14.7.10

Rui Moreira ministra oficina de criação na diversidade contemporânea

Ex-integrante dos grupos Cisne Negro e O Corpo, o bailarino Rui Moreira chega a Belém para ministrar a oficina de criação na diversidade contemporânea durante os dias 15 e 16, no Instituto de Artes do Pará.

O evento é uma parceria entre o IAP e a Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA).

A apropriação das técnicas acadêmicas mescladas com técnicas de danças étnicas e populares tem sido o grande mote criativo do bailarino. “O inesgotável e inspirador caldeirão de culturas do Brasil me toca profundamente, e venho transformando este interesse em peças coreográficas para diferenciados elencos”, afirma.

Na oficina, Moreira propõe uma investigação, uma mobilização de um coletivo disponível à “experienciação” criativa sobre três as questões: Que experiências humanas apontam caminhos para a superação dos conflitos étnicos no planeta?; Como se dão os processos de sensibilização e formação artística pelo ponto de vista das tradições étnico/ culturais?; Entendendo “tecnologia “como conjunto dos termos próprios a uma arte ou uma ciência, que futuros desejáveis as tecnologias nos permitem?

Para Moreira, “O termo ‘contemporâneo’ em dança remete a uma série de crises que desenvolvem estéticas que exprimem a diversidade de percepções do ‘nosso tempo’. As repetições de padrões, de atitudes resultam técnicas de dança cênica que determinam os diálogos entre os criadores e interpretes com o público. Com o uso de criatividade o artista apresenta seus problemas e procura receptividade e cumplicidade com este público”.

Paulista radicado em Belo Horizonte desde 1984, Rui Moreira é bailarino, coreógrafo, técnico em iluminação cênica e produtor de espetáculos.

Ele co-dirige a produtora Rui & Bete Promoções e Eventos Ltda e é presidente da associação de fins não econômicos “SeráQuê?”, onde também é diretor artístico da “Reeditores de Arte e Cultura”, projeto cultural direcionado a jovens em situação de risco social na faixa etária de 14 a 20 anos.

Sua carreira começou em 1979 e é fortemente marcada pela participação como intérprete no reconhecido Grupo Corpo, de Minas Gerais e nas companhias paulistanas Cisne Negro e Balé da Cidade de São Paulo.

A formação artística de Rui Moreira mescla a formação de dança acadêmica (dança clássica e moderna) com o interesse pelas manifestações populares; trabalhou com representativos elencos e criadores no Brasil e em outros países; seja com as companhias e agrupamentos artísticos do qual fez parte ou de maneira solo.

Serviço
Oficina de criação na diversidade contemporânea. Instrutor: Rui Moreira. Período: 15 e 16/07
Horário: da 9h às 13h e de 15h às 19h. Local: Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236 ao lado da Basílica de Nazaré). Público alvo: bailarinos, atores, músicos de formações diversas com disponibilidade para “experienciação” criativa em dança. Numero de vagas: 20

Fonte: IAP

Nenhum comentário: