12.7.10

Cineclube Nangetu: "O Fio da memória", de Eduardo Coutinho, em cartaz na próxima semana

Na próxima segunda-feira, 19 de julho, o Cineclube Nangetu - Tv. Pirajá, 1194 - Marco - vai exibir “O Fio da Memória” (Brasil, 1991, 115min. Música de Tim Rescala), filme de um dos mais importantes documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho.

Realizado de 1988 a 1991, no Rio de Janeiro, o filme procura condensar, em personagens e situações do presente, a experiência negra no Brasil, a partir de dois eixos: as criações do imaginário, sobretudo na religião e na música, e a realidade do racismo, responsável pela perda de identidade étnica e marginalização de boa parte dos cerca de 60 milhões de brasileiros de origem africana.

Em off, o documentário mostra a vida de Gabriel Joaquim do Santos, interligando temas e personagens, a partir do diário de Gabriel, filho de ex-escravos, trabalhador das salinas de São Pedro da Aldeia.

Em sua narrativa, revela-se um esforço obsessivo para deixar marcas de sua existência no mundo. Gabriel construiu a Casa da Flor, feita de restos de obras e fragmentos retirados do lixo, em São Pedro da Aldeia, no interior fluminense.

Documentarista - Eduardo Coutinho teve uma formação que passou pelo cinema, teatro e jornalismo, tendo inclusive cursado a faculdade de Direito em SP.

Seu trabalho é caracterizado pela profundidade e sensibilidade com que aborda problemas e aspirações da grande maioria marginalizada, seja em favelas, no sertão ou na boca do lixo. Político, sem ser panfletário, traz a emoção humana sem sentimentalismo nem truques.

Apenas expõe a realidade com um olhar atento e compreensivo, dando a voz (ao invés de manipular) e concedendo, na montagem, o tempo necessário em cada plano para que a verdade das "personagens" possa se desvelar para a lente.

Serviço
Dia 19 de julho, às 17h. Exibição do Documentário “OFio da Memória”, de Eduardo Coutinho. No Cineclube Nangetu - Coordenação Kota Mazakajanje. Tv. Pirajá, 1194 – Marco. Mais informações: 91 3226-7599.

Nenhum comentário: