18.10.10

Mestres flautistas de carimbó se encontram em Belém

A programação do “Fala Memória: Encontro de Mestres e Aprendizes Flautistas de Carimbó” acontece dentro do Projeto Sopro de Carimbo, nesta terça, 19, e quarta, 20 de outubro, a partir das 9h, no Instituto de Artes do Pará (IAP), na Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica).

A flauta artesanal, instrumento fundamental entre os tradicionais grupos de carimbó do Pará, está desaparecendo. O alerta é do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vem desenvolvendo, por meio de sua Superintendência Regional, uma pesquisa sobre o carimbó a partir de diretrizes estabelecidas pelo Inventário Nacional de Referências Culturais. O objetivo é que essa pesquisa seja utilizada como instrumento de apoio à campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro.

Os resultados iniciais indicam que, no Salgado Paraense, berço do ritmo no Estado, a flauta artesanal vem sendo substituída por outros instrumentos de sopro disponíveis no mercado, como saxofone e clarinete, e corre o risco de desaparecer da cena cultural paraense.

O desaparecimento da flauta artesanal representaria um enorme prejuízo ao legado da tradição, restringindo os conhecimentos à memória e oralidade de virtuosos e raros mestres flautistas, que resistem em preservar e manter o modo próprio de produzir e tocar flauta, com versatilidade e inventividade.

O encontro - Para valorizar esta arte e estimular o surgimento de uma nova geração de flautistas, o Iphan firmou uma parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP). Foi criado, então, o projeto Sopro de Carimbó, com diversas ações de salvaguarda da flauta artesanal do carimbó com o objetivo de garantir a sua sobrevivência. O projeto tem recursos do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), do Ministério da Cultura (MinC).

Segundo explica Walter Figueiredo, da Gerência de Expressões de Identidade do IAP, inicialmente coube ao instituto realizar o registro audiovisual, fotográfico e escrito do processo de construção e execução da flauta artesanal do carimbó, a partir da interação com os mestres. No mês de setembro, uma equipe visitou os mestres flautistas nos municípios de Salinópolis, São João de Pirabas, Marapanim, Curuçá, Vigia e Colares para esta documentação.

Nos dias 19 e 20 de outubro, na sede do IAP, em Belém, será realizado o encontro Fala Memória, uma programação com os mestres e seus aprendizes, com participação de músicos paraenses interessados, culminando com uma grande roda de carimbo aberta ao público. O encontro resultará na produção do documento “Memória da Flauta Artesanal pelos Mestres da Cultura Popular”.

“Será um momento de consagração dos mestres flautistas, destacando a importância cultural destes detentores do ofício e da arte musical tradicional do carimbó”, ressalta Walter Figueiredo, acrescentando que durante o encontro será possível a troca de informações e habilidades também com outros músicos interessados.

O próximo passo do projeto Sopro de Carimbó será a realização de um laboratório para a confecção de flautas artesanais, em Marudá, no município de Marapanim, entre os dias 27 e 30 de outubro, reunindo aprendizes, músicos e integrantes dos grupos de carimbó, sob a orientação de mestres artesãos e flautistas. A expectativa é reunir participantes de 13 municípios.

Quem participa - Participam do encontro Fala Memória são os mestres e aprendizes de São João de Pirabas (Mestre Tomas Pinheiro e o aprendiz Damião Pinheiro), Salinópolis (Mestre Lourival Monteiro e o aprendiz Ailton Santana), Marapanim/Marudá (Mestre Marinho Ferreira Neves e o aprendiz Elvis Monteiro), Marapanim/sede (Mestre Meletino Ferreira da Silva e o aprendiz Gilson Douglas Gomes), Curuçá (Mestre Geraldo Neves Vieira), Maracanã (Mestre Santiago Lopes da Silva e o aprendiz Marcelo Sidney Reis), Colares (Mestre Manoel Ferreira Silva Filho e o aprendiz Marcos Júnior Vasconcelos da Silva) e Vigia de Nazaré (Mestre Benedito Silva).

Programação

Terça-feira, 19
9h às 12h – Troca de Saberes de Mestres e Aprendizes - Momento reservado à interação entre os mestres e aprendizes.

15h às 18h – Troca de Saberes de Mestres, Aprendizes e Músicos - Aberto para músicos e demais artistas interessados.

Quarta-feira, 20

9h às 12h – Ensaio de Mestres, Aprendizes e Músicos - Momento de afinações musicais e culturais entre artistas convidados.

17h às 20h – Roda de Carimbó com os Mestres, Aprendizes e Músicos do Grupo de Carimbó Sancari – Aberto ao público

Serviço
Sopro de CarimbóFala Memória: Encontro de Mestres e Aprendizes Flautistas de Carimbó, dentro do Projeto Sopro de Carimbó. Dias 19 e 20, a partir das 9h, no Instituto de Artes do Pará (IAP), na Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica). Mais informações: Iphan (3224-1825/0699) e IAP (4006-2908/ 2906). Realização: Iphan/ Ministério da Cultura. Parceria: IAP/ Governo do Pará. Apoio: Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro.

Fonte: IAP

Nenhum comentário: