20.10.10

Atelier Aberto de Artes comemora 20 anos da Fundação Curro Velho

Além de oficinas, a programação terá culminância neste domingo,24, na Praça da República, dentro da programação do "Puxirum - Nazaré de Todos Nós"


A Fundação Curro Velho vai se transformar em um grande laboratório de experimentação de diferentes linguagens artísticas com o foco no meio ambiente e na diversidade cultural.

Desta sexta, 22, até o dia 04 de novembro estará funcionando o Atelier Aberto de Artes, com atividades a serem desenvolvidas na sede da Fundação, pela manhã, e, à tarde, na Casa da Linguagem. O projeto inicia uma série de programações em comemoração ao aniversário de 20 anos de criação da Fundação.

“As atividades serão abertas para a comunidade, escolas, alunos e instrutores. Será um espaço da experimentação a partir do reaproveitamento de materiais e experiências artísticas”, explica Jorge Cunha, Diretor de Oficinas, do Curro.

Além de oficinas, artistas e pesquisadores que possuem trabalhos voltados para a temática do meio ambiente e reaproveitamento de materiais serão convidados a participar da programação dividindo suas experiências e trocando idéias com os participantes.

As oficinas são gratuitas, para participar basta ir à sede do Curro Velho, no bairro do Telégrafo, ou na Casa da Linguagem, em Nazaré, e escolher a sua temática entre as ofertadas: Audiovisual; Cênicas: expressão corporal e jogos dramáticos; Música: percussão e canto; Plástica: construção de bonecos e adereços, a partir de reaproveitamento de materiais; e Verbal: colagem na confecção de cartazes e Leitura Dramatizada de Contos Populares da Amazônia.

Puxirum - A programação do Atelier terá uma culminância neste domingo,24, na Praça da República, dentro da programação do "Puxirum - Nazaré de Todos Nós", realizada pelo Governo do Estado com o objetivo de homenagear o Círio de Nazaré. Resultado da mistura entre o tupi, o português e o espanhol, a palavra "puxirum" significa uma ação que reúne um grande número de pessoas para realizá-la.

No domingo, na praça, nos Teatros Waldemar Henrique e da Paz e no Instituto de Ciências da Arte (ICA), da UFPa, acontece a apresentação das principais atividades desenvolvidas pela Fundação, como as oficinas de iniciação artística, e a apresentação de grupos variados, nas áreas de cênicas, música, plástica, fotografia e outras. No ICA, o Cineclube Pedro Veriano, apresenta uma Mostra de Curta Metragens Brasileiros.

“Teremos uma programação recheada de atrações, com mostra de produções desenvolvidas na Fundação e também de grupos que iniciaram a partir das oficinas desenvolvidas pelo Curro”, diz Jorge.

O público também poderá conferir uma parte da produção que está sendo feita nas oficinas do projeto Cultura Cidadã nas Escolas, fruto de uma parceria entre o Curro Velho e a Seduc. Ao todo, o Projeto atinge 20 escolas públicas estaduais de ensino médio e as comunidades do entorno na Região Metropolitana, formada pelos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel.

Mais de três mil alunos estão tendo acesso a atividades em diferentes áreas, como as que envolvem cultura, tecnologia e informação (o áudio visual e a cultura digital, p. exemplo), e também de iniciação artística, como desenho, pintura, dança e teatro.

Boa parte do primeiro módulo de oficinas está encerrando nestes dias com bons resultados, tanto no que diz respeito à participação quanto na produção de materiais. A Escola Hilda Vieira, no Conjunto Médici, por exemplo, está com outros ares depois das oficinas de arte mural, que, com suas pinturas, deu nova cara para Escola. Esta oficina já encerrou, mas o Curro Velho já recebeu pedido para realização de mais uma turma devido o sucesso do primeiro módulo.

A oficina de Cultura Digital também agrada bastante os jovens. Alunos que antes eram considerados problemáticos mudaram de comportamento com a participação nas aulas que falam de internet e as possibilidades de utilização do mundo virtual. Ainda em andamento, cerca de 20 alunos participam das aulas.

As oficinas também estão com bons resultados nas áreas de serigrafia, bastante procurada por conta do uso da técnica para aquisição de renda, como a venda de bonés e camisas customizadas. E também na valorização de ações culturais já existentes nas escolas, como o fortalecimento de grupos de teatro e música e também de dança, como o Hip Hop.

Fundação Curro Velho - A Fundação Curro Velho é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura do Pará, desde 2007. Tem como grande desafio garantir a inclusão social e cultural de crianças, prioritariamente, de 06 a 12 anos e jovens de 13 a 24 anos; pela educação estética e poética; em ações e atividades de curtos, médios e longos prazos; se orgulha de estar entre as melhores instituições públicas do Estado a ter, em caráter regular, cursos e oficinas de iniciação para as artes e ofícios criativos gratuitos, desde a sua criação, sem nenhuma interrupção e com estabilidade.

Serviço
Fundação Curro Velho - Rua Profº Nelson Ribeiro, s/n. Telégrafo. Tel. 3184 9118. Casa da Linguagem - Av. Nazaré, 31, esquina com a Assis de Vasconcelos. Tel. 3241 9786.

Fonte: Fundação Curro Velho

Nenhum comentário: