e em 2020, a ideia era seguir com a circulação de shows, mas a pandemia não permitiu. “E por isso veio a ideia de contar essa história no audiovisual. Envolveu muito gente”, conta Enrico. 

O documentário mostra imagens da gravação do disco, em Belém, no estúdio Ápice, e mostra como foi feita a seleção do repertório, quem são os parceiros. Depois de ser lançado neste sábado, o doc será disponibilizado no Youtube do artista, com publicação posterior e exclusiva, fechando um ciclo para abrir 202 com um novo projeto, a gravação de “Timbres e temperos”, que reunirá a melodia de Enrico, a poética de Joãozinho Gomes e o canto de Patrícia Bastos.

Canal de Youtube do artista

https://www.youtube.com/channel/UCCo8G3GUVf0HX-wKYzHnLVA

Nenhum comentário: