
Além de assistir a filmes de animação de realizadores paraenses e nacionais e de coleções como a “Juro que Vi”, inspirada no folclore brasileiro, “Direitos do Coração”, produção canadense cujos filmes são baseados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, e “Traçando Arte”, da TV Ra-Tim-Bum, as crianças também vão participar de oficinas de animação, onde elas aprenderão como se faz uma imagem em movimento e serão protagonistas dos filminhos que elas mesmas irão produzir.
Zootrópico ou zootrópio, Flip book, Pixilation e Stop Motion. Quem não está habituado ao universo do cinema de animação pode se supreender com os termos. Mas eles estão intimamente ligados a magia dos filmes de animação e muitos deles já existem milenarmente.
Na Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil do Pará, projeto contemplado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010, através da lei de incentivo estadual do Pará, Lei Semear, a oficina de animação Zootrópico também será um espaço expositivo e interativo do mundo cinematográfico da animação.
A oficina de Flip book utilizará cadernos de animação espalhados pelos espaços museológicos e dos centros comunitários para que as crianças manuseiem e percebam como ocorre a animação e na de Pixilation e Stopmotion serão utilizadas massas de modelar, desenhos de papel, giz de cera, etc., que terão como resultado final um exercício feito pelas crianças e que será exibido no último dia de exibição da Mostra de Filmes.

Vários desenhos são colocados em um cilindro que, quando girado rapidamente, cria uma surpreendente ilusão ótica. Em resumo o zootrópio é um disco, que girado manualmente, provoca a ilusão de uma imagem em movimento.
Já o flip book é uma técnica de animação bastante prática, pois tem-se o resultado final já após trabalhar-se em cada página. Quem nunca fez nada parecido? Basta começar com um desenho num bloquinho de papel, na próxima página repeti-lo com alguma diferença, e assim por diante.
O termo flip book, do inglês, faz alusão ao formato de livro, mas também é conhecido por folioscope, seu nome frânces (às vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso")
Por tanto, o zootrópio, ao lado do taumatrópio, que não será utilizado nas oficinas da Bacuri, e do flipbook são brinquedos ópticos que ensinam e dão noção às crianças de como fazer surgir imagens em movimento. O Stop Motion é uma técnica trabalhada com massinha de modelar. Cola, tesoura, papel e muita tecnologia são os ingredientes da oficina de Pixilation, que pretende mexer com a imaginação dos alunos.

Contemplado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010, através da lei de incentivo estadual do Pará, Lei Semear, o projeto conta com a curadoria da Mostra e Oficinas dos professores Eliseu Lopes Filho e Maximo Barro, da Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/SP, que ministram aulas e oficinas nas áreas de animação e história do cinema. Em Belém e em Barcarena as oficinas também terão participação do animador paraense Andrei Miralha.
Serviço
Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil. De 06 a 10 de julho, em Belém. De 13 a 17 de julho, em Barcarena. Inscrições gratuitas para as oficinas até o primeiro dia da mostra, na Galeria Fidanza, do Museu de Artes Sacras – MAS na Igreja de Santo Alexandre. Entrada franca para as sessões das Mostras Bacurizinho, Bacuri Verde e Bacuri Maduro, das 14h às 18h, no mini auditório do MAS. Mais informações: sim.educacao@gmail.com ou dos telefones 4009.8845 e 8805.5249. E no Blog: http://bacurimostracine.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário