29.7.10

Novo cineclube paraense exibe “O Cineasta da Selva” ao ar livre

Cultura sustentável, arte e espiritualidade são os pontos em torno dos quais se organizam as atividades do cineclube que a grande Belém passa a ter a partir deste sábado, 31 de julho.

O Cine Refazenda surge de uma parceria entre a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) e a Rede Norte de Cineclubes, exibindo, na primeira sessão, o filme “O Cineasta da Selva”, de Aurélio Michiles.

A produção de 1997 se debruça sobre outro nome da cinematografia feita no Brasil: a obra do luso-brasileiro Silvino Santos. Nome fundamental do cinema silencioso e autor que praticamente inaugurou o cinema etnográfico brasileiro, Silvino elegeu a Amazônia como tema e lar – passou mais tempo na região do que na própria Portugal onde nascera. Aqui, registrou o capitalismo nascente e seus personagens: índios, seringueiros, pescadores e grandes empresários.

É partindo de uma perspectiva romântica que Michelis se debruça sobre a vida e a obra deste personagem singular. “O Cineasta da Selva” mostra-se um filme lírico na zona limítrofe entre a ficção e o documentário, trazendo trechos de filmes como “No País das Amazonas” (1922), “No Rastro do Eldorado” (1925) e “Terra Portuguesa: O Minho” (1934).

Refazendo - Pensado para atender ao público formado pelas 12 comunidades rurais do Genipauba, o Cine Refazenda estende seu convite a todos os interessados em cinema e temas como pernacultura, arte e espiritualidade. As exibições, que passarão a acontecer quinzenalmente aos sábados, são realizadas no próprio Instituto Refazenda. A entrada, como sempre, é franca.

Na próxima sessão, do dia 14 de agosto, será exibido o documentário “Sangue e Suor: a saga de Manaus”, de Luiz Miranda Corrêa.

Serviço
“O Cineasta da Selva”, de Andre Michiles. Dia 31 de julho (sábado). Local: Espaço externo (embaixo de uma magueira) do Instituto Refazenda – Km 12 da Estrada do Genipauba. Veja o mapa AQUI. A partir das 19h30. Entrada Franca. Mais informações: Site do Instituto Refazenda. Blog da APJCC. E-mails: samiraoni@gmail.com e cinerefazenda@gmail.com . Contato: (91) 8154-1386.

Fonte: Texto de Juliana Maués, da APJCC.

Nenhum comentário: