
Foi uma semana mexendo com a imaginação dos pequenos. Pequenos mesmo. Cerca de 250 crianças na idade entre 02 e 12 anos passaram os últimos dias em ritmo de criação e produção.
E toda esta maratona, animadíssima por sinal, resultou em vinte pequenos clipes que foram transformados em dois filmes de animação e que serão exibidos neste sábado, 10, no encerramento da etapa Belém da mostra.
As oficinas aconteceram na Galeria Fidanza. Já a programação de encerramento começa às 9h, no mini auditório do MAS - Museu de Arte Sacra – SIM - Sistema Integrado de Museus e Memorial do Estado (Igreja de Santo Alexandre - entrada pela Rua Padre Champagnat) e inclui ainda exibição de filmes das Mostras Bacurizinho e Bacuri Verde, a estreia de um curta inédito e sorteio de prêmios.
Todas as crianças que participaram da mostra, além de já terem levado pra casa, o material utilizado nas oficinas, também receberão um DVD com os filmes que elas mesmas produziram.
Na opinião dos professores de cinema da FAAP-SP, Eliseu Lopes Filho e Máximo Barro, a programação correspondeu a todas as expectativas.

O que é fundamental, é que nós montamos toda a estrutura de realização dentro de coisa possíveis e fáceis de fazer e dar continuidade em casa. Com um computador simples, web cam e um programa livre e gratuito, estas crianças podem começar a criar e aprimorar os conhecimentos adquiridos na Bacuri”, disse Eliseu.
Para Máximo, trabalhar o cinema como educação é garantir platéia e vida longa ao cinema de animação no Brasil.
“Quando trabalhamos com crianças de 2 anos até 12 anos, isso é muito interessante porque já formamos um grupo de uma idade pequena interessado naquilo que deva ser o cinema.

Preocupados em dar continuidade ao processo das oficinas, Máximo e Eliseu produziram um material de Passo a Passo que demonstra como baixar e utilizar o programa da internet para fazer animações em casa. Para acessá-lo, clique AQUI.
ENCERRAMENTO - Na sessão da Mostra Bacurizinho serão mostrados, entre outros, “Leonel Pé de Vento”, direção de Jair Giacomini, que conta a história de um garotinho que nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado.
Mas quando ele encontra um grupo de guris da escola tudo muda em sua vida rotina e “Calango” (DF, 6' – 3D), de Alê Camargo. O filme mostra calango faminto, que decide correr atrás de um grilo para sua próxima refeição. Muita ação, humor e uma perseguição desenfreada.
Em seguida, vem a Mostra Bacuri Verde, onde será mostrado o curta “Rupestre” (foto), de Paulo Miranda (GO, 20' – 2D). A obra está inédita e tem sido exibida apenas em festivais espalhados pelo país.

Além destes filmes também estão na Mostra Bacuri Verde: “Juro que Vi: O Saci (RJ, 13')”, de Humberto Avelar e 1, 2, 3 CÔCO (Canadá, 3'37'' - Recorte), de Pierre M. Trudeau - Coleção Direitos do Coração, inspirados nos direitos da criança e adolescente da Unesco - Toda criança tem o direito de aprender com dignidade. Direito à Educação.
Com realização da Comadre Produções Cinematográficas com Patrocínio da Oi Futuro, através da Lei Semear de Incentivo Fiscal à Cultura do Governo do Estado, a Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil segue agora para Barcarena, onde terá toda a sua programação, com oficinas e mostras de filmes, realizadas de forma simultânea nos centros comunitários de Vila do Conde e Itupanema.
A equipe de produção segue para o município já neste domingo, 11, a fim de fazer os preparativos e realizar, sob a coordenação do animador paraense Andrei Miralha, a capacitação dos monitores que trabalharão nesta segunda etapa.
Serviço

Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil. Enceramento neste sábado, 10, com mostras de filmes, sorteios e estréia curta inédito. No mini auditório do Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre (entrada pela Rua Padre Champagnat).
Mais informações: nos telefones 4009.8845, 8134.7719 e 8805.5249. Acesse a programação deste sábado no Blog da Bacuri: http://bacurimostracine.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário