22.10.10

Paraleloº agita cenário da dança em Belém e marca retomada da APAD

Cia. Ribalta
É sob um vento constante e dentro de um cenário histórico que a equipe de produção do Paralelo Festival de Dança do Pará tem trabalhado, desde a semana passada, no Forte do Castelo, berço da cidade e um dos espaços onde o evento estará acontecendo até dia 30. 

O visual não poderia ser melhor. De um lado, os espetáculo de dança, no palco, do outro, a maré e a lua cheias, como estavam na última quinta-feira. 

O Paralelo Festival de Dança do Pará é um evento da APAD – Associação Paraense de Dança, com realização da Secult-Pa em parceria com o IAP, mas para colocar tudo de cima e organizar a programação, entrou em cena a Produtores Criativos, uma nova associação de produtores, dispostos a movimentar a cena artística de Belém.

O evento mostra à cidade o quanto se produz em dança, e o quanto ainda se tem de avançar para que a produção desses artistas possa ecoar para o resto do Brasil e do Pará. No Forte do Castelo, o público que chega cedo, ainda vê os últimos ensaios dos grupos, antes de subirem ao palco.

O novo presidente da Associação Paraense de Dança – APAD - Danilo Bracchi, comenta que já existem vários festivais de dança em Belém. Mas o Paralelo acaba somando com eles ao se diferenciar, levando a dança na rua, mais próximo e com acesso gratuito a todos os públicos.

Danilo Brachhi
“Estamos para fora, não dentro de um teatro, apesar deste primeiro ano termos aproveitado uma pauta e estarmos também com apresentações no Teatro da Paz.

O grosso das apresentações está mesmo no Forte do Castelo”, diz Bracchi. Mesmo assim, no Teatro da Paz, a entrada também é franca, pois a Associação Paraense de Dança está decidida a dar acesso e formar mais platéias para a dança. 

A ideia começa a dar certo. Nesta sexta-feira, 22, por exemplo, duas escolas e um grupo de teatro comunitário agendaram sua participação e juntas levarão ao teatro quase 200 jovens, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Sanches, do bairro do UNA, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Américo Sousa de Oliveira, do Tapanã, além do Grupo de Teatro Monturo da Ilha de Caratateua (Outeiro).

De madeireiro a coreógrafo - Danilo tomou à frente da APAD há poucos meses, com a meta de recolocar a entidade na cena. “Estamos nos reestruturando, depois de um longo tempo adormecidos enquanto associação. Queremos congregar os antigos associados e buscar novos, a fim de nos fortalecer e representar a classe”.

Apesar de não ser paraense e sim paulista, Danilo já morou em Belém de 1991 a 1997 e depois de morar 10 anos na Bahia, onde se formou em Dança, retornou a Belém, em 2008, montando seu grupo, a Cia. de Investigação Cênica. “Eu era madeireiro, vim atrás de madeira, mas comecei a fazer fotografia com o Miguel Chikaoka e depois conheci a Marluce Oliveira, me apaixonei por dança e resolvi me dedicar”, explica.

"Homens", da Cia. de Investigação Cênica
Em seguida mudou-se para Salvador, na Bahia, onde fez sua graduação e entrou para o grupo Teatro Vila Velha, do qual faziam parte vários atores conhecidos hoje, como Lázaro Ramos. Foi a oportunidade que Danilo teve de viajar todo o Brasil e para alguns países da Europa como França, Itália e Alemanha, apresentando-se e conhecendo tudo o que se faz nesta arte mundo afora.


É com este olhar e experiência que agora ele se vê, há poucos meses, à frente da APAD. “Vamos melhorar nossos serviços, cadastrar todos que quiserem se associar e verificar de que forma as Companhias podem tirar seu DRT e ter também um CNPJ, pois são exigências de muitos editais de dança locais, nacionais e internacionais. Isso as ajuda a entrar em editais e outros tipos de concursos e premiações”.

O Paralelo é uma das primeiras ações da APAD, nesta retomada. A entidade percebeu que a boa safra da dança em Belém, atualmente, principalmente das companhias que trabalham com a dança contemporânea, precisavam chegar ao público. O festival, porém, não excluiu, por isso, o hip hop, o regional e nem o ballet. “Tudo é bem vindo. É dança”, diz Danilo.

“A dança contemporânea, no entanto, não vem com os códigos já conhecidos do público. É uma obra aberta, cada um vê o que quer. Ela abarca várias linguagens: plásticas, teatro, trilhas sonoras, correntes filosóficas”, acredita.

Espetáculos de Danilo Brachhi no Paralelo - De volta a Belém, em 2008, ele passou a dirigir a Cia. de Investigação Cênica que apresentará, neste sábado, dois espetáculos dentro do festival. Um deles, “Homens” já foi mostrado duas vezes, na semana passada e nesta última quinta. Com dez atores bailarinos em cena, o espetáculo investiga as emoções masculinas. “Homens está em processo e ainda será visto outras vezes em Belém, mas na rua, local para onde foi criado. É uma intervenção urbana”, diz.

Ícaro Gaia, em Taobonitodetaofeio
O espetáculo deste sábado, 23, será no Teatro da Paz. “Tãobonitodetãofeio” é contemplado com o Prêmio Klauss Viana de Dança da Funarte de 2008. E desde sua estréia vem se moldando aos espaços em que é mostrado, estreou no Espaço Cuíra, já esteve em cartaz no Cláudio Barradas e agora é a vez de encarar o pomposo palco do Teatro da Paz, conectando o diálogo entre dança, teatro, música às estéticas do corpo.

Com trilha sonora original, de Leonardo Venturieri, consultoria dramatúrgica de Wlad Lima, concepção de figurino e adereço de Aníbal Pacha, design de máscaras de Maurício Franco e cenografia, arte gráfica e animação (Second Life), de Nando Lima, o espetáculo traz no elenco atores bailarinos, alguns veteranos e outros iniciantes, mas com talento já reconhecido. É o caso de Ícaro Gaia , que cursa graduação de teatro na ETDUFPA, e desde 2008 integra a Cia. Investigações Cênicas.

Danilo Bracchi, que este ano ganhou a Bolsa de Residências em Artes Cênicas, da Funarte selecionou o ator-bailarino para fazer parte de um trabalho que envolverá, durante seis meses, a parti de janeiro do ano que vem, passagens por escolas e grupos de dança na Itália, Inglaterra e Alemanha. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 22 – SEXTA-FEIRA

Forte do Castelo
19h30 – Cia Movimento a Dois - Avassalador e Uma Vertente do Samba
20h30 – Cia. Municipal de Dança - Formatos

Teatro da Paz - 20h
Cia.Experimental de Dança Waldete Brito - (Des) Vestidos

Cia. de Ballet Jaime Amaral – Icamiabas

DIA 23 - SÁBADO

Forte do Castelo
19h30 – Cia. Ribalta de Dança
20h30 – Singular Cia. de Dança – Cartas de mim

Teatro da Paz - 20h
Cia. de Investigação Cênica - TAOBONITODETÃOFEIO
Cia. Umá de Dança – MADEIRA

DIA 24 - DOMINGO

Forte do Castelo
19h30 – 2º Ano do curso Técnico de Dança UFPA – As Palavras e as Coisas
20h30 – Singular Cia. de Dança – Cartas de mim

Teatro da Paz - 20h
Cia. Moderno de Dança - Reforma
Mirai Cia. de Dança

Nenhum comentário: