A Bacuri - I Mostra de Cinema Infantil encerra neste sábado em Belém e se prepara para chegar em Barcarena de 13 a 17 de julho. Professores da FAAP produzem um passo a passo da animação e disponibilizam no blog da mostra, mas você também pode acessar aqui. Leia abaixo.
Foi uma semana mexendo com a imaginação dos pequenos. Pequenos mesmo. Cerca de 250 crianças na idade entre 02 e 12 anos passaram os últimos dias em ritmo de criação e produção.
Foi uma semana mexendo com a imaginação dos pequenos. Pequenos mesmo. Cerca de 250 crianças na idade entre 02 e 12 anos passaram os últimos dias em ritmo de criação e produção.
E toda esta maratona, animadíssima por sinal, resultou em vinte pequenos clipes que foram transformados em dois filmes de animação e que serão exibidos neste sábado, 10, no encerramento da etapa Belém da mostra.
As oficinas aconteceram na Galeria Fidanza. Já a programação de encerramento começa às 9h, no mini auditório do MAS - Museu de Arte Sacra – SIM - Sistema Integrado de Museus e Memorial do Estado (Igreja de Santo Alexandre - entrada pela Rua Padre Champagnat) e inclui ainda exibição de filmes das Mostras Bacurizinho e Bacuri Verde, a estreia de um curta inédito e sorteio de prêmios.
Todas as crianças que participaram da mostra, além de já terem levado pra casa, o material utilizado nas oficinas, também receberão um DVD com os filmes que elas mesmas produziram.
Na opinião dos professores de cinema da FAAP-SP, Eliseu Lopes Filho e Máximo Barro, a programação correspondeu a todas as expectativas.
“Muitas crianças descobriram uma nova possibilidade de manifestar seus pensamentos, sentimentos, isso deu para perceber.
O que é fundamental, é que nós montamos toda a estrutura de realização dentro de coisa possíveis e fáceis de fazer e dar continuidade em casa. Com um computador simples, web cam e um programa livre e gratuito, estas crianças podem começar a criar e aprimorar os conhecimentos adquiridos na Bacuri”, disse Eliseu.
Para Máximo, trabalhar o cinema como educação é garantir platéia e vida longa ao cinema de animação no Brasil.
“Quando trabalhamos com crianças de 2 anos até 12 anos, isso é muito interessante porque já formamos um grupo de uma idade pequena interessado naquilo que deva ser o cinema.
Pode ser que estas crianças nem venham a fazer cinema ou animação, mas certamente serão participantes como espectadores do mistério cinematográfico”, complementou Máximo.
Preocupados em dar continuidade ao processo das oficinas, Máximo e Eliseu produziram um material de Passo a Passo que demonstra como baixar e utilizar o programa da internet para fazer animações em casa. Para acessá-lo, clique AQUI.
ENCERRAMENTO - Na sessão da Mostra Bacurizinho serão mostrados, entre outros, “Leonel Pé de Vento”, direção de Jair Giacomini, que conta a história de um garotinho que nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado.
Mas quando ele encontra um grupo de guris da escola tudo muda em sua vida rotina e “Calango” (DF, 6' – 3D), de Alê Camargo. O filme mostra calango faminto, que decide correr atrás de um grilo para sua próxima refeição. Muita ação, humor e uma perseguição desenfreada.
Em seguida, vem a Mostra Bacuri Verde, onde será mostrado o curta “Rupestre” (foto), de Paulo Miranda (GO, 20' – 2D). A obra está inédita e tem sido exibida apenas em festivais espalhados pelo país.
A aventura de “Rupestre” acontece no período neolítico, onde um garoto observa seu tempo. Os rastros que ele deixa em sua caverna são interpretados por um arqueólogo que, nem sempre, acerta na teoria.
Além destes filmes também estão na Mostra Bacuri Verde: “Juro que Vi: O Saci (RJ, 13')”, de Humberto Avelar e 1, 2, 3 CÔCO (Canadá, 3'37'' - Recorte), de Pierre M. Trudeau - Coleção Direitos do Coração, inspirados nos direitos da criança e adolescente da Unesco - Toda criança tem o direito de aprender com dignidade. Direito à Educação.
Com realização da Comadre Produções Cinematográficas com Patrocínio da Oi Futuro, através da Lei Semear de Incentivo Fiscal à Cultura do Governo do Estado, a Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil segue agora para Barcarena, onde terá toda a sua programação, com oficinas e mostras de filmes, realizadas de forma simultânea nos centros comunitários de Vila do Conde e Itupanema.
A equipe de produção segue para o município já neste domingo, 11, a fim de fazer os preparativos e realizar, sob a coordenação do animador paraense Andrei Miralha, a capacitação dos monitores que trabalharão nesta segunda etapa.
Serviço
Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil. Enceramento neste sábado, 10, com mostras de filmes, sorteios e estréia curta inédito. No mini auditório do Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre (entrada pela Rua Padre Champagnat).
Mais informações: nos telefones 4009.8845, 8134.7719 e 8805.5249. Acesse a programação deste sábado no Blog da Bacuri: http://bacurimostracine.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário