20.7.10

Jornada em Belém para fundar Federação Paraense de Cineclubes

Cerca de 60 cineclubes estarão representados na jornada que vai criar a Federação Estadual do setor, nos dias 23, 24 e 25 de julho, em Belém. A programação será desenvolvida na escola Salomão Mufarrej - Av. Tamandaré, 256 -, tendo como base e hospedagem dos participantes que virão de fora, o Colégio Paes de Carvalho - Rua João Diogo, Pça. da Bandeira.

Para ter ideia da onda cineclubista que se desencadeou há cerca de dois anos em Belém, retomando em escala maior o que se viu em décadas passadas por aqui, neste final de semana que passou, no dia 16, mais um cineclube foi inaugurado, desta vez em Bragança.

A iniciativa reativou o atual Museu da Marujada, como sala de cinema. Foi exatamente ali que funcionou por décadas o único cinema da cidade, próximo às margens do rio Caeté. E como uma coisa puxa a outra, o cinema vai ganhar mais espaço ainda na minha querida Bragança. Com apoio do projeto Aluno Repórter, que acaba de inaugurar estúdio de Rádio e TV, um programa para discutir cinema já está sendo criado e em breve será exibido em Tv aberta.

Amanhã, 21, inaugura o Cine ti-Bamburucema, no Terreiro Rundembo Ngunzo ti Bamburucema, na Terra Firme. É o terceiro Terreiro a fundar cineclube só em Belém. Há ainda o Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, coordenado pela ABDeC-PA, o Cineclube Alexandrino Moreira, coordenado pela ACCPA – Associação de Críticos de Cinema do Pará (ex-APCC) e o próprio Cinema Olímpia, que tem sido palco de exibições de cinema de arte. Mas há ainda e aqui estrão presentes, cineclubes do Marajó, Santarém, Marabá, Altamir, entre outros.

A Jornada Paraense de Cineclubes - JOPACINE tem como meta principal fundar a Federação Paraense de Cineclubes, mas pretende, ainda, discutir políticas públicas de incentivo aos cineclubes e estratégias de desenvolvimento da atividade cineclubista no Estado do Pará; aprovar o plano anual de atividades e o programa a ser cumprido pela diretoria; promover as relações políticas e sociais entre os cineclubes atuantes no âmbito do Estado do Pará; incentivar o intercâmbio entre os cineclubes paraenses e destes com os cineclubes dos demais estados brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento do cineclubismo no Estado do Pará.

Esta semana já começam a chegar participantes cineclubistas de vários municípios paraenses, além do secretário geral do Conselho Nacional de Cineclubes, João Batista Pimentel Neto. A jornada vem sendo construída pela Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema/Cine + Cultura; Conselho Nacional de Cineclubes; Governo do Pará (Secult + Seduc + Fapespa + Sedect + Prodepa); IDEA 2010; Inovacine; Fapespa; Instituto Nangetu e Rede Norte de Cineclubes.

Podem participar da JOPACINE todos os atores do setor audiovisual e todas as organizações cineclubistas atuantes no Estado do Pará, representantes do poder público e da sociedade civil, assim como os representantes de instituições públicas e particulares, entidades da sociedade civil e outras nas quais sejam desenvolvidas atividades de caráter audiovisual e cineclubista.

As inscrições podem ser realizadas até a meia-noite do dia 23 de julho de 2010. Maiores informações poderão ser obtidas no site www.jopacine.wordpress.com, e-mail jopacine@gmail.com ou pelos telefones 91 8717.5666 e 91 8813.1891.

Nenhum comentário: